A trajetória de José Antônio, fundador da Irapê Alumínios e Enxovais, é marcada pela determinação e pelo espírito empreendedor. A história é escrita há 35 anos e contada na décima reportagem da nossa Série Especial: Negócios que Contam Histórias.
Antes de consolidar a empresa, José Antônio percorreu longos caminhos como vendedor ambulante, carregando colchas de retalho nos ombros e usando ônibus para se deslocar. Com o tempo, um fusca — seu primeiro carro — trouxe mais autonomia e ampliou seu catálogo de produtos, que passou a incluir vestuário e utilidades.
Foi nos anos de 1990 que ele deu os primeiros passos para a construção de um negócio sólido. José Antônio começou a representar empresas de camisaria e, logo depois, de alumínios, atendendo principalmente ao comércio local de Resende Costa. “Ainda fazia as viagens para vender, mas a demanda por representação foi crescendo e precisei abandonar essas rotas. Aos poucos, inseri minha família no negócio”, lembra. Em 2004, nasceu oficialmente a Irapê, uma empresa que, desde então, vem ampliando seu portfólio e conquistando novos mercados.
Superando desafios
Os primeiros anos não foram fáceis. “A divulgação era feita de boca a boca e eu tinha que buscar os clientes para mostrar os produtos e convencê-los a comprar”, conta José Antônio. Uma estratégia inovadora, porém, mudou o jogo: ele passou a fornecer mercadorias consignadas, permitindo que os clientes só pagassem pelo que vendessem, devolvendo o restante. “Isso eliminava a necessidade de investimento inicial do cliente, mas a maior dificuldade era construir uma carteira sólida de clientes”, conta o empresário.
Além disso, conciliar as viagens como ambulante e a representação foi um grande desafio para José Antônio. No entanto, a persistência deu frutos e a empresa foi ganhando força.
O papel da família
Embora José Antônio tenha começado sozinho, o negócio se tornou uma verdadeira empresa familiar. “Minha esposa, Gilranice, cuidava da casa e de nossas duas filhas pequenas. Hoje, são elas, Bianca e Bruna, que administram quase tudo, enquanto eu atuo mais de longe, ajudando nas decisões importantes”, explica.
Trabalhar em família, segundo ele, tem vantagens e desafios. “É complicado separar as questões pessoais das profissionais, e assuntos da empresa acabam surgindo mesmo nos momentos de lazer. Por outro lado, estamos sempre próximos e compartilhamos o mesmo objetivo de crescimento.”
Revendedores como pilares
Os revendedores sempre foram a base do negócio. “Eles são os pilares da Irapê. Nosso foco é o público atacadista, mas também atendemos lojistas e distribuidores, além do público varejista, que tem crescido nos últimos anos”, afirma José Antônio. As panelas de alumínio fundido são o carro-chefe, porém o portfólio da empresa ultrapassa 2.500 produtos. “Os produtos mais procurados são as panelas de alumínio fundido. Esse é o nosso pão da padaria. Hoje oferecemos mais de 2.500 produtos, sendo que a procura pode ser sazonal, como cobertores no inverno. A procura varia muito em função do perfil do cliente e do local onde ele comercializa os produtos. Todos os produtos que revendemos têm um giro considerável”.
Com o tempo, a relação com fornecedores também evoluiu, destaca José Antônio. “Antes, éramos reféns dos itens disponíveis no catálogo. Hoje, participamos ativamente da criação e melhoria dos produtos, sempre atentos às tendências, como panelas revestidas e coloridas, que têm muita demanda atualmente.”
Planos para o futuro
A expansão é uma constante no horizonte da Irapê. “Estamos construindo uma nova sede mais ampla e abrimos uma empresa voltada para o e-commerce. Nosso objetivo é crescer, gerar mais empregos e atender ainda melhor nossos clientes”, conta José Antônio.
Para ele, o sucesso da empresa está enraizado em valores familiares. “Na minha época, não tinha capital para investir e tudo foi mais difícil. Como propósito ao criar esse negócio, eu quis facilitar todo esse processo e acho que estou no caminho certo. Para mim, família é um valor muito importante e consegui que a minha abraçasse os meus projetos. Também por isso carrego no nome da empresa IRAPÊ as iniciais dos meus pais, Iracema e Pedro”, celebra.
Com uma história que combina perseverança, inovação e união familiar, a Irapê Alumínios e Enxovais segue como exemplo de superação e sucesso no mercado atacadista.