Municípios da Amver viabilizam 10 novos leitos clínicos ao Hospital das Mercês

ATUALIZAÇÃO: recursos no valor de R$ 143,75 mil, de 18 municípios da microrregião de São João del-Rei, foram destinados a custear a implantação dos leitos clínicos, diz nota de prefeitos.


Saúde

Da redação0

Hospital N. S. das Mercês, em São João del-Rei.

Em manifestação através do site da Amver, os prefeitos da microrregião de São João del-Rei esclarecem que decidiram “unir forças para custear a implantação de leitos clínicos Covid”, “coordenados pelas diretorias da AMVER e do CISVER”, diante do “aumento abrupto dos casos de Covid, que sobrecarregou o Sistema de Saúde e ocasionou um ´colapso´ nos atendimentos”. Assim, “fizeram uma proposta para a montagem da estrutura mínima de leitos clínicos Covid (pelo menos 10) na Santa Casa de São João del-Rei e no Hospital de Nossa Senhora das Mercês”, e que os municípios da microrregião “custeariam de acordo com a per capta populacional de cada cidade”.

Apenas o Hospital de Nossa Senhora das Mercês prontificou-se a estruturar os 10 novos leitos clínicos para atendimento dos pacientes Covid, de acordo com a nota dos prefeitos. “Os novos leitos têm como objetivo liberar leitos de UTI para pacientes em quadros graves e transferir os pacientes em fase de recuperação para leitos clínicos, além de realizar os atendimentos clínicos Covid. Essa é uma forma de tentar aliviar a sobrecarga do Sistema de Saúde e salvar mais vidas.” 

Pela nota dos prefeitos, depreende-se que os recursos foram investidos na estruturação de novos leitos, ou seja, ampliação e não manutenção como havia sido dito anteriormente.

Veja a íntegra da nota dos prefeitos: http://www.amver.org.br/noticia/29686#

(Texto atualizado às 18:21)

Uma ala com 10 leitos clínicos para o tratamento de pacientes com covid-19 foi inaugurada, nesta quinta-feira (22), no Hospital Nossa Senhora das Mercês, fruto da ação conjunta de 18 municípios da região de São João del-Rei. Com população estimada em 241.598 habitantes, estes municípios destinam R$143,75 mil à manutenção (por 30 dias) dos novos leitos clínicos. 

“Esta conquista só foi possível graças à união e ao esforço dos municípios de nossa microrregião e à participação da Amver e do CISVER (Consórcio Intermunicipal de Saúde das Vertentes), que fizeram toda a articulação junto ao hospital, além de assessorar legalmente para que o serviço fosse contratado”, diz Fúvio Olímpio de Oliveira Pinto, prefeito de Coronel Xavier Chaves e atual presidente da Associação dos Municípios da Microrregião dos Campos das Vertentes (AMVER).

Cada município fará um repasse ao hospital de maneira proporcional ao seu número de habitantes, para custear as despesas dos 10 leitos, acrescenta Fúvio. “Os novos leitos tem como objetivo liberar leitos de UTI para pacientes em quadros graves e transferir os pacientes em fase de recuperação para leitos clínicos. Assim, o sistema não entrará em colapso e mais vidas serão salvas.”

O presidente da Amver destacou a eficiência com que os profissionais realizaram as adequações necessárias ao atendimento da solicitação. Após a tomada de decisão por parte dos municípios e das suas entidades, “o hospital e sua equipe disponibilizaram e adequaram o espaço físico para prestar este serviço aos pacientes de nossa região em menos de uma semana, tempo recorde ao meu ver”. 

Mais detalhes no site da AMVER: http://www.amver.org.br/noticia/29657?fbclid=IwAR1lInNH-DibGM6_MQC8fIaq09FQQnWny0JwckTMUNRGU2dQKWwY4cbSSD4#

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário