Polícia Militar realiza 16 ações para garantir a segurança em Resende Costa


Polícia

Camila Chaves0

fotoTenente Neres, comandante do 3º Pelotão PM de Resende Costa

Dentre as 61 cidades que compõem a 13ª Região da Polícia Militar, Resende Costa foi recentemente classificada em 61º lugar, ou seja, é a cidade que possui o menor índice de crimes. O Jornal das Lajes conversou com o tenente Jackson Neres, comandante do 3º Pelotão da Polícia Militar de Resende Costa, sobre as ações que a PM vem realizando na cidade a fim de garantir a segurança. De acordo com Neres, 16 ações estão sendo realizadas para garantir a ordem e a segurança à população de Resende Costa.

O tenente Jackson Neres enumerou as 16 ações e explicou como a PM vem desenvolvendo cada uma delas.

1ª ação – Criação e revitalização das Redes de Proteção com utilização de Grupos no aplicativo WhatsApp. O objetivo do grupo é promover uma interação entre os moradores da cidade e a polícia. Em um dos grupos, chamado “Rede comércio protegido”, são compartilhadas diversas informações voltadas a pequenos furtos em estabelecimentos e crimes de estelionato (golpes, cheques sem fundo, depósitos falsos, etc.). No Grupo “Hotel/Pousada protegida”, o foco maior é a presença de hóspedes e veículos suspeitos que se instalam na cidade. E, no último grupo, “As redes de Comunidades e Propriedades Rurais”, são compartilhadas informações sobre indivíduos e veículos que estão circulando nas estradas vicinais do município. Estão integrados moradores de várias comunidades rurais de Resende Costa, Coronel Xavier Chaves, Ritápolis e São Tiago. De acordo com o tenente Neres, atualmente essa é a rede de proteção mais dinâmica e atuante. 

2ª ação – Patrulha da Madrugada. A Polícia Militar se faz presente nas madrugadas da cidade, com o objetivo de tranquilizar a população e diminuir o índice de furtos e danos ao patrimônio dentro do perímetro urbano.

3ª ação – Operação Visibilidade. “A ação tem como objetivo dar maior visibilidade aos recursos da PM, como efetivo, viaturas, dispositivos de sinalização, etc. Normalmente, desenvolvemos essa operação em locais de maior circulação de pessoas, especialmente na área comercial e bancária”, afirma o comandante da PM. 

4ª ação – Policiamento voltado à prevenção. A PM desenvolveu um Radiopatrulhamento que facilita a comunicação nos horários de maior demanda policial, como, por exemplo, o início e o término dos horários escolares e horários de fechamento de estabelecimentos comerciais. 

5ª ação – Patrulha Rural. Há cerca de 1 ano, a Patrulha Rural foi reativada com o objetivo de prevenir ações delituosas na zona rural do município. Além de diminuir significativamente o índice de furtos na zona rural, a ação resgatou a segurança de pessoas que moram em lugares mais afastados do centro urbano.

6ª ação – Aplicativo “Earth Brasil fazendas protegidas”. O aplicativo foi adquirido com o apoio do Poder Executivo Municipal e da Associação dos Produtores Rurais de Resende Costa (ARCOSTA) e facilita a comunicação do usuário rural com a Polícia Militar em casos de invasões de propriedades, furtos, etc. O aplicativo também disponibiliza à equipe policial informações sobre o local exato do acionamento e rotas de GPS para os policias chegarem ao endereço com maior rapidez e eficiência.

7ª ação – Implantação do 190 móvel. Em parceria com o Poder Judiciário da Comarca, foram adquiridos equipamentos de telefonia (PABX) para o Pelotão PM, possibilitando a implantação do desvio automático de chamadas de emergência (190) para o dispositivo móvel, que será atendido pelo próprio militar de serviço e em patrulhamento nas ruas. Os equipamentos proporcionam mais agilidade no deslocamento da viatura, conferindo menor tempo de resposta à solicitação.

8ª ação – Tecnologia Embarcada. Também em parceria com o Poder Judiciário da Comarca, foram adquiridos 3 tablets para as Equipes Policiais de Resende Costa e de Coronel Xavier Chaves. Os equipamentos permitirão acesso a diversas informações de segurança pública. 

9ª ação – Criação do CONSEP (Conselho Comunitário de Segurança Pública). O conselho foi criado em 2018 e é formado por integrantes da sociedade civil que buscam soluções sobre assuntos relativos à Segurança Pública e desordens sociais dentro do município. 

10ª ação – Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD). Disponível para as crianças do 5º ano da Escola Municipal Conjurados. 

11ª ação – Videomonitoramento. Atualmente, a PM conta com 8 câmeras instaladas na região central da cidade. A partir da aprovação de um projeto de lei pela Câmara Municipal, serão instaladas cerca de 32 câmeras em locais considerados estratégicos na cidade. Junto às câmeras, será implementado o programa HÉLIOS, que é uma tecnologia desenvolvida pela PMMG e que possibilitará a identificação de placas de veículos irregulares, contando também com um sinal de alerta à PM local. 

12ª ação – Aquisição de viatura nova. Na manhã da terça-feira, 21 de maio, graças a esforços do prefeito de Resende Costa, Aurélio Suenes, e dos vereadores José do Socorro e Lucas Paulo, Resende Costa recebeu 1 Fiat/Pálio Wekeend (Locker), zero km, com compartimento de segurança. O veículo foi adquirido através de emenda parlamentar federal.

13ª ação Policiamento voltado à proteção da mulher vítima de violência doméstica. Foi criada uma equipe com foco em mulheres vítimas de violência. A ação visa a fiscalizar as Medidas Protetivas, realizando prisão do infrator caso ele esteja descumprindo os termos previstos na medida. 

14ª ação – Projeto Cine-Rural. O projeto visa a oferecer cultura e entretenimento à população mais carente e afastada da cidade. O primeiro cine-rural foi realizado na comunidade do Curralinho dos Paulas e contou com a presença de 75 pessoas.

15ª ação – Reforma do Pelotão PM. No começo de 2019, deu-se início à reforma da estrutura e do aspecto físico do imóvel que sedia o 3º Pelotão PM. Segundo o tenente Neres, a PM de Resende Costa contou – para a reforma do imóvel, localizado na Rua José Jacinto, centro com o apoio do Poder Judiciário Federal (São João del-Rei), Prefeitura Municipal de Resende Costa e de diversos parceiros da iniciativa privada (empresários, lojistas, etc.), que doaram materiais para a obra.

16ª ação – Operação Antiexplosão. A ação dos militares ocorre durante as madrugadas e envolve as quatro cidades que compõem o 3º Pelotão. O patrulhamento nas estradas que ligam esses municípios é intensificado. Os militares abordam todos os veículos e pessoas suspeitas que trafegam por essas vias. 

A Polícia Militar informou ainda que a Exposição Agropecuária 2019 de Resende Costa, realizada entre os dias 18 e 21 de julho, foi a mais segura dos últimos 10 anos, quando comparada aos mesmos eventos anteriores. “Não houve nenhum registro de furto durante os cinco dias de festa”, disse o tenente Jackson Neres.  

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário