Sim, a Copa das Confederações na Rússia já começou e já terminou!


Esporte

Emanuelle Ribeiro0

fotoNova geração da tetracampeã Alemanha levanta da taça da Copa das Confederações 2017 (Foto portal Veja.com)

Acabou e é provável que essa tenha sido a última. Você pode nem saber sobre o que estou falando, mas vou explicar. No último dia 2 de julho, foi encerrada a Copa das Confederações na Rússia. E agora? Nada ainda? Não se preocupe, pois você não é o único. Muita gente não imaginava que a competição estava rolando. Isso porque o Brasil, principal interesse de grande parte dos torcedores, não participou da Copa das Confederações de 2017. O Chile, atual campeão da Copa América, foi o representante da América do Sul no torneio. E representou bem! Chegou à final da competição, mas não conseguiu superar a Alemanha, que ficou com a taça após vencer por 1a0.

Para você que perdeu todo o campeonato, a gente faz um resumão. Primeiro, fora dos gramados, a situação na Rússia não foi muito diferente do que aconteceu em 2013 no Brasil. Os russos não ficaram satisfeitos em sediar a Copa e saíram às ruas para protestar contra o governo, que tem o autoritário Vladimir Putin à frente desde 2012. Ele também já havia sido presidente entre 2000 e 2008. Pesaram o tempo das obras para a Copa – 10 anos – e o dinheiro público dispensado para a competição, em especial o preço da Arena Zenit – cerca de R$ 2,3 bilhões.

Quanto ao futebol, a seleção anfitriã foi a grande decepção: a Rússia caiu ainda na primeira fase. Outro fator negativo foi a falta de craques, já que se tratando de grandes estrelas do futebol mundial, o público só viu mesmo Cristiano Ronaldo, da seleção portuguesa. Destaco de bom a campeã Alemanha, que mostrou uma nova geração e possibilidades de novos craques. O meia alemão Julian Draxler, inclusive, foi escolhido o melhor jogador da Copa das Confederações. O melhor goleiro foi o chileno Bravo, que apresentou grande recuperação durante a competição. Apesar de não ter vencido, o Chile criou inúmeras chances na final e deve comemorar seus três últimos anos, já que conquistou duas vezes a Copa América – 2015 e 2016 – e acaba de se tornar vice-campeão da Copa das Confederações. Outra situação legal do torneio foi a atuação da Nova Zelândia contra o México. Apesar de ter perdido por 2a1, a seleção considerada zebra começou vencendo e teve grandes momentos na partida.

Outra coisa que marcou a Copa das Confederações 2017 foi uma denúncia de doping! O jornal inglês "Daily Mail" levantou suspeita de que jogadores da seleção russa estariam dopados na Copa do Mundo de 2014, sendo seis deles integrantes da atual formação do país sede da próxima Copa. Seria esse o maior escândalo de manipulação de desempenho da história do esporte. Tem muita coisa a ser desvendada sobre o assunto! Teve ainda o vazamento do relatório sobre corrupção na Fifa pelo jornal alemão "Bild", que deu o que falar.

Cheia de polêmicas, a Copa das Confederações 2017 pode ser a última! Segundo a Fifa, não deve haver nova edição da competição. O que você acha disso?

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário