Voltar a todos os posts

O Brasil na Champions League

22 de Junho de 2022, por Vanuza Resende

Confesso que em minhas abas favoritas de acesso à internet estão as tabelas do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores. Não acompanho, como gostaria, o futebol internacional. Entretanto, assim como a maioria dos fãs do futebol, assisti à final da Champions League, vitória de 1 a 0 do Real Madrid sobre o Liverpool, no Stade de France, em Paris. A primeira sensação foi a de que “não é só aqui”, quando vi a desorganização na entrada do torcedores no estádio. Na verdade, por aqui é bem mais organizado.

Com a bola rolando, surgiu a discussão entre aqueles que assistiam à final comigo. Quantos jogadores brasileiros estavam ali? E a resposta foi a conclusão para a minha segunda sensação: apesar de a competição ser disputada no velho continente, ela é bem brasileira.

Os jogadores que nos representam em um gramado impecável vão além. O Brasil é o país com mais gols desde a criação do campeonato, em 1955, à frente de qualquer nação europeia. E o craque Vinicius Junior, do Real Madrid, fez questão de acrescentar mais um para a conta. 

Os grandes finalistas da final 2021/2022 contavam com oito jogadores que jogaram o seu primeiro futebol aqui: Éder Militão, Marcelo, Casemiro, Vinicius Junior e Rodrygo, do lado espanhol, contra Alisson, Fabinho e Roberto Firmino, entre os ingleses. Dos oito, apenas Marcelo não entrou em campo. Antes, o número máximo de brasileiros numa decisão era quatro. 

A presença brasileira tem acontecido desde 2000. 1999 foi o último ano sem nenhum brasileiro envolvido, quando o Manchester United derrotou o Bayern de Munique. Depois disso, pelo menos um jogador brasileiro esteve presente na final do campeonato.

E acredito que agora não falta mais nada para nós: Marcelo, que anunciou sua saída do Real, foi o primeiro brasileiro a erguer a taça. O lateral esquerdo participou da conquista de cinco orelhudas, nas edições de 2013/14, 2015/16, 2016/17, 2017/18 e 2021/22, e esteve acompanhado do volante Casemiro em todas as oportunidades. Daniel Alves tem três participações, todas pelo Barcelona. Ao todo, são 58 jogadores brasileiros que participaram da foto do time campeão da Champions.

E aí, meus amigos, eu só digo uma coisa: contra fatos não há argumentos. Portanto, o ilustre torneio pertence tanto aos brasileiros quanto a qualquer um dos países europeus.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário