SJDR, responsável por atender pacientes Covid na microrregião das Vertentes, registra recordes de internações em leitos de UTI


Saúde

Vanuza Resende0

São João del-Rei é a cidade polo da região do Campo das Vertentes responsável por oferecer atendimento a pacientes com sintomas graves da Covid-19, vindos de outros 19 municípios da região. Ao todo, são em torno de 250 mil pessoas, incluindo a população de Resende Costa. A cidade chegou a ser equipada com 36 leitos de UTI públicos para atender pacientes com sintomas graves da doença. No entanto, foram desabilitados oito leitos devido à baixa ocupação registrada nas casas de saúde.

Nos últimos dias, contudo, a situação se inverteu e São João del-Rei registra as maiores altas de casos confirmados e de internações desde o início da pandemia.

Atualmente, a cidade conta com 28 leitos públicos instalados na Santa Casa da Misericórdia e no Hospital Nossa Senhora das Mercês, além de mais quatro leitos de UTI na UPA, considerados de retaguarda. O Hospital Nossa Senhora das Mercês não possui leitos clínicos para tratamento da Covid-19 e conta com 18 leitos públicos e dois particulares. Já a Santa Casa da Misericórdia tem dez leitos de UTI públicos e sete particulares/convênios.

No domingo, 13 de dezembro, 33 pessoas estavam em tratamento nas casas de saúde do município, sendo 24 são são-joanenses e nove de cidades vizinhas. Dos 33 pacientes suspeitos com Covid-19, 19 já confirmaram resultado positivo para a doença. A Santa Casa da Misericórdia contabiliza 14 internações em leitos de UTI e duas internações na ala pediátrica, em leitos clínicos. Já o Hospital Nossa Senhora das Mercês está com 16 internações, todas em leitos de UTI. Desses pacientes, oito necessitam de respiradores.

 

 

Alerta

Devido ao alto número de internações e de confirmações de casos de pacientes com a doença em São João del-Rei, profissionais da Santa Casa de Misericórdia fizeram um alerta à população sobre o momento delicado que a instituição vive durante o enfrentamento ao coronavírus. Os médicos relatam que há cerca de uma semana, a ocupação máxima de leitos para Covid-19 foi atingida e pedem o apoio da população nas medidas de prevenção. O vídeo foi gravado no sábado, 12, à tarde e divulgado no domingo, 13. Conforme informou o médico Sérgio Veloso, coordenador da área de Covid-19, a Santa Casa vem trabalhando há cerca de dez dias no limite da capacidade de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Uma característica da nossa unidade foi receber todos os pedidos de vaga que chegavam aqui. Infelizmente, nos últimos dias, nós não temos conseguido atender a uma ideia que era dar acolhimento a toda população, sempre que fosse necessário. A gente consegue ter uma rotatividade dos leitos, com alguns pacientes com gravidade menor, mas, infelizmente, o que temos visto são pacientes chegando cada vez mais graves e precisando de mais tempo de internação”, explica Veloso. 

 

Dez novos leitos devem ser instalados na Santa Casa até o fim do mês

O Secretário de Saúde do município, José Marcos de Andrade, informou que dez leitos serão habilitados na Santa Casa até o fim de dezembro. No entanto, Sérgio Veloso cobra que a população faça sua parte e ressalta que apenas a ampliação de leitos não é suficiente. “O recurso sempre vai ser finito. Então, se a população não fizer sua parte, a gente nunca vai conseguir atender da maneira que precisa. Peço sempre que evite aglomerações, use máscaras, protejam os idosos e as pessoas de risco”. 

Outra profissional a falar no vídeo foi Janaína Teixeira, médica infectologista da Santa Casa: “a guerra não acabou. Pelo contrário, agora a gente está no nosso pior momento. Eu sou mãe, filha, esposa e neste momento sofro porque enquanto estamos lutando na assistência, para salvar os nossos e os de todos, infelizmente a gente vê muitas pessoas que não entendem que a guerra continua. O inimigo está muito mais perto do que antes e ele parece estar muito mais forte. Não vamos esmorecer. Vamos continuar firmes e fortes protegendo quem a gente ama. A máscara é o tempo todo. É fundamental. Não podemos aglomerar. Não podemos, infelizmente. Temos que proteger quem a gente ama. E agora é a hora. Vamos lutar e vencer, mas só se cada um fizer sua parte”, diz a médica.

O diretor técnico da Santa Casa, o médico Allysson Dângelo de Carvalho, também cobra colaboração da população e destaca as dificuldades de encontrar profissionais de saúde para trabalhar. “Essa situação tem dificultado bastante a incorporação de novos profissionais para que possamos ampliar os nossos leitos. Temos tido bastante dificuldade em encontrar médicos, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem. Não é fácil abrir um leito. Não é simplesmente abrir um leito e colocar equipamentos. Precisamos colocar qualidade no atendimento da população. Estamos no momento de maior dificuldade, talvez, desta pandemia em São João del-Rei. Que se mantenham atentos a esse perigo que está cada vez mais próximo de nós”, destacou.

 

Resende Costa

De acordo com o informe epidemiológico da Prefeitura Municipal de Resende Costa, o município já notificou 484 casos, sendo que 122 foram descartados e 79 confirmados. Dos casos confirmados todos já se recuperaram. Há, atualmente, 16 exames em análise de pacientes resende-costenses e dois de outros municípios. O município ainda não registrou nenhum óbito decorrente de Covid-19.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário