Emerson Gonzaga*
A Semana do Meio Ambiente 2014, que aconteceu entre os dias 02 e 06 de junho foi uma data marcante para nós do Instituto Rio Santo Antônio (IRIS). Realizamos atividades voltadas à comunidade estudantil no Povoado do Ribeirão, bem ao lado do local onde nasce nossa maior inspiração, o Rio Santo Antônio.
Durante esses dias, aconteceu na Escola Municipal Paula Assis uma Gincana Ecológica repleta de provas que colocou alunos e professores para interagir com a temática ambiental. As provas, propostas pelo IRIS, foram variadas: coleta de garrafas pets, latas de alumínio, óleo de cozinha usado, pilhas e baterias, além da produção de um vídeo ambiental, fotografias, redação e elaboração de um projeto ambiental.
As equipes foram organizadas pela direção da escola. Alunos e professores se uniram, dividiram tarefas e os resultados foram muito significantes.
Veja o Volume de lixo recolhido:
Parte do material foi vendida e os recursos vão ajudar nas reformas da escola. Outra parte foi doada à Coleta Seletiva, que nos ajudou a coletar e armazenar o material. O óleo de cozinha será utilizado na produção de sabão artesanal e ecológico, um novo projeto que o IRIS, em parceria com a Assistência Social, pretende popularizar no município.
Esses foram os ganhos mais tangíveis que obtivemos com a gincana. Sabemos que grande parte destes materiais não teria uma destinação correta, por isso reconhecemos todo o esforço de alunos e professores para juntar tanta coisa.
Mas não foi o que mais nos chamou atenção nos dias da gincana. Foi muito contagiante a participação dos alunos, professores e direção da escola. Vimos alunos produzindo fotos e vídeos contendo denúncias sobre a lamentável situação de alguns córregos que fazem parte da bacia do rio Santo Antônio; Mensagens de preservação de nosso mirante das lajes nos mostraram a sensibilidade ao evidenciarem a importância daquele espaço para nossa cidade. Também recebemos projetos ambientais condizentes com a realidade de Resende Costa: a criação de um Parque Ambiental na Capoeira N.S. da Penha; revitalização de nascentes no município; reaproveitamento de materiais descartáveis para confecção de artesanato e produtos em geral; a destinação do lixo eletrônico. Ideias de relevância para o meio ambiente em Resende Costa, que foram levantadas e discutidas por alunos do ensino fundamental e médio.
Tudo isso fez com que percebêssemos que a nova geração, esses estudantes, formando opiniões sobre o mundo que os cerca, além daquilo que se fala nos jornais, tevês, internet, estão ativos na missão de cuidar desse detalhe que muitas vezes passa despercebido por todos: a saúde do nosso Planeta.
O IRIS continuará com a missão de ser uma entidade preocupada em levantar questões ambientais em nosso município. Esperamos a ajuda de toda comunidade para dar continuidade às ações que consideramos importantes e estamos abertos para sugestões e novas parcerias.
*Emerson Gonzaga é presidente do IRIS