Pandemia realça o papel crescente dos profissionais de saúde

Exemplo é o curso gratuito para leigos, oferecido pelo pessoal de enfermagem do UNIPTAN, de “Prevenção de acidentes e aplicação de primeiros socorros”.


Saúde

José Venâncio de Resende0

foto

“A falta de vacinação é agravada por novas variantes. A Delta, variante indiana, é duas ou três vezes mais infecciosa do que o vírus que veio de Wuhan. Os casos espalham tão rápido que hospitais podem rapidamente ficar sem leitos e staff médico (e algumas vezes oxigênio), mesmo em lugares onde 30% da população já receberam doses. Atualmente, as variantes estão espalhando mesmo entre os vacinados” (trecho do principal editorial da edição de 03 de julho da revista britânica The Economist ).

Mesmo que o vírus sobreviva à pandemia, tornando-se uma doença não-letal, “similar a uma gripe sazonal: um perigo, mas administrável”, uma das consequências será o fortalecimento do sistema de saúde, com tendência à valorização do pessoal da área (médicos, enfermeiros etc.), tanto no setor público quanto em instituições de idosos e mesmo nos serviços particulares. No Reino Unido, por exemplo, as candidaturas para as escolas médicas cresceram 21% em 2020.

“Herói por um dia”

O papel dos profissionais de saúde fica mais evidenciado. Exemplo é o curso on-line gratuito sobre Prevenção de acidentes e aplicação de primeiros socorros para leigos, oferecido pelo pessoal de enfermagem do UNIPTAN, com o mote “Aprenda a ser herói por um dia”. Curso de curtíssima duração (dias 14 e 15 de julho), ganha mais importância com a permanência em casa por mais tempo por causa da pandemia, o que aumenta a possibilidade de acidentes domésticos.

Fornecer conhecimento de técnicas básicas para o atendimento em primeiros socorros e acidentes domésticos, a pessoas em situação de emergência, de maneira a salvar vidas, sem desconsiderar a prevenção, é o objetivo do minicurso, que será ministrado por alunos do curso de Enfermagem do UNIPTAN, auxiliados por seus professores. O público não se restringe aos são-joanenses, podendo abranger outras comunidades.

No primeiro dia (14), serão abordados os temas Segurança da cena e acionamento do SAMU; Crise Convulsiva; Desmaio e Hipoglicemia; Engasgo e Parada Cardiorrespiratória (PCR). No segundo dia (15), haverá atuação de maneira eficiente e dinâmica nas seguintes situações: Afogamento, Choque Elétrico, Queimaduras, Ferimentos, Fraturas, Intoxicação, Convulsão, Desmaio, Sangramentos e Picadas de Animais Peçonhentos.

As inscrições podem ser feitas por meio do link https://forms.gle/oM2op66zY7fPrud67. 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário