Voltar a todos os posts

O Campeão Mineiro do interior é o Athletic Club de São João del-Rei

20 de Abril de 2022, por Vanuza Resende

Time do Athletic campeão mineiro do interior em 2022 (foto Emmanuel Pinheiro)

Uma campanha para ninguém colocar defeito. O Athletic Club, o Esquadrão de Aço, fez uma história incrível no Estadual. Representando São João del-Rei e região, o time comandado por Roger Silva surpreendeu. Foi o único a ganhar de todos os clubes do interior, teve a melhor defesa na fase classificatória e um dos artilheiros do Campeonato Mineiro.

Mais do que isso, o Athletic evidenciou que ficamos muito tempo sem um representante na região para levar o nome do Campo das Vertentes ao cenário esportivo. Cidades de vários craques, dos famosos “bons de bola” e que acompanhavam a distância, as cidades do interior, no estadual.

O Athletic construiu vitórias mínimas que surtiram efeito. Foram seis vitórias por 1x0. E duas goleadas: Pouso Alegre por 4x1; e 4x0 em cima da URT. As derrotas ficaram somente contra aqueles que se classificaram na final: Cruzeiro e Atlético, duas derrotas por 1x0. Com uma derrota para o Galo – um tanto quanto polêmica –, pois a penalidade máxima foi assinalada de forma, no mínimo, duvidosa. Contra o América, o Athletic buscou o empate e voltou de Belo Horizonte com um ponto.

Na semifinal, pressionou o Cruzeiro jogando com o regulamento a seu favor. Precisava de dois resultados iguais, mas não deu. O Athletic perdeu o primeiro por 2x0 e o segundo por 2x1, mas o bom desempenho arrancou elogios de Pezzolano, técnico do Cruzeiro.

Com um regulamento meio confuso, a Federação Mineira de Futebol(FMF), que estabeleceu final única no Mineiro, propôs dois jogos para a final do interior. O título de Campeão do Interior é atribuído desde 1965, após a inauguração do Mineirão. Foi e continua sendo nítida a diferença de investimentos dos três times da capital, América, Atlético e Cruzeiro, quando comparados aos times do interior. Assim, a FMF declara oficialmente ao clube de melhor campanha no geral, exceto os times de Belo Horizonte, o título de Campeão Mineiro do Interior.

Como em 2022 Athletic e Caldense ficaram entre os quatro melhores na fase classificatória, o regulamento prevê que os times façam a final com dois jogos para a decisão do Campeão do Interior. As duas equipes empataram nos dois jogos. O primeiro, em Poços de Caldas, em 1x1, e o segundo, disputado em São João del-Rei, terminou em 0x0. Na decisão por pênaltis, o Athletic venceu por 5x4.

Festa para a região das Vertentes, que foi falada e visitada tantas vezes durante o Campeonato Mineiro. Com o calendário de 2022 encerrado, o Athletic empresta alguns jogadores, se despede de outros e agradece ao elenco. Fica o trabalho para 2023, que será de calendário cheio, com jogos na Copa do Brasil, Brasileiro Série D e Estadual. O desafio do clube, que é SAF, é arrumar a iluminação do estádio Joaquim Portugal para receber jogos noturnos.

Até 2023, fica a saudade de acompanhar os jogos “do lado de casa” e a expectativa de, mais uma vez, o preto e branco unir atleticanos, cruzeirenses e americanos. Afinal, a torcida no interior vestiu uma só camisa!

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário