Rotina estudantil


Educação

Vanuza Resende0

Estudantes de Resende Costa enfrentam todos os dias a rotina de estudar em São João del Rei. Foto Vanuza Resende.

Uma pesquisa realizada em 2015 pelo jornal Folha de São Paulo mostrou que o sonho da maioria dos jovens é conquistar a profissão desejada, e para isso acontecer geralmente está envolvido o ingresso em um curso superior. Em Resende Costa, o grande número de jovens que se deslocam todas as noites para São João del-Rei confirma os dados desta pesquisa. A cidade vizinha é considerada um atrativo e uma grande oportunidade para aqueles que estão em busca de um curso superior.

A AEURC (Associação de Estudantes Universitários de Resende Costa) conta com 108 associados entre UFSJ e IFET. Em 2016, o número de novos alunos, os famosos calouros, chamou a atenção: ingressaram 19 alunos na UFSJ e 13 no IFET, sendo que no IFET dois alunos para o curso superior e 11 para os cursos técnicos.

A AERCO (Associação de estudantes de Resende Costa) possui 100 associados que viajam para o IPTAN E CENEP. Neste ano, 13 calouros começaram a fazer parte da associação.

A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) oferece, dentre seus 35 cursos distribuídos em quatro campi, 18 cursos noturnos em São João. A cidade conta também com uma instituição particular, o IPTAN, que oferece nove cursos e ainda um instituto federal que, além dos cursos técnicos, abriga o curso superior de Letras - licenciatura em português e espanhol.

Para Analice Gomes, estudante do 9° período de Direito do IPTAN, ir para a cidade dos sinos todos os dias é bem cansativo. A estudante destaca a tensão de pegar estrada, principalmente nos dias chuvosos, mas fala dos bons momentos que os universitários vivem. “Chegamos tarde em nossa cidade depois de um dia longo, mas por outro lado aproveitamos esse deslocamento para estudar ou conversar com o pessoal do ônibus, então a viagem acaba ficando curta e divertida”.

Lidiane Mariano, aluna do 7° período de Administração da UFSJ, usa os mesmos métodos de Analice para que a viagem seja produtiva. Estuda e bate um papo com os amigos para que a viagem se torne mais curta. A aluna destaca que ter instituições bem conceituadas próximas a sua cidade é um incentivo a estudar.

Amanda Sara e Jonatans Raul S. Sousa, cursam o 5° período de Letras no IFET. Eles destacam as dificuldades de trabalhar e estudar. Para Raul “essa jornada dupla é pesada, por ter que fazer uma série de coisas em um curto período de tempo.” Amanda já pensou em se mudar para facilitar o ritmo em que vive: “É bem difícil conciliar estudo, trabalho e estágio, mas as condições momentâneas me fazem permanecer em Resende Costa”. Aproximando-se do término do curso a aluna se vê obrigada a mudar para São João por ter que fazer estágio na área do seu curso (espanhol) e Resende Costa não oferece essa oportunidade.

Analice faz estágio no Fórum de Resende Costa, e ao mesmo tempo em que sua rotina é puxada por sair de casa às 12h00 para estagiar e chegar às 23h30. O alívio vem por saber que faz o curso de que gosta e sabe que o fruto do seu esforço virá. A aluna frisa que o importante é fazer o curso do qual gosta para conseguir diminuir todo o degaste que a vida universitária oferece.

Fazer um curso noturno na instituição próxima à cidade em que mora facilita muito, conforme destaca Analice: “Não preciso sair do conforto da minha casa, e sem contar a economia. Além disso, o transporte é bem acessível”.

 

Amanda, Analice, Lidiane e Raul representam os vários alunos que viajam todos os dias. Outros tiveram que se mudar de cidade, abdicam das noites de sono e reservam suas maiores economias para o xerox e os lanches. Coletivamente, quem sai ganhando é a cidade das lajes, que se sente orgulhosa de ver tantos filhos em busca de um futuro que proporcione bons frutos.  

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário