Projeto da UFSJ oferece atendimento psicológico on-line e gratuito para profissionais da saúde


Saúde

Vanuza Resende0

Ao entrar em uma unidade de saúde, o paciente logo procura por aquele que pode remediar a sua dor. Por trás de cada crachá, jaleco e máscara está a esperança de alívio para uma enfermidade. Há cerca de dois meses, muitas atividades estão paralisadas, algumas pessoas passaram a trabalhar em casa e outras tantas estão trabalhando nos chamados serviços essenciais durante a pandemia da Covid-19.

Na linha de frente estão os profissionais da área de saúde, setor primordial para o enfretamento da doença que já matou milhares de pessoas em todo o mundo. Ao lado de cada médico, enfermeiro e auxiliares estão aqueles profissionais que também não pararam e são apoio fundamental para que as instituições trabalhem em ordem: os profissionais da limpeza, cozinha e manutenção de cada casa de saúde.

E ainda que acostumados com a adversidade e o ritmo intenso de trabalho que salva vidas, esses profissionais se viram em uma situação atípica e que demanda ainda mais cuidados. Por isso, os relatos de medo e incerteza começaram a surgir, como explica a psicóloga que atua na Santa Casa da Misericórdia em São João del-Rei, no atendimento a pacientes oncológicos, Jéssica Faria Souto: “Em conversa nos corredores da Santa Casa e com psicólogos das outras instituições, a gente viu como é difícil todo esse momento de incerteza em relação ao vírus e a essa pandemia.”  

Ao acompanhar a necessidade desses trabalhadores, Jéssica e um grupo de profissionais apoiados pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) mobilizaram uma rede de psicólogos voluntários para atender gratuitamente os profissionais da saúde de toda a região. A psicóloga fala sobre a insegurança e o medo dessas pessoas de serem contaminadas com o vírus. “Uma vez que você está no serviço de saúde, seu contato com o vírus é muito mais provável.” Jéssica também destaca a importância do apoio psicológico nesse momento. “Ser ouvido, cuidar dessa angústia, desse sentimento de medo, ajuda a encorajar esses profissionais a continuarem no trabalho, a entenderem o papel que eles estão desempenhando.”

A psicóloga deixa claro que em momentos como esse é normal, mesmo para aquelas pessoas que são acostumadas a trabalhar em situações difíceis, sentir medo e insegurança. “Quando validado esse sentimento, elas sabem que podem se sentir mais frágeis, chorar junto ao paciente ou, ainda, pela perda dele. (Sentir medo e insegurança) auxilia quanto ao que eles entendam que também são frágeis, mas isso não significa uma fraqueza.”

O atendimento aos profissionais de saúde acontece em diferentes dias e horários. Os interessados devem acessar o site: https://ufsj.edu.br/covid19/acolhimento_psicologico.php e preencher um formulário com melhor dia e horário para receber o atendimento gratuito. Também é possível entrar em contato com esses profissionais através dos números de telefone disponíveis no site da UFSJ.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário