Nutrição em Pauta

Projeto verão ou projeto estilo de vida?

12 de Dezembro de 2018, por Rômulo Costa 0

Com a proximidade do verão, é comum presenciarmos as academias de ginásticas ficarem cada vez mais lotadas. Junto a esse cenário, pessoas recorrem desesperadamente a dietas restritivas em busca do tão sonhado “corpo de verão”. Assim que o verão termina, as academias começam a se esvaziar rapidamente e as dietas começar a ser abandonadas. Infelizmente, esse problema é recorrente todos os anos, pois, a maioria das pessoas apenas se contenta com resultados rápidos. Esses resultados podem até aparecer de forma rápida, porém, vão embora bem mais rápido do que imaginamos. Isso ocorre devido à inconsistência na manutenção dos hábitos que foram modificados perante muito sacrifício.

Devemos adquirir consciência de que a modificação do peso ou do físico e a manutenção de uma boa saúde requerem um processo contínuo de reeducação alimentar aliada à prática constante de exercício físico. É comum presenciarmos indivíduos que se submetem a dietas malucas, cortarem alimentos de forma restritiva e acreditarem que um único alimento será a salvação para o que procuram.

Não existe a melhor dieta e o melhor alimento. A mudança que procuramos é conquistada através da modificação da nossa relação com os alimentos, sem demonizá-los e muito menos superestimá-los. Ao trabalharmos o comportamento alimentar, nos tornamos aptos a realizar escolhas mais conscientes. Quando colocamos isso em prática, o resultado estético e a melhora da saúde acontecem de forma natural, não sendo tão rápido e nem tão demorado quanto imaginamos.

Vivemos em uma sociedade imediatista, onde a paciência é pouco exercida. Há que se entender que somos indivíduos racionais e emocionais e que devemos trabalhar a compreensão de que o nosso corpo não é uma máquina sob total controle. Em muitas ocasiões a situação pode sair um pouco do eixo. Quando isso acontece, cabe a nós detectarmos a raiz do problema e contorná-lo o mais rápido possível.

O ambiente externo, no qual estamos inserido, também exerce forte influência em nossas escolhas, como as reuniões em família, com amigos, no trabalho e a vida social. Porém, nessas ocasiões, quando encontramos os gatilhos que nos levam às más escolhas e modificamos o comportamento, aprendemos a priorizar aquilo que deve ser priorizado. Feito isso, as exceções, em ocasiões especiais, não serão tão prejudiciais.  

Saiba que dieta não é sinônimo de radicalismos, como ausência de vida social e exclusão de alimentos que gostamos, porém, não podemos comer o que quisermos, quando quisermos e na quantidade que quisermos. Devemos praticar o que chamamos de equilíbrio. A mudança nas nossas escolhas alimentares é um dos pilares para que isso aconteça.

Se você tem dificuldades de relação com a comida, sente culpa após comer determinado alimento e não consegue mudar, procure a ajuda de um profissional da nutrição que entenda do assunto. Mude o seu “projeto verão” para “projeto estilo de vida”.

Kombucha, uma bebida milenar

18 de Agosto de 2018, por Rômulo Costa 0

Kombucha

 

Rômulo S. O. Costa*

           Maysa Silva Pinto**

Atualmente, tem-se discutido muito sobre a função do intestino em nosso corpo, como se ele fosse o“segundo cérebro”, pois diversos distúrbios ocorridos no intestino podem afetar o sistema orgânico como um todo. Um dos temas muito estudados por cientistas da área da saúde em todo mundo é a microbiota intestinal e como ela pode ser influenciada por fatores ambientais (externos e internos). Esses fatores estão relacionados com a dieta, com o estilo de vida, o uso excessivo de medicamentos antibióticos, o consumo de álcool e tabaco, a idade, entre outros fatores.

Nossas escolhas podem contribuir de forma direta para a saúde e nos levar a ter um ambiente intestinal equilibrado, devido à proliferação de bactérias benéficas, que competem com bactérias maléficas. Esse equilíbrio pode influenciar no fortalecimento do nosso sistema imunológico e orgânico como um todo.

Com o crescente aumento nos índices de obesidade e de doenças crônicas no mundo, os profissionais de saúde e a população tem se preocupado cada vez mais em incentivar hábitos alimentares mais conscientes. Um desses hábitos é o resgate de uma alimentação mais natural, viva e orgânica, que se perdeu ao longo da história da humanidade. Uma bebida que tem aumentado sua popularidade nos últimos anos, devido aos benefícios que ela traz para a saúde humana, é a Kombucha - um chá fermentado, levemente doce, de sabor avinagrado e capacidade probiótica.

Os probióticos possuem culturas de microorganismos vivos e sua ingestão pode trazer benefícios à saúde humana. Esse grupo de alimentos reforça a barreira de proteção do intestino com o meio externo, ajudando a proteger nosso organismo de doenças e infecções.

Um intestino saudável significa mais do que ir ao banheiro regularmente. Quando existe harmonia entre as bactérias presentes em nosso intestino, a absorção de minerais, como zinco e ferro, é facilitada. O processo fermentativo de alimentos probióticos, como a Kombucha, também melhora a biodisponibilidade de vitamina C e vitaminas do complexo B. Além disso, esses alimentos também possuem potencial antioxidante e detoxificante, auxiliando no processo de digestão e absorção dos alimentos.

Ao contrário, o consumo constante de produtos industrializados, ricos em carboidratos refinados, gorduras trans e gorduras saturadas, são responsáveis pelo desequilíbrio da nossa saúde intestinal, aumentando os riscos para a obesidade e diversas doenças crônicas.

 Devemos sempre destacar que os benefícios de alimentos probióticos (fermentados), à exemplo da kombucha, não excluem a necessidade da prática de hábitos alimentares saudáveis. Esses hábitos incluem a escolha de alimentos naturais, atividade física regular e consumo mínimo de produtos industrializados.

Como qualquer outro alimento, a kombucha não tem o poder de emagrecer ou curar doenças, mas suas propriedades benéficas podem ser percebidas ao longo prazo. Para potencializar os benefícios da Kombucha, alimentos prebióticos como grãos integrais (aveia, linhaça, chia, pão integral), frutas inteiras, legumes e verduras também deve ser consumidos com regularidade.  Não há uma quantidade padrão de kombucha a ser consumida, portanto, aconselha-se observar a tolerância individual, iniciando com pequenas quantidades diárias.

Obs.: caso necessite de um acompanhamento nutricional personalizado, sempre consulte um(a) nutricionista de sua confiança.

*Graduando em Nutrição – UFMG

 **Engenheira de Bioprocessos - UFSJ

Whey protein: o que é, benefícios e mitos

18 de Julho de 2018, por Rômulo Costa 0

Primeiramente devemos entender que o whey protein é um suplemento alimentar rico em proteína, um dos nutrientes essenciais para a construção e reparação dos tecidos corporais. Alimentos como frango, carnes, peixes, ovos, leite e derivados são considerados os mais ricos em proteínas de boa qualidade que temos a nossa disposição.

O whey protein - suplemento alimentar produzido a partir da extração do soro do leite - é uma ótima alternativa para quem não consegue consumir a recomendação diária de proteína através do nosso padrão alimentar habitual (alimentos).  Apesar de ser uma questão de simples entendimento, ainda gera muitas dúvidas na cabeça de indivíduos leigos e até mesmo de muitos profissionais da área (nutricionistas e médicos).

O leite é composto de duas grandes frações proteicas: caseína (80%) e soro do leite (20%). Nas últimas décadas, o soro do leite tornou-se parte ignorada e descartada pela indústria. Com o decorrer dos anos, iniciou-se pesquisas para explorar sua capacidade como um poderoso suplemento alimentar proteico. Além de conter proteínas, o soro do leite apresenta bom conteúdo de vitamina A, essencial para o sistema imunológico e cálcio, importante mineral que contribui para a saúde óssea. 

Atualmente, há no mercado 3 tipos de whey protein:

Whey concentrado: a concentração pode variar entre 25% e 89% de proteínas. Não sofre processo de filtração muito refinado, possui maior teor de lactose (fonte de carboidrato) e gorduras, tendo um tempo de absorção mais lento. Pode não ser tão interessante para quem tem intolerância à lactose.

Whey isolado: possui grau de filtração mais elevado e concentração de proteínas de pelo menos 90%. Com isso, tem menor teor de carboidratos e gorduras, e absorção um pouco mais rápida do que o whey concentrado.

Whey hidrolisado: ao contrário do whey concentrado e isolado, não tem diferenças nas concentrações de proteínas, porém, sofre um processo chamado hidrólise, que entre os três tipos é o que possui digestão e absorção mais rápida pelo nosso organismo.

Qual whey devo utilizar?

Para a maioria das pessoas, um bom whey concentrado, com aproximadamente 80% de proteínas, já é suficiente, pois, além de ser o mais barato, possui os mesmos benefícios se comparado com os outros tipos.

O whey protein é um dos suplementos alimentares mais consumidos no mundo, e seu uso possui efeitos positivos em diversos parâmetros de saúde. Diversos estudos têm relatado que o uso de whey apresenta diversos benefícios tanto para prevenir a perda quanto para melhorar os ganhos de massa muscular. Também há estudos correlacionando o uso de whey aos efeitos positivos no controle do estresse oxidativo e da glicemia e melhora da imunidade. Diversas pesquisas têm apontado que o consumo de proteínas em populações vulneráveis, como em idosos e pacientes com câncer, é muito aquém do que a quantidade necessitada. Com isso, o whey acaba sendo uma excelente complementação, pois é de fácil consumo e proporciona melhora na ingestão proteica diária desses indivíduos.

Em pleno século XXI e com uma vasta rede de informações à nossa disposição, ainda presenciamos muitos profissionais da saúde erroneamente falando mal de um dos melhores suplementos disponíveis na atualidade. Sem fundamentação científica, muitos argumentam que o uso do whey pode ocasionar problemas renais, no fígado, entre outros. Devemos esclarecer que até os dias atuais, não há nenhum estudo científico que comprove os malefícios do uso do whey protein, muito pelo contrário, a maioria mostrou benefícios. No entanto, pacientes com condições especiais de doença (exemplo: doenças renais) devem ter atenção redobrada em relação ao consumo de proteínas totais no seu dia a dia.

A prescrição de uma possível suplementação/complementação alimentar deve ser avaliada por um médico ou nutricionista, não sendo recomendável a utilização por conta própria. Cada indivíduo apresenta uma necessidade de ingestão de proteínas diária, com base na individualidade do metabolismo, rotina e objetivos almejados. Caso esses itens não sejam observados, o uso do whey protein pode não ser tão eficiente, além de ter um gasto financeiro desnecessário.

A retirada do glúten da alimentação pode emagrecer?

18 de Maio de 2018, por Rômulo Costa 0

Diante do imediatismo pela necessidade de perda de peso fácil e da quantidade de informação sem critério e sem fundamentação científica sobre nutrição, alguns conceitos podem ficar desencontrados, ocasionando diversas dúvidas. Algumas pessoas afirmam que a exclusão de determinado alimento pode nos trazer a tão sonhada melhora da composição corporal, mas, a realidade é que isso não é verdade. O consumo de nenhum alimento sozinho é capaz de nos fazer ganhar peso, bem como a exclusão do mesmo não nos fará emagrecer. Vamos desvendar agora esse enigma presente na cabeça de muita gente: será que a retirada do glúten da alimentação pode favorecer a perda de peso, conforme imaginamos?

Antes de responder a essa pergunta bem sugestiva do título do artigo, precisamos entender o que é e quais são as funções do glúten na indústria alimentícia. O glúten é um conjunto de proteínas encontradas principalmente em grãos como trigo, centeio, cevada e na aveia. Na aveia o glúten se encontra em baixa quantidade, pois ocorre uma contaminação cruzada na estocagem ou moagem dos grãos. Na indústria, o glúten está presente não apenas em alimentos industrializados como pães, biscoitos, bolos e macarrão, mas também na própria farinha de trigo utilizada nas preparações caseiras.

O glúten possui diversas funções, como melhorar a elasticidade e a resistência das preparações. Ele age também no crescimento da massa, conferindo maior qualidade no preparo final do alimento.

Muitos indivíduos, ao excluírem o glúten da alimentação, relatam perda de peso. No entanto, devemos entender que o fator chave para a ocorrência desse resultado foi a retirada dos alimentos citados anteriormente que contêm glúten. Ou seja, a restrição calórica contínua é que levou esses indivíduos a perderem peso. O glúten não tem calorias, tampouco o poder de engordar ninguém. Sendo assim, o consumo moderado não causará nenhum mal às pessoas. Porém, indivíduos que possuem reação imunológica ao glúten, diagnosticada através de exames de sangue, devem ficar longe desses alimentos.

De forma geral, existem três tipos de reações imunológicas relacionadas ao glúten: doença celíaca, alergia ao trigo e sensibilidade ao glúten não celíaco. Portanto, pessoas que possuem alguns desses distúrbios podem adquirir sintomas semelhantes, como desconforto abdominal, vômito e diarréia. No caso da doença celíaca não tratada, além dos simples sintomas gastrointestinais, poderá surgir fadiga crônica (anemia), dermatite, osteoporose, baixa estatura e atraso na puberdade. Todos os tipos de reações imunológicas possuem sintomas com graus distintos e são exclusivamente de diagnóstico médico. Se o diagnóstico for positivo, a exclusão de fontes de glúten deve ser colocada em prática.

Caso você tenha alguns dos sintomas relacionados à intolerância ao glúten, observe os alimentos que mais lhe causam mal e procure ajuda médica de um especialista. Não realize restrições alimentares severas por conta própria, pois aumentam-se as chances de adquirir alguma deficiência nutricional.

Procure um nutricionista para realizar uma dieta individualizada, de acordo com o seu caso. Só esse profissional é capacitado para lhe orientar na organização de uma rotina alimentar balanceada e que respeite suas necessidades nutricionais e preferências alimentares. Lembre-se: o glúten não é o vilão e não é o mocinho, porém o seu consumo deve ser individualizado de acordo com cada especificidade. No final das contas, uma dieta só irá ter resultado se a mesma for sustentável ao longo de um período de tempo.

 

Como fazer as escolhas alimentares saudáveis e baratas?

17 de Abril de 2018, por Rômulo Costa 0

Antes mesmo de sairmos de casa para ir ao supermercado, devemos preparar tanto o nosso estômago (parece estranho, mas é bem isso mesmo...) quanto a nossa lista de compras. Fazendo isso, as chances de realizarmos boas escolhas de alimentos que irão compor o nosso carrinho de compras aumentam muito. E como fazer isso? Primeiramente, devemos entender que nunca é recomendável ir às compras com fome, pois, caso isso aconteça, a nossa capacidade de escolha diante de determinados alimentos fica comprometida. Isto é, as chances de comprarmos alimentos inadequados tornam-se maiores. Um segundo ponto muito importante é o planejamento sobre o que será comprado. Para isso, a elaboração de uma lista de compras é essencial, pois dessa forma conseguiremos nos focar apenas naquilo que é necessário comprar para o nosso dia a dia. 

Ao decidirmos nos alimentar bem, o primeiro passo deve ser o planejamento e a escolha dos alimentos que vão preencher nosso carrinho de compras. Muitas pessoas têm dificuldades nesse momento, mas uma regra de ouro é essencial: devemos comprar, em sua maioria, alimentos que não possuam rótulos ou que passaram por mínimos processos de industrialização. Esses são os chamados alimentos in natura ou minimamente processados. Alguns exemplos são: frutas, legumes, verduras, batatas, mandioca, carnes magras, ovos, leite, iogurte natural e grãos integrais. Reconhecer esses alimentos é fácil, pois eles não possuem adição de sal, açúcar ou gordura na composição. Os produtos industrializados também podem fazer parte do nosso carrinho, mas em baixas proporções, para que sejam consumidos com o mínimo de frequência possível.

Programar a ida ao supermercado também é um dos pontos-chave para o sucesso de uma boa alimentação. Quando realizamos essa programação, temos a segurança de sempre termos à nossa disposição alimentos habituados ao consumo em nosso dia a dia. Desde que a maior parte das nossas refeições semanais seja composta de alimentos frescos, associada à prática de exercícios físicos, as exceções alimentares em momentos especiais não são problemas. Só não podemos deixar que essas exceções se transformem em hábito constante. Diante disso, temos o chamado equilíbrio, o qual podemos aplicar a qualquer área da nossa vida.

Agora, lembremos que equilíbrio não é se alimentar bem durante toda a semana e se esbaldar nos finais de semana. Isso é sinal de descontrole, necessitando de um trabalho psicológico para repensarmos um pouco mais sobre as escolhas que temos colocado em prática. Na maioria das vezes, esse descontrole é ocasionado por dietas malucas, elaboradas por conta própria ou até mesmo por alguns profissionais por aí (cuidado, pois isso é muito comum).

Se não temos controle ao consumirmos determinados alimentos, evitar comprá-los pode ser uma boa estratégia, pois, uma vez que os temos em casa, as chances de escorregar na jaca aumentam consideravelmente. Uma outra opção é trabalhar a mente para evitar consumi-los em grandes quantidades.

Devemos ter consciência de que obter uma boa alimentação não é tão caro como muitas pessoas imaginam. Na maioria das vezes somos influenciados pelo marketing das indústrias, que nos passam a falsa idéia de que tudo que é saudável é caro. Isso não é verdade. Não precisamos escolher o produto ou o alimento mais caro, mas, sim, o mais saudável e acessível. Isso nós encontramos em quaisquer supermercados e já conferimos quais tipos de alimentos são esses ao longo deste texto.

 A alimentação saudável vai muito além de motivos estéticos, especialmente quando acompanhada de uma rotina de exercício físico. Quando essa fórmula é colocada em prática, conseguimos obter mais saúde, disposição e qualidade de vida. Mesmo assim, uma consulta médica anual é necessária para a realização de exames de rotina. Para ajustes individuais na alimentação, procure o auxílio de um(a) nutricionista capacitado.
Ah...e enquanto ficarmos focados em tratamentos estéticos e alimentos/suplementos milagrosos, nossos resultados jamais serão consistentes. O primeiro passo é o ajuste alimentar associado ao exercício físico. Feito isso, a necessidade de uma suplementação será analisada pelo profissional.

O leitor pode sugerir temas para serem abordados em artigos desta coluna. Serão bem-vindos.