Presença da obra musical de barbacenense Flausino Valle consolida-se no eixo Inglaterra-Portugal

Trabalho do compositor e violinista é difundido na Europa pelo professor, também mineiro, Leonardo Feichas.


Cultura

José Venâncio de Resende0

Leonardo, no concerto do Museu Nacional da Música em Lisboa.

Começa a se consolidar no eixo Inglaterra-Portugal a difusão da obra musical do compositor e violinista barbacenense Flausino Valle, no total de 26 prelúdios para violino solo, que retrata a imitação de sons ambientes como porteira de fazenda, passarinhos, carro de boi e viola caipira. O trabalho é desenvolvido pelo também mineiro Leonardo Feichas, musicólogo, violinista, professor, investigador artístico e doutorando da Universidade Nova de Lisboa.

Em agosto, Leonardo Feichas – o maior especialista da atualidade em Flausino Valle - participou, pela segunda vez (a primeira foi em 2012), do tradicional evento “Dartington International Summer School”, na Inglaterra, onde realizou recital e “master class” (encontro de violinistas).

Em Portugal, onde se encontra há mais de um ano, o violinista mineiro participou, entre 27 e 29 deste mês, do “Congresso Internacional de Musicologia Transatlântica: um momento para reflexão”, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Nas instalações da Nova, proferiu palestra sobre Flausino Valle e, como parte da programação do evento, realizou recital em concerto sexta-feira à noite no Museu Nacional da Música.

Além disso, Leonardo participou, em setembro, da conferência internacional “Balance – Unbalance 2018”, em Rotterdam – Holanda. Durante o evento, apresentou a obra “Ntrallazzu 3” (para violino e computador), do compositor italiano Marcello Messina. Além disso, teve a oportunidade de mostrar a obra de Flausino Valle, apelidado por Villa-Lobos de “Paganini brasileiro”.

O fato de estar em Portugal abriu a possibilidade de divulgar fora do Brasil a obra desse compositor brasileiro, resume Leonardo. “Portugal e Inglaterra mostram-se eixos importantes onde tive oportunidades de realizar performance e obtive uma boa aceitação. O objetivo é continuar a expandir e incentivar pesquisadores e ouvintes a conhecerem a obra.

LINKS RELACIONADOS:

Obra de violinista que imita sons ambientes mineiros é mais conhecida fora do Brasil - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/obra-de-violinista-que-imita-sons-ambientes-mineiros-e-mais-conhecida-fora-do-brasil/2535

Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical/FCSH/Universidade Nova de Lisboa - http://cesem.fcsh.unl.pt/2018/09/13/leonardo-feichas/

Universidade Federal do Acre - http://www.ufac.br/site/noticias/2018/professor-de-musica-e-destaque-na-imprensa-europeia

Facebook - https://www.facebook.com/leonardo.feichas

Instagram - https://www.instagram.com/leonardo_feichas/

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário