Projeto eleva a autoestima de moradores do Lar São Camilo

Grupo voluntário de cabeleireiros, manicures e barbeiro oferece serviços e atenção aos idosos


Cidades

Vanuza Resende0

Cabeleireiros, manicures e barbeiro realizam belo trabalho voluntário no Lar São Camilo (Foto Vanuza Resende)

O Lar São Camilo em Resende Costa é referência para toda a região. A casa de idosos é adminstrada pelas Irmãs Camilianas há quase 26 anos e o bom trabalho feito por toda a equipe é inspiração para que outras pessoas possam dedicar um pouco do seu tempo aos 65 idosos que lá residem, sendo 20 homens e 45 mulheres de diferentes cidades. É o caso do grupo de cabeleleiras, manicures e barbeiro que reserva duas segundas-feiras no mês para atender aos ‘clientes’ ansiosos pela espera das tesouras, tintas, esmaltes e, claro, pelas notícias sobre os últimos acontecimentos na cidade. Afinal, salão também serve para colocar o papo em dia.

Como geralmente ocorre nas segundas–feiras, em que os salões estão fechados para limpeza e folga dos profissionais que possuem uma rotina apertada de terça a sábado, os voluntários gastam aproximadamente três horas, tempo suficiente para levantar a autoestima dos idosos, além de ajudar na higiene e conforto dos que estão acamados e impossibilitados de receber os cuidados em um salão de beleza. Para Joaquim da Silva Mendes, morador do Lar há três anos, o trabalho é essencial: “É um incetivo ao bem-estar das pessoas. Têm pessoas que se sentem bem com cabelo pintado, com as unhas cortadas e pintadas. Espero que eles continuem assim, trabalhando do jeito que estão, que assim tá muito bom, isso é muito importante para nós”.

A ação voluntária começou há aproximadamente 10 anos pela cabeleireira Luciene Resende Maia, que está no mercado há 26 anos, e conta como surgiu a ideia de atender aos idosos: “Algumas pessoas comentaram comigo que eles (os idosos) estavam com cabelos grandes e não tinha como cortar. Então, eu tive essa ideia de ir lá nas segundas–feiras”. Mesmo sem ter um espaço adequado para os cortes, ela improvisava e cortava onde desse. “Sempre foi uma alegria, a gente batia papo e eles adoravam. Eu e eles ficávamos esperando a segunda chegar para eu ir lá. E até aqueles que não precisavam cortar cabelo queriam cortar”.

Para dar continuidade ao trabalho, Luciene precisava de um espaço onde pudesse atender não só a cortes, mas que conseguisse ampliar seu atendimento para tintura e cuidado com as unhas. Então, com doações e venda de rifas, foram arrecadados recursos para construção do espaço do salão e, ainda, para compra de materiais para a manutenção da estrutura. “Depois do salão montado, eu consegui voluntários, fui chamando e começou a ir um pessoal para ajudar. Agora, eu estou afastada por causa de problemas na coluna, mas sinto muita falta de lá. Quando eu estiver bem, pode ter certeza de que eu volto”, afirma Luciene.

Salete Aparecida de Resende Silva é voluntária na causa. Todo fim de ano é realizada uma campanha de Natal com o objetivo de arrecadar presentes para os idosos. Parte do dinheiro arrecadado na campanha é destinada à caixinha para compra de esmaltes, tintas e outros equipamentos que garantem o funcionamento do espaço. Além disso, Salete conta que “a fonte nunca acaba, sempre que posso ou ganho alguma doação coloco na caixinha”.

Fernanda Luiza da Silva, cabeleleira há 11 anos, faz parte do grupo de voluntários desde 2013. Ela conheceu o projeto através de duas colegas de profissão, Luciene e Zana do salão, e comenta sobre as atividades realizadas no Lar: “É muito gratificante porque eles agradecem com um abraço. Sempre que a gente chega, junta todo mundo. Vale muito a pena!”. A voluntária conta que às vezes alguns idosos, antes de começar a escovar o cabelo ou pintar as unhas, dizem não ter dinheiro para pagar e então elas dizem: “Já está pago, pode sentar que vamos te arrumar”.

Fernanda diz que as portas estão abertas para todos os cabeleleiros que queiram ajudar. “Eu, Milton, Michele, Iara, Ana Regina, Vanda, Inalda, Dora e outras pessoas que já participaram, deixamos o convite a todos que puderem contribuir com o nosso mutirão. E não precisa ser na segunda-feira de manhã, se caso tiver um outro horário disponível é só chegar e conversar para que liberem o salão e, assim, possam realizar o trabalho.” Luciene convida e incentiva mais pessoas a se voluntariarem “É muito gratificante, você conversa com cada um deles e vê quão importante eles já foram e hoje estão ali e querem continuar produzindo, se sentindo importante. Por causa da idade, muitos não dão conta. Esse trabalho é muito gratificante e muito gostoso”.

Fernanda destaca a importância de toda população visitar os idosos: “Mesmo quem não é manicure ou cabeleleiro e que queiram doar algo, uma visita para conversar, escutar e contar histórias, isso também é importante. Essa interação com eles é importante e eles adoraram qualquer manifestão de carinho”. Os interessados em doar ou fazer trabalhos voluntários no Lar São Camilo podem entrar em contato pelo (32) 3354-1240.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário