Voltar a todos os posts

A Duquesa / Marley & Eu

14 de Janeiro de 2010, por Carina Bortolini

A Duquesa

Indico dois lançamentos neste fim de ano: um drama histórico e uma comédia dramática, ambos baseados em histórias reais. Confiram!

A DUQUESA (The Duchess, Inglaterra/França/Itália)
Gênero: Drama
Direção: Saul Dibb
Tempo de duração: 110 min.
Ano: 2008


Ah, os ingleses! Salvo engano, não há outro povo tão autêntico neste mundo, com suas idiossincrasias e comportamento típico. A Inglaterra produziu, portanto, vários personagens interessantíssimos, entre outros, Charles Darwin, Winston Churchill, Elizabeth I, William Shakespeare, Charlie Chaplin, Hugh Grant (ha-há, esse é por minha conta!). A duquesa do título é Georgiana Spencer (Keira Knightley), uma nobre que, na adolescência, fica exultante com o pedido de casamento de William Cavendish, o duque de Devonshire (Ralph Fiennes), iludida que ele o fazia por amor e não pelas conveniências. Logo na noite de núpcias, ela tem provas da frieza do marido, que só deseja um herdeiro homem. Após aceitar criar como sua uma filha bastarda do duque, dar à luz a duas meninas, fazer o aborto de dois meninos e se sentir humilhada pelas mulheres vulgares que visitavam a cama de seu marido, Georgiana encontra consolo na amizade de Lady Bess. Mas seus infortúnios estavam apenas começando: essa melhor amiga protagonizará a maior traição da vida da duquesa, e quando ela enfim encontra o verdadeiro amor nos braços do político Charles Grey (futuro primeiro ministro inglês), sofrerá terrivelmente com uma cruel decisão do duque. A duquesa de Devonshire foi extremamente influente na política de sua época, sendo a mais poderosa arma do partido que apoiava. O que ela vestia ou o penteado que usava num evento eram copiados imediatamente por toda a nobreza. Era carismática, inteligente e bonita, e talvez por isso o duque a desprezasse: ele ficava absolutamente apagado ao lado dela. Uma máxima da época dizia que toda a Inglaterra amava Georgiana, à exceção de seu marido. Ah, os ingleses. Classificação: 14 anos.


MARLEY & EU (Marley & Me, EUA)
Gênero: Comédia / Drama
Direção: David Frankel
Tempo de duração: 120 min.
Ano: 2008


Não tive o interesse em alugar esse filme na locadora, tampouco li o livro que deu origem ao mesmo (um best-seller, diga-se de passagem). Mas quando vi a chamada anunciando sua estréia na TV por assinatura, resolvi assisti a ele. O resultado? Uma boba se acabando de chorar enquanto as letras subiam. Trata-se do relato real de um jornalista americano sobre suas aventuras com um cachorro muito especial: Marley. A história de vida do casal John (Owen Wilson) e Jane (Jennifer Aniston) se confunde com a do labrador, intitulado como “o pior cachorro do mundo” por seu próprio dono. Explica-se: Marley era daquele tipo de cachorro que devora tudo à sua frente, não obedece a ordens e faz muito, muito barulho. Para se ter uma idéia, o pobrezinho foi expulso do programa de treinamento de cães no primeiro dia de aula. Em compensação, Marley soube como ninguém honrar a máxima de que o cachorro é o melhor amigo do homem, mostrando comovente sensibilidade nos momentos mais difíceis da vida de seus donos. Só quem teve um bicho de estimação realmente especial, que marcasse sua vida, pode compreender a mensagem do filme. Eu tive um vira-lata chamado Snoopy que me acompanhou dos 9 aos 20 anos. Até hoje choro sua perda, e sinto muitas saudades dele. Era temperamental, não tinha o espírito sabujo da maioria dos cães. Mas sabia amar como poucos, era fiel, protetor e muito expressivo. Nem preciso dizer que me lembrei dele durante os 120 minutos, daí a choradeira. Hoje prefiro os gatos, talvez por defesa. Marley & Eu não se trata de um primor da sétima arte, mas cumpre bem sua função de entreter e tocar os espíritos mais sensíveis. Classificação: Livre.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário