Vereadores, o novo mapa eleitoral das Vertentes


Política

José Venâncio de Resende0

Câmara Municipal de Resende Costa (foto: André Eustáquio).

A microrregião do Campo das Vertentes com sede em São João del-Rei elegeu 168 vereadores nas últimas eleições. Desse total, cerca de 80 vereadores eleitos representam partidos tradicionais de centro, assim distribuídos: PSDB, 34 vereadores; MDB, 24; DEM, 13 e PSD, 12.

O enquadramento dos partidos na região é um exercício puramente especulativo; não se refere, necessariamente, à composição do Congresso Nacional, o chamado centrão, para apoiar o governo federal. Também não leva em conta as características políticas de cada localidade, isoladamente. Tampouco faz esta abordagem com base em referências puramente ideológicas.

Sendo assim, os vereadores eleitos estão distribuídos num amplo arco de partidos, que vai da esquerda à direita. Um exemplo é o Patriota, ao qual pertence o Dr. Frederico Escaleira, que é um partido novo, conservador e que cresceu na região nas últimas eleições, elegendo 17 vereadores.

Os outros partidos desse amplo leque são: mais à esquerda, PT, PDT e Rede, com sete vereadores eleitos; PSB, 6; PC do B e PV, 1 vereador cada. Mais à direita, além do Patriota, estão PP e PL (8 vereadores); PSL (5 vereadores) e PTB (4). Alguns partidos minoritários não têm definição muito clara, como Solidariedade (4 vereadores); PSC (3); Avante, Republicanos e PRTB (2 cada); PODE e PTC (1 cada).

Por município

Nem sempre o vereador eleito com o maior número de votos pertence ao mesmo partido do novo prefeito ou do prefeito reeleito. É o caso de São João del-Rei onde a vereadora Lívia Guimarães (PT) liderou a votação (1525 votos). O PSL, partido do prefeito Nivaldo Andrade, elegeu três vereadores; PSDB, PT e PRTB, 2 cada; DEM, PODE, PTC e PSC, 1 vereador cada.

Em Resende Costa, o vereador mais votado, Coló do Cajuru (339 votos), é filiado ao PSD, partido da coligação que elegeu Zinho Gouvea. A nova composição da Câmara Municipal está distribuída entre PSDB, PSD, MDB, PT, com 2 vereadores cada, e PDT, 1 vereador.

Em Coronel Xavier Chaves, o vereador mais votado (211 votos), Godinho, pertence à Rede, que elegeu 4, mesmo número do PSDB do prefeito Fúvio Olímpio de Oliveira Pinto. A nona vaga ficou com o PV.

Em São Tiago, o campeão de votos (271) foi Negrinho da Capelinha, do DEM. A nova Câmara será formada por Patriota (partido do prefeito eleito Alexandre Nonato Almeida Vivas), DEM e PSDB (2 vereadores cada); e PSD, PDT e Avante (1 vereador cada).

Em Lagoa Dourada, o PSDB do novo prefeito Ronald Pereira Dutra emplacou o vereador mais votado, Tintim (417 votos). A nova composição da Câmara terá 4 vereadores tucanos; 2 do MDB; 2 do PL e 1 do Patriota.

Também em Prados, os tucanos do prefeito eleito, Lester Rezende Dantas Junior, elegeram o maior número de vereadores (5), entre eles o mais votado, Lourival (415 votos). O PT (3) e o MDB (1) compõem a nova Câmara Municipal.

Em Tiradentes, o MDB voltou à cena principal tanto com o prefeito eleito Nilzio Barbosa, o Pinto, quanto com o vereador mais votado, o Juninho do Nilton (276). Ainda  assim, o PSDB elegeu 3 vereadores, enquanto MDB, PSB e Patriota, com 2 cada, preencheram as vagas da nova Câmara Municipal.

Já em Barroso, o vereador mais votado, Állan Campos (479 votos), é filiado à Rede, enquanto o novo prefeito, Anderson Geraldo de Paula, pertence ao DEM. Os votos foram distribuídos entre vários partidos: DEM (2 vereadores), Rede, Solidariedade, PP, PSD, Avante, PDT e PL, 1 vereador cada.

O mesmo ocorreu em Ritápolis, onde o vereador mais votado foi Thiago do Gás (221), filiado ao DEM. Mas o PSDB do prefeito reeleito, Higino Zacarias de Sousa, elegeu 3 vereadores. Completam a composição da Câmara Municipal o PP (2 vereadores) e Patriota, PL e PSC (1 cada).  

Em Santa Cruz de Minas, o PDT não apenas teve o vereador mais votado (Victor Manoel com 252 votos), como também conseguiu o maior número de eleitos (3). O PL, partido do novo prefeito Wagner de Almeida, tem 2 vereadores, enquanto DEM, PSB, Patriota e PSC preenchem as 4 vagas restantes.

Carrancas, Conceição da Barra, Dores de Campos, Madre de Deus, Nazareno e Piedade

O vereador Marcelo da Saúde, do Republicanos, foi o mais votado (329 votos) para a Câmara Municipal de Carrancas. Mas o PTB, partido do novo prefeito Hely Andrade Alves, elegeu quatro vereadores. As outras vagas foram distribuídas entre Republicanos (2) e Patriota, PSDB e PC do B (1 vereador cada).

O vereador mais votado de Conceição da Barra de Minas foi Leandro Mauro (232 votos), do Solidariedade, partido que elegeu três vereadores. Já o Patriota, do novo prefeito Heitor Sebastiao Guedes, assume a nova legislatura com dois vereadores, assim como PSDB e PSD.

Guilherme do Valtinho, campeão de votos em Dores de Campos (776 votos), é filiado ao MDB, mesmo partido do novo prefeito Marcio Antonio Pinheiro, que elegeu 5 vereadores. O DEM elegeu os outros 4. Também em Itutinga o campeão de votos, Geraldinho (221), é do mesmo partido do prefeito eleito Rodinei Antonio do Nascimento, o PSB, que elegeu 3 vereadores, o mesmo número do PSDB. Patriota (2) e DEM (1) completam a composição da Câmara Municipal.

Em Madre de Deus de Minas, o MDB elegeu 3 vereadores, entre eles Othon, o mais votado (245). Patriota e Rede conseguiram 2 vereadores cada um, enquanto o  DEM, do novo prefeito Osmar de Oliveira, e o PT ficaram com apenas uma cadeira cada.

A pulverização da composição da Câmara Municipal também ocorreu em Nazareno, onde quatro partidos (MDB, Patriota, PSDB e PSD) elegeram 2 vereadores cada e o PDT ocupou a outra vaga. O vereador mais votado foi Assis, do MDB (294 votos).

Em Piedade do Rio Grande, o MDB do prefeito eleito José Fernandes Neto Cabaço emplacou 3 vereadores, entre eles o mais votado Tindico (212 votos). O PP (5 vereadores) e o Patriota (1) completam a nova composição da Câmara Municipal.
    

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário