O que os jovens podem fazer durante o isolamento social?


Camila Chaves


fotoA cantora Mariana Costa tem postado vídeo tem seu Instagram, interagindo ccom seus seguidores (Foto redes sociais Mariana Costa)

Mais de um mês se passou desde que foi declarado o isolamento social em diversas partes do mundo. Não é novidade para ninguém o quanto está sendo e vai ser difícil essa fase. Porém, não podemos nos esquecer da extrema necessidade de que todos fiquem em casa se cuidando e de que possam ir à rua apenas para fazerem o necessário, a fim de se evitar a contaminação pelo novo coronavírus, causador da Covid-19. Vemos em muitos lugares jovens e adultos saindo e se reunindo como se estivesse tudo bem. Mas vale lembrar que isolamento social não significa férias.

O Jornal das Lajes procurou saber o que os jovens de Resende Costa estão fazendo para passar o tempo e, consequentemente, para lidar com a ansiedade de não saber quando essa situação difícil vai passar.

Entrando em contato com alguns jovens resende-costenses, descobrimos que uma grande maioria, para passar o tempo, tem se dedicado a assistir às lives de artistas famosos transmitidas nas redes sociais, principalmente no YouTube. Diversos artistas e cantores de todo o Brasil estão usando as plataformas digitais para realizarem shows destinados aos que se encontram em casa. As apresentações, ao vivo, possibilitam interação entre os artistas e os fãs através dos comentários.

Muitas pessoas assistem sozinhas às apresentações e outras reúnem a família ou pessoas com quem moram para assistir às lives. Trata-se de uma alternativa de entretenimento durante o isolamento social à qual a maioria da população vem aderindo, uma vez que não estão acontecendo festas, os bares, teatros e cinemas estão fechados. A oportunidade para reunir a família e tomar uma cerveja, que muitos alegam sentir falta, é a de ficar em casa e assistir às essas transmissões. Nossa conterrânea, a cantora sertaneja Mariana Costa, tem postado em seu perfil nas redes sociais diversos vídeos cantando, interagindo com seus seguidores e perguntando-lhes quais são as músicas que eles desejam ouvir.

Cursos on-line também estão ocupando boa parte do tempo de muitos jovens, não só em Resende Costa como em todo o Brasil. É uma excelente opção para continuar exercitando a mente e agregar conteúdos que podem ser importantes para o currículo e para a futura experiência profissional. Os cursos on-line são indicados para todas as idades, mas, principalmente, para quem que já está na faculdade e não quer ficar parado. Adquirir o hábito da leitura, seja para passar o tempo ou para agregar conhecimento em algum setor na área de formação, é também uma opção ótima.  

Diversas pessoas continuam tendo aulas, porém, a distância. Todos os dias, através de chamadas de vídeo, os professores ministram os conteúdos das disciplinas. O Home Office também não fica para trás, já que muitas pessoas tiveram que levar o trabalho para casa e devem cumprir normalmente as horas de atividade profissional.

Mas, sabendo que cada pessoa lida com a situação de uma maneira diferente, não é necessário que todos estejam sempre buscando algo produtivo para se fazer. É válido qualquer tipo de atividade que seja prazerosa, como simplesmente assistir a todos os filmes e séries que forem do interesse. Há dias em que tudo o que nós queremos é apenas ficarmos deitados na cama assistindo a alguma coisa. E está tudo bem. Nesse momento é importante manter a calma e relaxar do jeito que se julgar ser necessário para si.

Muitos adolescentes e jovens também se rendem aos jogos on-line, o que geralmente não é fácil de conciliar durante o período letivo nas escolas e universidades.  Jogos como League of Legends (LoL), Fortnite, Dota 2, Counter Strike, entre outros, atraem a atenção dos jovens que passam horas jogando diante do computador.

Por último, mas não menos importante, deve-se ressaltar a necessidade dos exercícios físicos. Neste período em que estamos ficando tanto tempo em casa e sem andar grandes percursos, exercitar-se é primordial não só para a saúde física como também para a saúde mental. Isso acontece porque, além de fornecer boa forma física e evitar possíveis problemas de sáude, o exercício ajuda a lidar com a ansiedade e com a depressão, fornecendo mais energia e aumentando a autoestima.

Pensando nisso, a educadora física e personal Cristiane Vale tem atraído seus alunos e seguidores em suas redes sociais, apresentando-lhes várias opções de exercícios físicos para serem feitos em casa. Em suas lives veiculadas no Instagram @cristikepersonal, Cristiane orienta como a pessoa pode se exercitar no quintal ou dentro de casa. Além das lives no Instagram, a educadora física possui grupos no WhatsApp, onde ela também oferece opções de treinamento para suas alunas fixas e para quem quiser participar.

É gratificante ver a iniciativa de muitos profissionais de diferentes áreas que mudaram suas plataformas e rotina de trabalho a fim de ajudarem quem necessita.

Essas são apenas algumas dicas do que pode e está sendo feito pelos nossos jovens durante o isolamento social. É importante se sentir bem, porém não colocando tudo a perder ao não obedecer ao isolamento social. Trata-se de um momento muito difícil em que temos de permanecer unidos em pensamento, porém separados de contato, para que tudo passe o mais rápido possível.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário