Ocupação de leitos continua em alta em Minas Gerais e Onda Roxa é prorrogada até o Domingo de Páscoa


Saúde

Vanuza Resende0

Ilustração: Reprodução/Imprensa MG.

Após reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 24, pelo Comitê Extraordinário Estadual COVID-19, foi divulgado que a Onda Roxa no estado de Minas Gerais irá se estender até o Domingo de Páscoa, 4 de abril. Com isso, o governo do Estado informou, em coletiva de imprensa, que as restrições mais intensas do programa Minas Consciente permanecem em todo o estado por mais duas semanas. As medidas de restrição do funcionamento de serviços não essenciais e o limite de horário de circulação de pessoas nas ruas ficam válidos até 4 de abril.

A Onda Roxa foi estendida para os 853 municípios mineiros no dia 17 de março. A previsão inicial era para durar até 31 de março. No caso de Resende Costa, a adesão à onda veio dias antes, por meio de uma decisão do Comitê Estadual, no dia 12 de março, que impôs que Macrorregião Centro-Sul, da qual Resende Costa faz parte, regredisse para a onda mais restritiva do programa Minas Consciente. A deliberação passou a valer no dia 13 de março.

A decisão pela Onda Roxa leva em consideração a taxa de contágio e de ocupação de leitos de UTI para tratamento da COVID-19. Atualmente, 714 pessoas aguardam vaga em leitos de UTI em Minas Gerais. Com a prorrogação da Onda Roxa, o objetivo do governo do Estado é reduzir o número de casos e a fila por internação.

Região sente os reflexos

São João del-Rei, cidade polo da microrregião e responsável por atender pacientes de 20 cidades, cerca de 250 mil pessoas, vem enfrentando há dias um alto número de internações. Nesta quarta-feira, não foi registrado nenhum óbito nas casas de saúde. No entanto, o número de pessoas internadas segue em alta, o mesmo de ontem (23). Mesmo com sete altas clínicas, 56 pacientes permanecem internados no município. 

A Santa Casa da Misericórdia registra 31 leitos de UTI ocupados, sendo que 14 pacientes estão em ventilação mecânica. Dos 31, 15 já foram diagnosticados com a Covid-19 e 16 aguardam resultado de exame. Já no Hospital Nossa Senhora das Mercês, são 20 pacientes estão internados, 11 deles respira com a ajuda de aparelhos. Dos 20 pacientes, 11 já foram confirmados com a Covid. Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), são cinco internações, sendo que dois pacientes já confirmaram a doença.

São João del-Rei registrava até a última quinta-feira, 18 de março, 40 leitos públicos de UTI via SUS para tratamento da Covid-19, além de dez privados ou via convênio.

O boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde não informa se as internações são públicas ou privadas. A Santa Casa da Misericórdia, que até então possuía 30 leitos para atendimentos para pacientes com Covid-19, sendo 20 SUS e 10 particulares/convênio, aparece com 31 pacientes internados, o que indica que novos leitos estão sendo utilizados na instituição.

Segundo as informações da Secretaria Municipal de Saúde, já foi solicitada a habilitação de dois novos leitos junto ao SUS para a Santa Casa e outros dois para o Hospital Nossa Senhora das Mercês.

Resende Costa

A última atualização do Informe Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde de Resende Costa, divulgada no início da noite desta quarta-feira, 24, registra 205 casos confirmados de pacientes com a Covid-19. Este número vem se mantendo desde o dia 18 de março. O município aguarda resultado de 6 exames laboratoriais.

Ao todo, 193 pacientes se recuperaram da Covid-19 em Resende Costa e 4 pessoas morreram vítimas da doença causada pelo novo coronavírus.

Fonte: Agência Minas.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário