São João del-Rei cria 1.363 novos empregos formais em 2021


Economia

José Venâncio de Resende0

Centro de São João del-Rei.

O município de São João del-Rei gerou 1.363 vagas formais (carteira assinada) no mercado de trabalho em 2021, resultado da diferença entre 7.595 admissões e 6.232 desligamentos, de acordo com o Núcleode Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia da Universidade Federal de São João del-Rei (NEPE-UFSJ). Em 2021, todos os setores foram superavitários na geração de empregos formais. No comércio, o saldo foi de 482 novas vagas; nos serviços, 398 vagas; na construção, 259; na indústria, 217; e na agropecuária; 7 novas vagas.

No final do ano, o estoque de empregos formais no município era de 18.754, dos quais 43% no setor de serviços e 33% no comércio. “Observando os resultados de 2020 e 2021, há uma recuperação sistemática do mercado de trabalho no município”, diz a equipe do Boletim NEPE do Mercado de Trabalho. “Em junho de 2020, por exemplo, o estoque de empregos formais no município atingiu 16.714, o menor patamar da série histórica. O ano de 2021 finaliza com 18.754 empregos formais, valor 12,2% superior ao mínimo observado.”

Otimismo*

Depois da instabilidade no comércio em 2021 em virtude da pandemia, a previsão para o novo ano é otimista, “com aumento de faturamento e retomada de investimentos, ao passo que o cenário vai se evoluindo para uma estabilidade da pandemia”, diz Anderson Francisco Bento, da União Empresarial do Setor Automotivo de São João del-Rei (UESA). Houve pequena queda no movimento devido à onda da variante ômicron, lembra ele, mas “as pessoas vão ficando mais seguras para poderem viajar e, com isso, cuidar com mais frequência da manutenção dos seus veículos”, na medida em que a situção vai se normalizando.

Já William Silva, da Câmara Setorial de Arte Sacra de São João del-Rei (UniArte), espera que este ano haja crescimento em torno de 20% nas vendas. Para ele, 2021 “foi um ano de desafios para o segmento de arte sacra, porém, apesar do cenário pessimista geral, as empresas conseguiram sobreviver”. Houve momentos de instabilidade durante o ano, com queda nas vendas, mas, com a flexibilização das medidas de restrições nos municípios, o mercado voltou a reagir, diz ele: “Novos fornecedores foram surgindo e a oferta de produtos aumentou, o que fez com que, em agosto de 2021, os negócios voltassem a acelerar.”

Depois dos empecilhos enfrentados ao longo de quase dois anos, a expectativa é grande com a volta às aulas em 2022, diz Rafael Pires, coordenador da União das Instituições de Ensino Privadas de São João del-Rei (UNIEP). “Com o avanço da vacina para adolescentes e crianças, os alunos puderam voltar às suas atividades nas escolas”, seguindo os protocolos de segurança. As instituições de ensino que não conseguiram trabalhar com recursos próprios tiveram de fazer financiamentos para ultrapassar a fase de pandemia, acrescenta. “A expectativa para este ano é de maior procura por parte do seu público-alvo e um aumento nas matrículas, haja vista a dificuldade do retorno às aulas na rede municipal.”

Durante a pandemia, foi necessária uma nova abordagem para repassar o conteúdo planejado para os alunos, que lançou mão do ensino remoto entre março de 2020 e julho de 2021. O ensino híbrido foi autorizado a partir de agosto de 2021, visando atender os alunos de forma presencial e também em formato virtual.

*Colaboração de Dayvison Alessandro Costa, consultor do Sindcomércio 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário