Voltar a todos os posts

As ações ambientais e culturais do IRIS em 2016

15 de Dezembro de 2016, por Instituto Rio Santo Antônio

A Associação Instituto Rio Santo Antônio, conhecida como IRIS, é uma entidade de sociedade civil sem fins lucrativos. Somos uma ONG fundada em 2009 e temos como objetivo principal realizar ações voltadas para a promoção e a defesa da sustentabilidade ambiental e cultural da região de Resende Costa. Desde sua fundação, já realizamos muitas atividades. Especialmente em 2016 o IRIS concretizou vários eventos, alguns citados abaixo.

No início do ano, foi finalizado o projeto ReNascentes que contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde e teve como objetivo principal desenvolver ações de limpeza nas seis principais nascentes no entorno da área urbana da cidade. Especialmente na Fonte da Mina, além da reconstrução das estruturas físicas e da parte estética, o que potencializou a visitação, no mês de maio; foi feita ainda uma análise da qualidade da água que sai diretamente da bica. Ficou comprovado que não havia coliformes (Escherichia Coli), que é um contaminante bacteriológico. Assim, a água estava própria para o consumo. Infelizmente, no período seco desse ano, a fonte secou, assim como várias nascentes no município.

O Instituto tem um projeto de recolhimento de lixo eletrônico: computadores, impressoras, televisões e rádios velhos. Esses são desmanchados, as peças separadas e doadas ou vendidas para reciclagem. Foram recebidos objetos eletrônicos de Resende Costa e de São João del-Rei.

O IRIS participa também na gestão de recursos hídricos. Temos uma cadeira de conselheiro no Comitê de Bacia Hidrográfica Vertentes do Rio Grande – CBH GD2, que atua na bacia do Rio das Mortes. Participamos da diretoria do CBH, ocupando atualmente a função de presidente. Somos conselheiros ainda do CBH Grande Federal, membros da Câmara Institucional e Legal e da Câmara Técnica de Integração da bacia do Rio Grande, que envolve MG e SP.

No segundo semestre foi finalizado o estudo de Institucionalização do Parque Municipal Capoeira Nossa Senhora da Penha, coordenado pelo IRIS e financiado pela Prefeitura. Os objetivos foram: elaborar uma caracterização dos meios físico, biótico e socioeconômico da área; realizar uma reunião pública com a comunidade local e protocolar o relatório final na Diretoria de Áreas Protegidas do Instituto Estadual de Florestas. A intenção é cadastrar a Unidade de Conservação para que a Prefeitura receba o chamado ICMS Ecológico. Atualmente estamos aguardando o pronunciamento do IEF sobre os estudos apresentados. Destaca-se que vários profissionais participaram do estudo, a maioria de Resende Costa. Se você deseja conhecer o histórico e a situação socioambiental do nosso Parque, leia o relatório. Cópias estão disponíveis na Prefeitura e na estante ambiental que o IRIS tem na Biblioteca Municipal.

Na área do Horto Florestal, que está dentro do Parque, foi construído pela equipe do IRIS e entregue à comunidade local um parquinho ecológico, com brinquedos feitos a partir de pneus, cordas e eucaliptos. A grande frequência de crianças no local é gratificante para nós do IRIS.

Os movimentos culturais de iniciativa popular sempre fizeram parte da história de Resende Costa. Nesse sentido, entre vários eventos, cabe lembrar os Festivais de Inverno e de Calouros das décadas de 80 e 90. O projeto do Luau nas Lajes, munido com roupagens dos dias atuais, dá continuidade ao apelo cultural em nossa cidade. O movimento surgiu em 2007, fruto de uma parceria entre o MAC (Movimento Arena Cultural) e o IRIS. Desde então, as diversas edições serviram de palco para grupos e bandas locais e regionais se apresentarem no nosso belo Mirante das Lajes. A décima edição, realizada em outubro de 2016, trouxe uma singela homenagem ao saudoso J. Resende, que foi um dos organizadores de vários eventos culturais em Resende Costa. Mais de 20 shows musicais e workshops de gaita e yoga fizeram parte da programação. Novamente, a juventude resende-costense se envolveu e contribuiu para o sucesso do evento.

Para maiores informações sobre o IRIS, consulte o nosso site: http://www.portaliris.org.br. Por fim, o IRIS agradece a todas as pessoas que colaboraram nas ações socioambientais realizadas pela instituição. Junte-se a nós nos projetos desenvolvidos em nossa comunidade.


Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário