Pandemia: com retomada dos negócios, multinacional sueca devolve dinheiro ao Estado português*

Um exemplo para outras empresas, em qualquer país que atuem.


Especiais

José Venâncio de Resende0

Cozinha, montada a partir de produtos da IKEA (foto: pinterest.pt)

A IKEA – empresa multinacional sueca especializada em design e na venda de mobiliário - devolveu ao Estado Português a quantia de 500 mil euros que tinha recebido, como compensação e ajuda pela quebra de negócios entre Março e Maio por causa da epidemia. Com a empresa reaberta e os negócios correndo bem, seus donos decidiram devolver essa quantia para atender a outras necessidades.

A IKEA foi fundada na Suécia, em 1943, por Ingvar Kamprad, um jovem com apenas 17 anos. Começando com produtos de baixos preços (canetas, relógios, isqueiros etc.), pouco tempo depois passou a vender móveis feitos por carpinteiros locais de pequenas fábricas. Como o transporte era difícil e dispendioso, optou por vender o produto desmontado dentro de uma embalagem plana, que poderia ser montado pelo próprio cliente.

Com o lema “Criar um dia a dia melhor para a maioria das pessoas”, a empresa sueca tem, atualmente, mais de 400 lojas em mais de 40 países. Em Portugal, tem cerca de meia dezena de lojas físicas, loja online e planos de expansão.

Seu conceito é baseado em produtos de baixo custo, ou “low cost”, e também no “do it yourself”, ou faça você mesmo. Os clientes podem encontrar peças de mobiliário, utensílios e acessórios, com design minimalista e com peças úteis e práticas.

Com o passar dos anos, a IKEA ampliou seu leque de atuação, passando a oferecer tudo o que é necessário para a casa: têxteis, utensílios, acessórios, iluminação etc.. Também tem lojas com produtos alimentares nórdicos.

*Texto inspirado em sugestão do padre Joaquim Correia Duarte (de Resende, norte de Portugal), em sua página no facebook:  https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10217281746946898&set=a.10201171850369552&type=3&theater

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário