Município do norte de Portugal investe em programa de natalidade

Cinfães, na divisa com Resende, tem população decrescente desde a década de 1950


Cidades

José Venâncio de Resende0

Cinfães: Estímulo à natalidade (foto: Câmara Municipal).

O município de Cinfães, vizinho de Resende no norte de Portugal, adota desde 2014 uma política de incentivo à natalidade. A Câmara Municipal já investiu perto de 800 mil euros no âmbito do programa “Nascer em Cinfães”, atribuindo 1000 euros por bebê que nasça no Concelho. Entre 1.º de janeiro de 2014 e maio de 2019, já foram aprovados os subsídios para 771 crianças.

O município de Cinfães, no distrito de Viseu, tem uma população estimada em 20.427 habitantes (último dado é de 2011), que vem caindo continuamente desde a segunda metade do século XX (na década de 1950 tinha cerca de 35.400 habitantes) devido aos movimentos migratórios.

Para o presidente da Câmara Municipal de Cinfães, Armando Mourisco, “o apoio às famílias cinfanenses e o incentivo à natalidade são uma prioridade”. Ele sublinha que, “graças às boas contas do Município, estes subsídios são para manter no futuro”.

A medida de incentivo e apoio à natalidade contempla a atribuição de um subsídio no valor de 1000 euros por criança que nasça no Concelho. O subsídio é pago em duas modalidades: a primeira, uma prestação única em dinheiro no valor de 250 euros; e os restantes 750 euros a título de reembolso de despesas efetuadas durante o primeiro ano de vida da criança.

As compras de bens ou serviços indispensáveis ao bem-estar do bebê são pagas até 750 euros, explica Mourisco, “desde que sejam efetuados no concelho de Cinfães, uma maneira de, simultaneamente, ajudar a economia local.

A candidatura para atribuição deste apoio deverá ser efetuada no Gabinete de Desenvolvimento Local, Solidariedade e Família da Câmara Municipal e poderá ser apresentada até 90 dias úteis contados a partir da data de nascimento do bebê.

História

Cinfães é subdividido em 14 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Marco de Canaveses e Baião, a leste por Resende, a sul por Castro Daire e Arouca e a oeste por Castelo de Paiva.

A história do município está ligada aos Cavaleiros Templários (no início de Portugal), que lá possuíram fortalezas como a Torre do Chã ou a Torre dos Pintos, e também à infância do primeiro rei, D. Afonso Henriques, e seu aio Egas Moniz, o primeiro Resende.

Cinfães possui importante patrimônio onde se destacam as igrejas românicas, como a Igreja de São Cristóvão de Nogueira e a Igreja da Senhora de Cales ou Cádiz, entre outras.

Fontes: Câmara Municipal de Cinfães e Wikipedia

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário