“Quero dois de frango com catupiry e um de carne, por favor”. “O meu é de queijo e quero um de pizza também”. E após alguns poucos minutos, um pastelão quentinho está na frente dos clientes, que muitas vezes se sentam ali mesmo em frente à barraca, e se deliciam com uma iguaria criada em Resende Costa. Aliás, Resende Costa abriga essas histórias de superação e empreendedorismo que ecoam pelas gerações, como a trajetória de Aquivaldo Ribeiro do Nascimento, fundador da Ki-Massas, uma empresa que começou de forma modesta, em 1995, e hoje é referência em quitutes pré-prontos, oferecendo um portfólio variado que vai de massas para pastel a nhoque, pizzas, canelones e cappellettis.
Com quase 30 anos de história, Aquivaldo se emociona ao falar sobre a conexão que a marca criou com seus clientes: “É gratificante ver pais levando os filhos e hoje esses filhos levando os netos. É uma história de gerações, e isso não tem preço”. Ele atribui o sucesso à dedicação e ao amor pelo que faz, algo que transcende o simples ato de vender um produto. “O pastel não é só dinheiro pra mim, é uma vida. Ver alguém comer e voltar é o maior elogio que eu posso receber”, compartilha.
Um legado de resiliência e aprendizado
A produção diária da empresa é de uma tonelada de farinha de trigo para a produção dos pastéis. Entre tantas barracas do pastel em carnavais, exposições agropecuárias, festa do Rosário e outros eventos da cidade, veio também a oportunidade de ir comer um pastel do Aquivaldo sem precisar esperar a próxima festa. A decisão de abrir um espaço físico veio durante um momento de grande dificuldade emocional. A perda de sua mãe durante a pandemia abalou profundamente Aquivaldo, que encontrou no empreendedorismo uma forma de lidar com a dor e de fortalecer os laços familiares. Foi o desejo do filho de continuar o negócio que o motivou a transformar o legado ambulante em algo mais concreto. “O espaço físico foi por causa do meu filho. Ele gostava e isso me fez ver que era mais do que vender pastéis; era sobre continuar uma tradição.”
Por falar em tradição, o pastel tradicionalmente mais escolhido pelos clientes é o de frango com catupiry. E desde o espaço físico, os clientes também podem escolher pastéis doces e até porções de contrafilé com fritas para agradar todos os gostos.
Quase três décadas
Aquivaldo relembra o início em 1995, quando, após ficar desempregado, decidiu começar a vender pastéis com o apoio de sua mãe. Ele aprendeu o ofício com um japonês e encontrou no empreendedorismo um caminho para a superação. Desde então, sua história foi moldada por lições de vida. “Um cliente bêbado me ensinou o que é ser empreendedor. Ele chegou todo sujo, bêbado, eu dei para ele um pastel queimado e pensei: não vai me pagar, mas o rapaz comeu com a boca tão maravilhosa e no final das contas foi e tirou o dinheiro e me pagou. Isso serviu como lição. Até hoje ele é meu cliente. Quando ele chega do mesmo jeito na barraca, eu o trato com muito carinho, pois ele me deu uma lição de vida e me ensinou o que é ser empreendedor. Você não pode desfazer de ninguém, você não é melhor do que ninguém e ninguém é melhor do que ninguém nesse mundo. Seja um pobre, seja um rico, seja um milionário. Trate da mesma forma que você terá sucesso, porque ninguém é diferente de ninguém, né?”.
Além disso, ele vê o empreendedorismo como uma constante busca de equilíbrio, comparando-o a ser um equilibrista. “É lidar com funcionários, contas, clientes e desafios diários. Nem sempre é fácil, mas a recompensa está no sorriso de um cliente e no elogio ao nosso trabalho.”
Expansão e conexão com os clientes
Hoje, a Ki-Massas ultrapassa os limites de Resende Costa, alcançando várias cidades com seus produtos. Aquivaldo reconhece a importância dos representantes e clientes que ajudaram a empresa a crescer, mas mantém os pés no chão e o coração no propósito. “O mais gratificante é ver clientes voltando e se sentindo parte da nossa história. É a minha família atendendo a família de vocês.”
Aquivaldo finaliza com uma reflexão: “A vida é cheia de desafios, mas é nas dificuldades que aprendemos. Cada cliente, cada sorriso, enfim, cada história que cruzou o caminho da Ki-Massas é o que nos faz seguir em frente com amor e dedicação”.