Órgãos ambientais alertam para risco de queimadas

Segundo a Polícia Militar, ocorrências de incêndios aumentaram no município


Cidades

Emanuelle Ribeiro0

A falta de chuvas nos últimos meses prejudicou diversas regiões do Brasil e, de acordo com estatísticas, esta é considerada uma das piores secas dos últimos 100 anos. A estiagem provocou a redução da quantidade de água nos rios e aumentou o número de queimadas em matas e lotes, abrindo um alerta para a população. Em Resende Costa, vários moradores usaram as redes sociais para reclamar do fogo em terrenos vazios da cidade.

Segundo o Técnico Ambiental do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Murton Moreira, as queimadas fora e dentro da cidade preocupam: “Nossa região, Campo das Vertentes, tem sofrido sérias queimadas, colocando em risco vidas humanas, vidas da fauna e da flora, sem falar nos prejuízos econômicos e as várias doenças respiratórias que são ocasionadas pelo tempo seco. Incêndio é considerado crime ambiental conforme artigos da  lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998”.

Um fator que incomoda a população são as queimadas em lotes vagos na cidade. A queimada como recurso alternativo de limpeza não é indicada, além de ser crime, pois gera poluição ao meio ambiente e pode causar acidentes de trânsitos e danos à saúde.

Conforme o subtenente e comandante do 3º Pelotão do 38º Batalhão de Polícia Militar, Rogério Lúcio de Faria, a PM recebeu diversas denúncias nos últimos meses, registrando, inclusive, Boletins de Ocorrência. “Colocar fogo em lotes, terrenos e matas é crime passível de punição, de acordo com as sanções e crimes previstos no Código Florestal, Lei 9605/1997, e Código Penal Brasileiro de 1940. A população deve, de imediato, fazer contato com a Polícia e denunciar tais incêndios”, destaca Rogério.

Por isso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o Conselho Municipal de Meio Ambiente (CODEMA) e o IEF alertam as pessoas sobre os perigos e transtornos que as queimadas provocam e pedem aos moradores para não usarem esta prática. As pessoas podem, ainda, denunciar as queimadas para o Corpo de Bombeiros (193) ou Polícia Militar (190).

“Contamos com a compreensão dos resende-costenses. Evitem as queimadas. São inúmeros os episódios que estão ocorrendo na área rural e, principalmente, na área urbana do nosso município. Ajude-nos a garantir uma melhor qualidade de vida para todos nós. Fogo é crime”, acrescenta o secretário municipal de Meio Ambiente, Toninho Ribeiro.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário