Voltar a todos os posts

Fim dos estaduais, vem aí o Brasileirão

26 de Abril de 2023, por Vanuza Resende

Teve time que caiu nas quartas, outros na semi, alguns fizeram uma campanha vexatória e os grandes campeões começaram a temporada com o objetivo cumprido.

A começar por Minas Gerais. Que me desculpe o América, mas o Cruzeiro fez o favor de tirar a oportunidade de dois bons clássicos tradicionais no estado. Final entre Galo e Raposa é sempre mais emocionante, mas o Cruzeiro não fez por merecer e viu o América entregar o ouro ao rival ainda no primeiro jogo. Dos três times mineiros que estarão na Série A, os objetivos são bem diferentes. Para o Atlético, não dá para pensar em ficar de fora da Libertadores, é brigar pelo título. Já o América, por toda a organização que vem construindo, tem capacidade de incomodar aqueles que vão disputar lá em cima e abocanhar uma vaga na Libertadores. O Cruzeiro precisa de muita paciência, muito pé no chão e pensar em garantir a permanência na Série A.

No Rio, o cheirinho parece não ter fim. Mais um vice-campeonato para o Flamengo e uma virada histórica de vantagem do Fluminense, que mereceu o título de Campeão Carioca 2023, né, Diniz? O Vasco saindo cedo da competição, em um dos amistosos perdeu para o Athletic de São João del-Rei por 2x0 e preocupou pela atuação ruim. O Botafogo conquistou a Taça Rio e assegurou a participação na Copa do Brasil do ano que vem, mas as atuações não convenceram o torcedor que quer mudanças no time.

Em São Paulo, o Palmeiras, para mim, é o time mais bem treinado do país, mesmo levando um susto do Água Santa. O São Paulo se assustou antes e caiu fora. O Bragantino até tentou, mas também levou a pior enfrentando a sensação do Paulista. O Corinthians viu o Ituano garantir uma vaga na semi, ao vencer o Timão nos pênaltis, e acredita em uma melhora para o Brasileirão. A campanha vexatória ficou por conta do Santos, que parece não fazer esforço nenhum para apresentar um bom futebol, e ganhou um bom tempo para tentar mudar as coisas até o início do Brasileiro Série A.

Lá no Sul, as coisas não vão bem. Menos pior para o Grêmio. Mas, para conquistar mais que o título estadual, vai precisar melhorar a pontaria e tudo que Suarez prometeu ao chegar. A queda precoce do Internacional reforçou duas coisas: não existe time bobo mais e o estadual precisa ser mais que um “treino” para a temporada, que não vai ser assim tão fácil para o colorado.

Aos favoritos para a temporada, não dá para fugir do óbvio: Palmeiras, Flamengo, Fluminense, Atlético-MG. Dos grandes que precisam acertar os ponteiros, principalmente Cruzeiro e Santos. No mais, torço para um campeonato equilibrado, com menos probabilidades matemáticas e mais emoções ao final dos 90 minutos! 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário