Resende Costa não está incluída em área de risco de febre amarela


Saúde

Vanuza Resende0

A população brasileira está assustada com o pior surto de febre amarela desde 1980, ano em que o Ministério da Saúde começou a registrar dados. Até esta quinta-feira, 26, foram confirmados 88 casos, com 43 mortes. Minas concentra quase a totalidade dos registros: 84, com 40 óbitos. Coronel Fabriciano, Governador Valadares, Manhumirim e Teófilo Otoni são as cidades com o maior número de registros.

Em Resende Costa, a procura pela vacina no Posto de Saúde aumentou. No entanto, a cidade não está localizada em área de risco e a grande maioria da população já está imune à doença, visto que foram realizadas campanhas de vacinação de 2000 e 2010. Além disso, após duas doses da vacina, que tem 95% de eficiência, não é necessário se preocupar mais com a vacinação. Desde 2015, o Ministério da Saúde afirma que duas doses são suficientes para imunização durante toda a vida, independente se tiver passado mais de dez anos,  como era recomendado até então. 

O Centro de Saúde alerta que todos os maiores de nove meses de idade devem ser vacinados. Para isso, é necessário levar o cartão de vacinas e, para agilizar o atendimento, o cartão do SUS. Quem planeja viajar para áreas de risco é importante se vacinar com dez dias de antecedência para garantir a imunização após a primeira aplicação.

Por causar reações, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não recomenda a vacina para pessoas com doenças como lúpus, câncer e HIV, devido à baixa imunidade. Os maiores de 60 anos que nunca foram vacinados devem procurar orientações médicas antes de se vacinar.

A vacina é oferecida durante todo o ano no Posto de Saúde de Resende Costa, localizado a Praça Marcos Reis, 60. Telefone para contato: 3354-1657. O horário de funcionamento é de 8h às 12h e de 13h às 15h.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário