Resende-costense comprova descendência judia sefardita em Portugal


Especiais

José Venâncio de Resende0

Lesley com a família em visita a Lisboa (foto: arquivo pessoal).

O resende-costense Lesley Fernandes Moreira, que reside em Manchester, Inglaterra, já pode entrar com pedido de cidadania portuguesa como descendente de judeu sefardita. “Eu estou pensando, o processo é até simples comparado aos demais; eu tenho a cidadania italiana, mas ter a portuguesa por resgate histórico seria fantástico.”

Lesley descobriu que tinha origens judaicas já reconhecidas pela Comunidade Israelita de Lisboa. “Uma parente me informou sobre isso.” Ele adotou a ramificação dos antepassados de seu pai; ou seja, Antônio Bicudo Carneiro e Antônio Rodrigues de Alvarenga. “Eu fui pelos familiares do meu pai que são de Emboabas (São João Del Rei), não pela parte dos Resendes Costa que são meus ancestrais por parte de mãe.”

Lesley utilizou grupos no facebook de ancestrais judeus sefarditas, reconhecidos pela Comunidade Israelita de Lisboa, para auxiliar seus descendentes a fazerem o processo de obtenção da cidadania portuguesa. E descobriu que há alguma relação com Sebastião de Freitas. “Eu verifiquei que o Sebastião de Freitas (L8RJ-2YL), ele é meu hendeca tio porque casou com Maria Pedroso de Alvarenga (LD7Q-FBL), irmã do Francisco de Alvarenga (LVRJ-MNJ), meu ancestral. Eles são filhos do Antônio Rodrigues de Alvarenga (LTM3-NQQ).”

Segundo o escritório Martins Castro, de Lisboa, o capitão Sebastião de Freitas é bisavô de João Resende da Costa, filho de Ana da Costa e Manuel de Resende. Freitas seria um “renomado cristão-novo que viveu na região que se tornaria o atual estado de São Paulo, e de Maria Pedroso de Alvarenga. Acontece que a filha deste casal, Catharina de Freitas, casou-se com o açoriano Jorges de Resendes e lá teve seus filhos. Mas há quem conteste a conecção que o escritório fez de Catharina com Sebastião de Freitas, considerando que poderia ser outra Catarina. 

De qualquer forma, os ancestrais judeus de Lesley já foram homologados pela comunidade israelita. “Então, basicamente, eu tenho que comprovar o vínculo com eles via fontes que podem ser certidões ou registros da igreja de nascimento, casamento e óbito, e também qualquer outro tipo de documento como os testamentos do museu de São João Del Rei.”

Aliás, o Museu Regional de São João del-Rei foi muito útil para Lesley. “Eu encontrei muitos testamentos de antepassados meus por parte de mãe e pai lá.” Mas os testamentos e inventários foram transferidos para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) na própria cidade. Os inventários não estão mais no Museu, e lá no IPHAN tem de agendar pra poder fazer a coleta do material.

Para fazer a aplicação, Lesley precisa separar todos esses documentos. “No meu caso eu posso pedir a cidadania tanto pelo Antonio Rodrigues de Alvarenga (LTM3-NQQ) quanto pelo Antonio Bicudo Carneiro (LTPB-9YW).”

LINKS RELACIONADOS: 

Por onde começar:

https://judeussefarditas.com/comece-agora-o-seu-estudo-genealogico-sefardita/

Lista do que é pedido pela comunidade israelita de lisboa:

https://cilisboa.org/media/1092/sv_nat6.jpg

https://cilisboa.org/concess%C3%A3o-da-nacionalidade-portuguesa/

Informações para a realização do processo no site do governo português:

https://consuladoportugalsp.org.br/nacionalidade-portuguesa-para-descendentes-de-judeus-sefarditas/

https://justica.gov.pt/Como-obter-nacionalidade-portuguesa/E-descendente-de-judeus-sefarditas-portugueses 

Grupos do facebook: 

Genealogia Sefardita - Bicudo, Vaz de Barros e outros

https://www.facebook.com/groups/sefarditagenealogia 

Judeus Sefarditas

https://www.facebook.com/groups/111120512364848 

Ascendentes Sefarditas Certificados

https://www.facebook.com/groups/559148357967483

Lista de cristãos-novos certificados do familysearch:

https://docs.google.com/document/d/1dT-kcjPd85ye7uEq0s8B3Re43fcPnQVYJCHxMnv9nUA/edit?fbclid=IwAR0q-gJB63bwoYK81uVUoPxEmHl-qZXN1AwjJsEwQNWbO4BhAJu8WRsWLAc 

Escritório Martins Castro: 

https://martinscastro.pt/blogs/familia-resende-costa-os-inconfidentes/?fbclid=IwAR1AJJWwenBd7mHnPfjY0PAWndxUBiMRJBRjBDiyxVp4nbnU93JJepbm4wE 

Perseverante, criativo, inovador, versátil: Lesley, o resende-costense que vive na Inglaterra: 

https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/perseverante-criativo-inovador-versatil-lesley-o-resende-costense-que-vive-na-inglaterra-/3047 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário