Missa tridentina foi celebrada em São João del-Rei no Dia de Finados

“Missa Cantata” teve a participação da Orquestra Ribeiro Bastos, que executou a íntegra do Réquiem do padre José Maria Xavier


Religião

André Eustáquio0

Padre Ramiro, acólitos e integrantes da Orquestra Ribeiro Bastos

No dia em que a Igreja Católica celebra a memória dos fiéis defuntos, 2 de novembro, uma missa solene foi celebrada neste ano em São João del-Rei seguindo a liturgia antiga da Igreja, anterior ao Concílio Vaticano II (1962-1965). A celebração da Missa Tridentina, ou no rito de Pio V, aconteceu na capela do Divino Espírito Santo, no centro histórico da cidade, e foi presidida pelo vigário paroquial da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, padre Ramiro José Gregório.

Impressionou a numerosa participação dos fieis, sobretudo jovens, que lotaram a pequena, porém aconchegante capela. Muitas pessoas tiveram que assistir à missa do lado de fora, pois não havia espaço para acomodar a todos. Por volta das 16h:45, o interior da capela já estava cheio. Foi distribuído às pessoas presentes um folheto contendo o rito completo da missa, em latim e português.

Durante a solene celebração, a Orquestra Ribeiro Bastos, regida pelo seu maestro titular Rodrigo Sampaio, executou a íntegra do Réquiem do compositor são-joanense padre José Maria Xavier (1819-1887), composto em 1876. Provavelmente foi a primeira vez que este réquiem foi executado durante uma celebração litúrgica em São João del-Rei após o Concílio Vaticano II, que promoveu profunda reforma na liturgia da Igreja, inclusive, substituindo o latim pela língua vernácula durante as celebrações.

De acordo com Filipe Mariano, membro da competente equipe de acólitos que auxiliam com esmero o padre Ramiro, partes da Missa de Réquiem do padre José Maria Xavier foram executadas durante os funerais do presidente Tancredo Neves no dia 24 de abril de 1985.

 

A Missa

A missa tridentina tem um histórico em São João del-Rei, conforme explica o acólito Victor Argamim, um dos responsáveis pela organização da missa e preparação da liturgia: “A celebração da Santa Missa Tridentina tem um longo histórico na Diocese de São João del-Rei, tendo já sido celebrada por muitos anos na igreja de Nossa Senhora do Carmo e na igreja de Santo Antônio do Canjica, em Tiradentes. No entanto, ela fixou-se no atual local, isto é, na capela do Divino Espírito Santo, no ano de 2013, quando foi celebrada ao dia primeiro de maio daquele ano, após um tempo em que estivera suspensa. O Padre Ramiro José Gregório é o sacerdote responsável”.

Na missa no rito tridentino, o celebrante se posta na mesma direção da assembleia, de frente para o altar, ou como ensinam os liturgistas: “ad orientem” ou “versus Deo”. As orações e as leituras são recitadas em latim.

A missa em comemoração ao dia de finados (In Commemoratione Omnium Fidelium Defunctorum) foi especial, pois contou com a presença de uma orquestra, o que nem sempre acontece em todas as primeiras quartas-feiras, quando se celebra a missa no rito tridentino em São João del-Rei. “Como as celebrações desta missa são sempre às primeiras quartas-feiras do mês, à tarde, temos procurado aproveitar as ocasiões em que tal data coincida com um feriado, o que torna possível a presença de uma orquestra barroca da cidade. Desta forma, podemos realizar a chamada "Missa Cantata", na qual o rito da missa é todo cantado pela orquestra e pelo celebrante, bem como solenizado pelo uso do incenso e das velas”, explicou Victor Argamim. De acordo com ele, a primeira ocasião em que foi celebrada uma missa solene tridentina na capela do Divino Espírito Santo foi no último dia 7 de setembro. “Nessas duas oportunidades, pudemos contar com a valiosa colaboração da Orquestra Ribeiro Bastos, que aceitou prontamente cantar as missas”.

 

Padre José Maria Xavier

Nascido em São João del-Rei em 1819, o padre e compositor José Maria Xavier escreveu peças sacras para todas as solenidades religiosas celebradas até hoje em sua cidade natal. De acordo com especialistas, as composições do padre José Maria sofreram nítidas influências de compositores europeus, principalmente os italianos como Giuseppe Verdi (1813-1901).

Existem catalogadas mais de 100 obras escritas pelo padre compositor são-joanense, que vão desde o gênero sacro ao profano. A Missa nº 5 e as Matinas de Natal foram publicadas em Munique, Alemanha, em 1884 e 1885, respectivamente.

Padre José Maria Xavier faleceu em 1887, após sofrer uma queda enquanto podava alguns arbustos em seu quintal. Segundo consta, a queda ocasionou diversas complicações em sua saúde já debilitada, dado como motivo do óbito diarreia e “paralesia (sic) consecutiva”.

Um artigo escrito pelo renomado professor, latinista e compositor são-joanense Abgar Antônio Campos Tirado traz a informação de que o imperador Dom Pedro II, em seu diário de viagem, referiu-se desta maneira ao padre compositor: A música do Te Deum foi a melhor que ouvi em Minas, dizem ser composição do padre José Maria”. Padre José Maria Xavier é patrono da Cadeira nº 12 da Academia Brasileira de Música.

 

Horário e local da Missa

A missa tridentina é celebrada toda primeira quarta-feira do mês, às 17h, na capela do Divino Espírito Santo, à Rua Maestro Batista Lopes, 140 (próximo à Igreja de Nossa Senhora do Rosário) em São João del-Rei.

Visite no Facebook a página "Missa Gregoriana - Tridentina em São João del-Rei".

 

Fontes: site Acervo de Compositores e “Padre José Maria Xavier, sua vida e sua obra, no contexto de sua época”. São João del-Rei, 1987, de Abgar Antônio Campos Tirado.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário