Resende-costense ganha direito a cidadania portuguesa por descendência de judeus sefarditas

Descoberta abre possibilidade para que mais pessoas da região obtenham nacionalidade lusitana e resgatem sua história


Imigrantes & Empreendedores

José Venâncio de Resende0

Lesley e família em Lisboa, Portugal

A Comunidade Israelita de Lisboa (CIL) aceitou a candidatura de Lesley Fernandes Moreira à nacionalidade portuguesa, de acordo com o Decreto-Lei n.º 30-A/2015, do Ministério da Justiça, que considera judeus sefarditas “os judeus descendentes das antigas e tradicionais comunidades judaicas da Península Ibérica”. A próxima fase será o pedido da cidadania, cuja única condição é não ter antecedentes criminais.

Assim, o resende-costense de 35 anos, registrado na Santa Casa de Misericórdia de São João del-Rei, torna-se provavelmente o primeiro mineiro da microrregião do Campo das Vertentes a se tornar cidadão português descendente de judeus sefarditas. Através de grupos de ancestrais no facebook, Lesley descobriu que havia alguma relação com Sebastião de Freitas. “Eu verifiquei que Sebastião de Freitas (L8RJ-2YL) é meu hendeca tio porque se casou com Maria Pedroso de Alvarenga (LD7Q-FBL), irmã do Francisco de Alvarenga (LVRJ-MNJ), meu ancestral. Eles são filhos de Antônio Rodrigues de Alvarenga (LTM3-NQQ).”

Também o Museu Regional de São João del-Rei foi muito útil. “Eu encontrei muitos testamentos de antepassados meus por parte de mãe e pai lá”, conta Lesley. Os documentos foram transferidos para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), onde é preciso fazer agendamento para consulta.

Lesley, que tem cidadania italiana e reside em Manchester, Inglaterra, considera que ter a cidadania portuguesa por resgate histórico é “fantástico”. Filho da resende-costense Adair da Costa Fernandes e do são-joanense José Asterak Moreira, ele descobriu que tinha origens judaicas já reconhecidas pela CIL. “Uma parente me informou sobre isso.” Ele adotou a ramificação dos antepassados de seu pai, ou seja, Antônio Bicudo Carneiro e Antônio Rodrigues de Alvarenga. “Eu fui pelos familiares do meu pai, que são de Emboabas (São João del-Rei).”

A avó de Lesley, Maria da Costa Resende (filha de Cecília da Costa Maia e de José Cupertino de Rezende) nasceu em Resende Costa, após os pais se mudarem de Lagoa Dourada. “Ao se casar, adotou o sobrenome do meu avô, João Evangelista Fernandes, e passou a se chamar Maria da Costa Fernandes. A minha mãe, nascida em Resende Costa, conheceu meu pai, que é de Emboabas, o histórico distrito de São João del-Rei, e, após se casarem, decidiram continuar morando na cidade. Foi aí que eu surgi como resende-costense.”

A família de Lesley, “assim como a de todos os Resendes da cidade, tem ligações com João de Rezende Costa e Helena Maria de Jesus. A filha deles, Maria Helena de Jesus, irmã de José de Rezende Costa, é a tetravó do meu bisavô José Cupertino de Rezende. Uma curiosidade é que ele também é trisneto de Antônia Rita de Jesus Xavier, irmã do Tiradentes. Essa relação se dá por ambos avós paternos dele, Capitão Pedro José Ferreira e Maria Helena de Rezende (bisneta de Maria Helena de Jesus)”.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário