Usina de oxigênio deve ser instalada no Hospital Nossa Senhora do Rosário neste mês de agosto


Saúde

Vanuza Resende0

O Hospital Nossa Senhora do Rosário administrado pelas Irmãs Filhas de São Camilo (foto arquivo Jornal das Lajes)

Em junho de 2021, a Prefeitura Municipal de Resende Costa anunciou que abriria processo para aquisição de uma usina de oxigênio para o Hospital Nossa Senhora do Rosário, a fim de atender às demandas da instituição. A previsão inicial é de que a usina seja instalada ainda neste mês de agosto. De acordo com o vice-prefeito municipal em cargo do exercício de prefeito, Lucas Paulo, o trâmite de pagamento já está encaminhado. “O hospital fez o pagamento da primeira parcela e a prefeitura já destinou o pagamento da segunda parcela no valor de R$236.000,00, oriundos de recursos próprios que, inclusive, já foi aprovada pela Câmara Municipal”. Ainda de acordo com Lucas, a prefeitura também cedeu mão de obra necessária para a instalação da usina.

Em vídeo divulgado pela Prefeitura Municipal de Resende Costa, no dia 15 de junho, a Diretora Administrativa do Hospital Nossa Senhora do Rosário, Irmã Auxiliadora, disse que o modelo da usina adquirida é o mesmo utilizado no Hospital de Cruzília, também administrado pelas Filhas de São Camilo. “Com esta usina vamos ter maior tranquilidade.Foi um custo alto porque o hospital liberou R$250.000,00 para pagar a primeira parcela da compra da usina, mas um gasto necessário.” De acordo com a Irmã Auxiliadora, o recurso investido é proveniente da venda de um terreno à prefeitura eque pertencia ao hospital. No espaço será construída uma quadra.

A diretora do hospital destacou a alta demanda por oxigênio pela instituição. “Nesse período, nós estamos com um consumo muito grande de oxigênio que é carregado em cilindros. Do dia 25 de maio até 15 de julho, entraram no Hospital 99 cilindros de oxigênio. E nós só estamos conseguindo manter esse serviço com a ajuda da população, que está sendo muito generosa. Por vezes, pacientes precisaram ser transferidos para outras unidades de saúde para dar mais segurança, porque, com o consumo muito alto, a pressão do oxigênio que fica no hospital abaixa. Portanto, se for necessário intubar um paciente urgentemente, podemos ter problemas. Por isso, nós optamos por pedir para a regional a transferência dos pacientes”, explica Irmã Auxiliadora.

Lucas afirmou que a instalação da usina será suficiente para atender à demanda do Hospital Nossa Senhora do Rosário. “Com certeza, será possível atender toda a demanda, uma vez que a usina terá capacidade maior do que a existente, que sempre deu conta, mas devido ao tempo de uso e o aumento recente das demandas, não estava mais atendendo”. O vice-prefeito destaca a importância da aquisição. “Toda a nossa população é atendida ali e vimos exemplos tristes, como em Manaus, que passou por uma situação muito grave. E para além da questão da pandemia, que está amenizando a cada dia, é uma aquisição importante porque o oxigênio é sempre necessário. A prefeitura está empenhada em sempre fazer convênios necessários com o hospital, além de destinar recursos para a saúde no município. Sabemos sabe que passamos por um momento complicado, mas as coisas vão se ajeitando e, claro, o hospital foi nosso parceiro e fez o que pôde e o que não pôde durante momentos críticos da pandemia. Estaremos sempre de portas abertas para continuarmos com essa parceria tão importante”.

 

*A reportagem tentou contato com a Irmã Auxiliadora, porém não obteve resposta para as solicitações de entrevista.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário