Voltar a todos os posts

Minhas mães e meu pai / Salt / Tudo pode dar certo

10 de Abril de 2011, por Carina Bortolini

Minhas mães e meu pai

Como eu já havia comentado, não pude assistir aos filmes concorrentes ao Oscar 2011. Pude, então, assistir a alguns lançamentos em DVD, como os que se seguem. O longa Minhas Mães e Meu Pai teve quatro indicações, incluindo Melhor Filme. As críticas que li e os comentários que ouvi de quem assistiu a todos os indicados e à cerimônia (nem a ela eu consegui assistir toda!) não foram muito animadores: parece-me que foi tudo muito previsível e que os apresentadores eram muito fracos. Confesso ter ficado aliviada por não ter perdido um ano excelente! Vamos então aos filmes:

MINHAS MÃES E MEU PAI (The Kids Are All Right, EUA)
Gênero: Comédia Dramática
Direção: Lisa Cholodenko
Duração: 106 min.
Ano: 2010


Tendo ganhado o Globo de Ouro de Melhor Filme - Comédia/Musical, este filme parte de uma premissa ao mesmo tempo imprevisível e possível no mundo hodierno: um casal de lésbicas (Julianne Moore e Annette Bening, esta última indicada a Melhor Atriz) tem um casal de filhos, de forma que cada uma delas gerou um filho de um mesmo doador de esperma, escolhido propositadamente para que os rebentos fossem irmãos biológicos. Quando Joni (Mia Wasikowaska) e Laser (Josh Hutcherson) se aproximam da idade adulta, têm a natural curiosidade de conhecer o pai. Procurando o banco de esperma, descobrem quem é o doador e decidem conhecê-lo; para a feliz surpresa de ambos, ele supera as expectativas. Paul (Mark Ruffalo, indicado a Melhor Ator Coadjuvante) é um homem bacana, moderno, de bons hábitos e encarou incrivelmente bem o aparecimento de dois filhos adolescentes. Mas a interferência desse novo elemento em uma família tão pouco convencional - mas muito bem consolidada - irá abalar suas estruturas. Merecidamente indicado a Melhor Roteiro Original, soube ser audacioso e transgressor sem deixar de ter lá um certo tradicionalismo. Classificação: 16 anos.


SALT (Salt, EUA)
Gênero: Ação
Direção: Phillip Noyce
Duração: 100 min.
Ano: 2010


Eis aqui um autêntico – e excelente – thriller de ação. Muito elogiado, Salt faz jus à bilheteria e ao porte de sua estrela: Angelina Jolie. É maldade dizerem que ela pode se aventurar no drama, mas quem encarna bem mesmo é sua Lara Croft de Tomb Raider e similares. Não, Angelina atua direitinho e contabiliza alguns bons dramas, mas tem-se que reconhecer: é na ação que ela se encontra. Ela vive Evelyn Salt, agente da CIA que depois se descobre ser espiã russa que depois... Bem, melhor assistir ao filme. O elenco traz também o ótimo Liev Schreiber (de X-Men Origens: Wolverine) como colega da espiã. É de ficar sem fôlego até, literalmente, o último minuto. Classificação: 14 anos.


TUDO PODE DAR CERTO (Whatever Works, EUA/França)
Gênero: Comédia
Direção: Woody Allen
Duração: 92 min.
Ano: 2009


Há muito não me divertia tanto numa comédia. Mas não aquela diversão gratuita, causada por piadas fáceis. Afinal, estamos falando de Woody Allen, o mestre da comédia de costumes e dos diálogos ininterruptos. Seu humor é de altíssimo nível, inteligente, instigante, provocativo. Para sua completa compreensão, há de se ter certa bagagem intelectual, nada é mastigado para o espectador. O fabuloso comediante Larry David (criador da aclamada série Seinfeld) dá vida a Boris Yellnikoff, um brilhante acadêmico aposentado cuja vida se resume a melancolia, elucubrações, sarcasmo e hipocondria. Num lance do destino (e como Allen adora brincar com o destino!), uma jovem tola e irresistível (Evan Rachel Wood) invadirá sua casa e sua vida, mudando por completo suas expectativas e convicções. Com certeza, um dos melhores trabalhos do diretor. Classificação: 12 anos.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário