UNIPTAN doa testes rápidos da covid-19 e EPIs para São João del-Rei

Pandemia mobiliza universidades por todo o país, inclusive no município


Especiais

Da redação 0

São João del-Rei (foto. Najla Passos).

O Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves (UNIPTAN) anunciou a doação de equipamentos de proteção individual (EPIs) e de testes rápidos do novo coronavírus covid-19 para o município de São João del-Rei. A instituição considera que este é mais um ato de comprometimento com a cidade que abriga o seu curso de Medicina há cinco anos.

No total, serão destinados 150 kits de teste rápido de coronavírus, 35 mil gorros descartáveis, 9.550 pares de luvas de procedimento, 400 máscaras face shield e 200 máscaras cirúrgicas. Os produtos chegam à cidade nos próximos dias e serão encaminhamos para o Hospital Nossa Senhora das Mercês, Santa Casa de Misericórdia, Secretaria de Saúde e também para abastecer o serviço do SAMU, todos indicados pela Secretaria Municipal de Saúde da cidade.

O Uniptan já havia feito uma doação à Santa Casa de Misericórdia nesse período de pandemia. Foram 70 pacotes de máscaras cirúrgicas (cada pacote com 50 máscaras) e 5 galões de álcool gel. A doação chegou na hora certa para os profissionais da Santa Casa, diz Alyson Dângelo de Carvalho, médico e professor de Imaginologia. A doação feita pelo Uniptan nos salvou em um momento crítico, não tínhamos álcool gel nem máscara cirúrgica. A doação nos deu um respiro de mais ou menos uma semana.”

“Como instituição parte do maior grupo de educação médica do país, a Afya Educacional, estamos engajados desde as primeiras notícias sobre a covid-19. Temos trabalhado desde então para oferecer o melhor para nossos alunos, professores, colaboradores e a comunidade que nos acolhe. Não poderíamos ficar de fora. Em um momento de tamanho desafio, nossa responsabilidade como instituição de ensino vocacionada para a Medicina é enorme e vamos vencer juntos esta batalha”, afirma Maria Tereza Lima, reitora do Uniptan.

Álcool em gel

São João del-Rei também deverá receber álcool em gel produzido nos laboratórios da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), no Campus Centro-Oeste Dona Lindu, em Divinópolis (cidade que registrou a primeira confirmação do Covid-19 em Minas). A produção está a cargo da equipe de docentes, técnicos e estudantes da graduação do curso de Farmácia e das pós-graduações de Divinópolis.

A UFSJ já realizou a primeira doação de 100 litros de álcool em gel, desta vez para a Secretaria de Saúde do município de Divinópolis, de acordo com o jornal digital “MaisVertentes”. O álcool produzido na universidade será distribuído pela própria secretaria para as Unidades Básicas de Saúde de todas as regiões da cidade.

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário