Voltar a todos os posts

Whey protein: o que é, benefícios e mitos

18 de Julho de 2018, por Rômulo Costa

Primeiramente devemos entender que o whey protein é um suplemento alimentar rico em proteína, um dos nutrientes essenciais para a construção e reparação dos tecidos corporais. Alimentos como frango, carnes, peixes, ovos, leite e derivados são considerados os mais ricos em proteínas de boa qualidade que temos a nossa disposição.

O whey protein - suplemento alimentar produzido a partir da extração do soro do leite - é uma ótima alternativa para quem não consegue consumir a recomendação diária de proteína através do nosso padrão alimentar habitual (alimentos).  Apesar de ser uma questão de simples entendimento, ainda gera muitas dúvidas na cabeça de indivíduos leigos e até mesmo de muitos profissionais da área (nutricionistas e médicos).

O leite é composto de duas grandes frações proteicas: caseína (80%) e soro do leite (20%). Nas últimas décadas, o soro do leite tornou-se parte ignorada e descartada pela indústria. Com o decorrer dos anos, iniciou-se pesquisas para explorar sua capacidade como um poderoso suplemento alimentar proteico. Além de conter proteínas, o soro do leite apresenta bom conteúdo de vitamina A, essencial para o sistema imunológico e cálcio, importante mineral que contribui para a saúde óssea. 

Atualmente, há no mercado 3 tipos de whey protein:

Whey concentrado: a concentração pode variar entre 25% e 89% de proteínas. Não sofre processo de filtração muito refinado, possui maior teor de lactose (fonte de carboidrato) e gorduras, tendo um tempo de absorção mais lento. Pode não ser tão interessante para quem tem intolerância à lactose.

Whey isolado: possui grau de filtração mais elevado e concentração de proteínas de pelo menos 90%. Com isso, tem menor teor de carboidratos e gorduras, e absorção um pouco mais rápida do que o whey concentrado.

Whey hidrolisado: ao contrário do whey concentrado e isolado, não tem diferenças nas concentrações de proteínas, porém, sofre um processo chamado hidrólise, que entre os três tipos é o que possui digestão e absorção mais rápida pelo nosso organismo.

Qual whey devo utilizar?

Para a maioria das pessoas, um bom whey concentrado, com aproximadamente 80% de proteínas, já é suficiente, pois, além de ser o mais barato, possui os mesmos benefícios se comparado com os outros tipos.

O whey protein é um dos suplementos alimentares mais consumidos no mundo, e seu uso possui efeitos positivos em diversos parâmetros de saúde. Diversos estudos têm relatado que o uso de whey apresenta diversos benefícios tanto para prevenir a perda quanto para melhorar os ganhos de massa muscular. Também há estudos correlacionando o uso de whey aos efeitos positivos no controle do estresse oxidativo e da glicemia e melhora da imunidade. Diversas pesquisas têm apontado que o consumo de proteínas em populações vulneráveis, como em idosos e pacientes com câncer, é muito aquém do que a quantidade necessitada. Com isso, o whey acaba sendo uma excelente complementação, pois é de fácil consumo e proporciona melhora na ingestão proteica diária desses indivíduos.

Em pleno século XXI e com uma vasta rede de informações à nossa disposição, ainda presenciamos muitos profissionais da saúde erroneamente falando mal de um dos melhores suplementos disponíveis na atualidade. Sem fundamentação científica, muitos argumentam que o uso do whey pode ocasionar problemas renais, no fígado, entre outros. Devemos esclarecer que até os dias atuais, não há nenhum estudo científico que comprove os malefícios do uso do whey protein, muito pelo contrário, a maioria mostrou benefícios. No entanto, pacientes com condições especiais de doença (exemplo: doenças renais) devem ter atenção redobrada em relação ao consumo de proteínas totais no seu dia a dia.

A prescrição de uma possível suplementação/complementação alimentar deve ser avaliada por um médico ou nutricionista, não sendo recomendável a utilização por conta própria. Cada indivíduo apresenta uma necessidade de ingestão de proteínas diária, com base na individualidade do metabolismo, rotina e objetivos almejados. Caso esses itens não sejam observados, o uso do whey protein pode não ser tão eficiente, além de ter um gasto financeiro desnecessário.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário