Prefeito Aurélio Suenes fala sobre medidas que vêm sendo tomadas em Resende Costa no combate à Covid-19


Saúde

Vanuza Resende0

Prefeito municipal de Resende Costa Aurélio Suenes de Resende (Foto; André Eustáquio/Jornal das Lajes)

Desde o dia 16 de março, Resende Costa está em estado de emergência em saúde pública em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Eventos públicos e privados estão suspensos desde então, além das aulas da rede municipal que, assim como em todas as outras esferas, também foram suspensas.

Entre outras ações importantes implementadas no município, foi criado um Comitê de Enfretamento para combate ao avanço do coronavírus. No dia 07 de abril, ficou determinado, através de decreto municipal, que somente comércios considerados essenciais poderiam ficar abertos, seguindo às devidas orientações de higienização elaboradas e divulgadas pelo Ministério da Saúde.

No dia 27 de abril, passou a ser obrigatório no município o uso de máscaras em táxi; transporte público de passageiros; atendimento nos estabelecimentos prestadores de serviços entendidos como essenciais; para o desempenho de atividades laborais em ambientes compartilhados com outras pessoas no setor público. A prefeitura também recomenda que as pessoas, caso necessitem sair de casa, utilizem máscaras de proteção.

Até o momento, todas essas medidas vêm contribuindo para que o município de Resende Costa siga sem nenhum caso confirmado de Covid-19. Segundo o último Informe Epidemiológico, divulgado na noite deste sábado, 2, há em Resende Costa 1 caso suspeito de Covid-19 aguardando resultado de exame; 7 descartados e nenhum caso confirmado. O serviço de saúde do município já notificou 76 casos de sintomas relacionados a gripe. Importante, no entanto, ressaltar que o Ministério da Saúde exige que todos os casos que apresentem sintomas gripais devem ser notificados.

O prefeito municipal Aurélio Suenes pediu calma à população para que as medidas de proteção continuem sendo seguidas e colhendo resultados positivos. “Desde quando nós começamos essa batalha contra o vírus, o município tem tomado as medidas que entendemos que são cabíveis. O comitê de enfretamento se reúne toda semana e quando necessário. Estamos realizando barreiras sanitárias de conscientização (nos acessos à cidade). O desafio é muito grande. Eu sei que há impaciência por parte de algumas pessoas, mas estamos trabalhando para o bem de todos”, afirma o prefeito.

Aluguel de dois ventiladores pulmonares para o Hospital Nossa Senhora do Rosário

Na microrregião do Campo das Vertentes, São João del-Rei é a cidade responsável pelo atendimento a pacientes com sintomas graves de Covid-19. No entanto, o Hospital Nossa Senhora do Rosário conta agora com quatro ventiladores pulmonares, dois alugados recentemente. “O fato é que esses equipamentos só podem ser utilizados em casos de extrema urgência. Uma vez que o SUS não reconhece o nosso Hospital como unidade de referência, então qualquer pessoa diagnosticada com Covid-19 precisa ser encaminhada para o hospital referência da nossa microrregião em São João del-Rei. Nós só poderemos tratar pacientes aqui em Resende Costa caso o sistema já esteja em colapso, sem outra opção. E nós não queremos chegar a isso. Então, o nosso hospital será eventualmente um apoio, caso a situação fuja do controle”, explica Aurélio.

Paciente de Coronel Xavier Chaves que esteve internado em Resende Costa tem exame negativo para óbito por coronavírus

No Informe Epidemiológico do dia 28 de abril aparecia a suspeita de óbito de um paciente de outro município para o novo coronavírus em Resende Costa. No dia 30 de abril, o caso foi descartado para a doença. Aurélio explica o porquê do encaminhamento desse paciente para Resende Costa. “Na realidade as características do paciente naquele momento não eram de Covid-19. Tanto que não foi confirmada a morte por Covid-19. Existem protocolos e muitas pessoas questionam até mesmo o número de notificações. Atualmente, seguindo orientações do Ministério da Saúde, qualquer pessoa que apresente sintomas gripais é notificada. Porque nós não sabemos como isso vai evoluir. De fato, às vezes fica meio difícil de o sistema entender que a pessoa apresente todos os sintomas do vírus. Por isso que, às vezes, as casas (hospitais) menores acabam fazendo esse atendimento sem ter certeza da doença. A certeza viria somente através de testes rápidos, que é uma outra dificuldade que estamos tendo”, justifica Aurélio.

Reabertura do Comércio será feita de forma conjunta com outros municípios

Resende Costa faz parte da microrregião de São João del-Rei, que por sua vez pertence à macrorregião de Barbacena. A macrorregião é composta de quatro micros: Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Congonhas e São João del-Rei, com população estimada em cerca de 650 mil habitantes.

A orientação do Ministério Público é que, para uma eventual reabertura do comércio nas cidades da microrregião do Campo das Vertentes, será necessária uma decisão conjunta dos 51 municípios que compõem a macrorregião de Barbacena. “A reabertura do comércio tem, hoje, como protagonista o Ministério Público que tem como parâmetro nos hospitais referência o número de leitos de UTIs exigidos pelo Ministério da Saúde, que possam atender grande número de casos por Covid-19. Os municípios têm uma determinada liberdade e autonomia para fazer essa reabertura, mas, têm que arcar com as responsabilidades”, explica o prefeito Aurélio Suenes. 

Estão acontecendo reuniões periódicas entre as prefeituras da macrorregião para que, no momento certo, ocorra a reabertura gradual e segura do comércio.

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário