Resende Costa vem registrando, quase que diariamente, aumento no número de casos de Covid-19

Será somente coincidência esse aumento acontecer justamente no momento em que as pessoas passaram a ignorar os protocolos de segurança, como uso de máscara e distanciamento social?


Saúde

André Eustáquio0

Mirante das Lajes de Cima, em Resende Costa: o principal ponto turístico da cidade chegou a ser interditado pela vigilância sanitária devido às constantes aglomerações, sobretudo nos finais de semana (foto: Luana Chaves/Jornal das Lajes)

O comércio reabriu, as ruas voltaram a ficar cheias de gente e, simultaneamente, cresce o número de casos de Covid-19. Onde está acontecendo isso? Basta assistir aos noticiários na TV e acessar algum site de notícias que veremos que se trata de uma realidade de praticamente todas as cidades do Brasil. No auge da pandemia do novo coronavírus no país, a população, por si, decretou o fim do isolamento social.

Desde o início da pandemia, quando o vírus causava terror na China e na Europa e ainda não havia atravessado “oficialmente” o Atlântico, a OMS (Organização Mundial da Saúde) alertava que o único meio de prevenção era o isolamento social. Sim, era extremamente necessário esvaziar as ruas, fechar o comércio, suspender as aulas e se isolar em casa a fim de se proteger do vírus invisível causador de uma doença nova, para a qual ainda não há uma vacina.

Nos países onde a pandemia já foi controlada, especialmente na Ásia e na Europa, o tempo médio de duração do momento mais crítico do surto durou aproximadamente três meses. Esperava-se que esse ciclo se confirmasse também no Brasil – um país de dimensões continentais, ressalta-se. Contudo, já se passaram quase 6 meses e ainda estamos vendo números assustadores de novos casos e óbitos. Mesmo assim, diante das estatísticas mórbidas que não param de crescer, a sensação que se tem é de que a população se cansou, decidiu fechar os olhos para a gravidade da Covid-19 e saiu irresponsavelmente às ruas, ignorando os protocolos de segurança.

Resende Costa demorou a confirmar o primeiro caso de paciente diagnosticado com a Covid-19. O primeiro registro aconteceu no dia 8 de junho. De lá para cá, os casos foram aumentando, porém dentro de certa estabilidade. Nas últimas semanas, a população local começou a se assustar. A cada divulgação do boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde uma novidade, seja a confirmação de novos casos ou aumento nas notificações de síndromes gripais e de exames para Covid em análise.

O JL conversou com o prefeito municipal Aurélio Suenes sobre o aumento no número de diagnósticos de Covid-19 no município nas últimas semanas. De acordo com a avaliação do prefeito, existem fatores que estão colaborando decisivamente para esse aumento, entre ele constata-se uma mudança (para pior) no comportamento das pessoas. “O aumento nos números de casos de Covid-19 em Resende Costa se deve a vários fatores: aumento na quantidade de testes, flexibilização das atividades econômicas, descuido de algumas pessoas quanto às medidas de prevenção. Esses são alguns exemplos. De toda forma, não vejo como aumento descontrolado ou surto. Já estamos há alguns meses enfrentando essa pandemia e, como não temos uma vacina, é inevitável a circulação do vírus”, analisa o prefeito municipal.

Flexibilização do isolamento social

No dia 29 de maio, Resende Costa, assim como a maioria dos municípios da microrregião do Campo das Vertentes, aderiu ao plano Minas Consciente, do Governo do Estado, que visa orientar a retomada das atividades econômicas no estado. O plano foi reformulado recentemente, passando a ser, de acordo com o governo, mais flexível do que a versão original. No momento, Resende Costa encontra-se na Onda Amarela do programa. Nesta onda, bares e academias de ginástica, por exemplo, podem reabrir, tendo, porém, que seguir rígido protocolo de segurança.

No contexto de flexibilização, especialmente nos setores de atividades comerciais, é inevitável que as pessoas atribuam o aumento no número de casos à reabertura do comércio. “Acredito que a reabertura do comércio certamente contribui para o aumento de casos. Mas vale reforçar que o comportamento das pessoas também mudou. No início o medo era iminente, agora vejo que o povo perdeu a paciência com tudo isso e está voltando à vida normal”, disse Aurélio Suenes.

É preciso ressaltar que ainda não foi liberada a realização de eventos que reúnem grandes aglomerações, como shows, partidas de futebol com presença de torcedores nos estádios etc. As autoridades sanitárias continuam alertando para o fato de que o vírus continua circulando perigosamente, portanto, não devemos baixar a guarda e fingir que a pandemia acabou.

Funcionamento de bares em Resende Costa

Assim como as academias de ginástica, que voltaram a receber os alunos, o funcionamento de bares está autorizado em Resende Costa, porém tendo que cumprir protocolo de segurança elaborado pelas autoridades de saúde. “Estamos tratando a questão dos bares com cautela. Nosso protocolo é um pouco mais rígido do que o que está previsto no plano Minas Consciente. No entanto, houve extensão no horário de funcionamento dos bares até às 20h, com liberação de até 10 pessoas na área externa dos estabelecimentos”, informou Aurélio. De acordo com o protocolo, é permitida a venda de bebidas alcoólicas nos bares.

Barreira sanitária

Uma das primeiras medidas preventivas adotadas em Resende Costa foi a criação da barreira sanitária na entrada da cidade. Agentes sanitários abordavam todos que entravam na cidade, inclusive os próprios moradores locais. O objetivo da barreira não era impedir o acesso das pessoas, mas orientá-las e conscientizá-las sobre a importância de cumprir as medidas de segurança.

No entanto, nas últimas semanas, a barreira sanitária deixou de funcionar. A extinção da barreira aconteceu, coincidentemente, no momento em que há um aumento expressivo no número de casos de Covid-19 em Resende Costa. O prefeito Aurélio Suenes justificou a decisão das autoridades de saúde do município de acabar com a barreira sanitária. “De acordo com o plano Minas Consciente, estamos na Onda Amarela, que permite maior flexibilização do comércio e, juntamente com o Comitê de Enfrentamento, acreditamos que a barreira sanitária já cumpriu seu papel que era, sobretudo, de orientação”.

Números atualizados de Resende Costa

A última edição do boletim epidemiológico de Resende Costa, divulgada nesta sexta-feira, 4, apresentou praticamente o mesmo quadro do dia anterior. De acordo com o informe, Resende Costa, ao todo, contabiliza 34 casos confirmados de Covid-19, sendo que 9 foram diagnosticados através de exames laboratoriais e 25 por testes rápidos. Ainda de acordo com o boletim, 28 pacientes já se recuperaram da doença no município. Felizmente, Resende Costa, até o momento, não registrou nenhum óbito causado pela Covid-19.

Tendência de queda

Na última edição do informativo NEPE UFSJ (Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia da Universidade Federal de São João del-Rei), divulgada na quinta-feira, 3, Resende Costa aparece na cor azul do mapa da microrregião do Campo das Vertentes. A cor azul representa tendência de queda no número de contágio pelo novo coronavírus. Além de Resende Costa, Tiradentes, Prados e Madre de Deus de Minas aparecem em azul no mapa do boletim do NEPE.

O estudo do NEPE é baseado na comparação da média móvel atual com a de 14 dias atrás.

Fonte: NEPE UFSJ.

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário