Voltar a todos os posts

Tá cedo ou já podemos começar a pensar nele? O Hexa! Ele vem?

21 de Julho de 2022, por Vanuza Resende

Bem, amigos leitores do Jornal das Lajes, o tempo tá passando depressa! Por mais que ele pareça congelar entre as oitavas e quartas de final das competições como Copa do Brasil e Libertadores da América, ele está voando. E falta pouco mais de 100 dias para ela começar: a Copa do Mundo de 2022.

O torneio será realizado no final do segundo semestre de um ano que teremos eleições presidenciais. Em um momento de divisões, opiniões contrárias e discussões calorosas, a Copa do Mundo chega com todo o sentimento de patriotismo. Eu sei que não são todos, mas são quase todos os brasileiros unidos e mobilizados na torcida para a seleção.

Nós, brasileiros, torcemos para o país com mais participações na Copa do Mundo e mais títulos. Mas não é porque temos cinco que não queremos o sexto. Pelo contrário... E se não temos uma verdadeira seleção como em 2002, nos agarramos em números. Bons números: melhor campanha da história das eliminatórias, fizemos 45 pontos e superamos os 43 pontos da Argentina em 2002. E estamos na ponta do ranking mundial das seleções da Fifa.

Mas temos também possíveis bons adversários: França, Alemanha, Espanha, Bélgica, Portugal, Inglaterra e Argentina – na provável última copa de Lionel Messi. Leio e ouço muito que o favoritismo esse ano está com a França. E isso, sinceramente, é um alívio. Ser favorito em Copa do Mundo nunca dá certo. E a Itália sabe muito bem disso. A atual campeã europeia foi saco de pancadas nas eliminatórias da Copa e não viaja para o Catar.

Pelas eliminatórias, acompanhamos o que a seleção atual pode nos oferecer. Apesar de não estarmos recheados de craques, avalio que temos bons nomes. Um setor defensivo bom, com Alisson, Marquinhos e Éder Militão. Richarlison, Fabinho, Casemiro e Paquetá ocupando as laterais e chegando ao meio de campo. Raphinha, Gabriel Jesus, Neymar e Vinicius Júnior lá na frente. Sem falar em Alex Sandro, Arana, Fred, Gabigol, Thiago Silva, e quem sabe, a última copa de Daniel Alves. Isso dos possíveis convocados, né? Aqui em Minas, um jogador esmaga tudo e julgo que está até em melhor fase hoje do que quando foi convocado lá atrás. Quem sabe não veremos ainda Huck, do Galo, com a camisa verde e amarela?! Talvez o que mais pese para a negativa é justamente o fato de jogar aqui em Minas... Papo para outra hora.

O Brasil enfrenta pelo grupo G Sérvia, Suíça e Camarões. Em 2018, jogamos justamente na primeira fase contra Sérvia e Suíça. A estreia do pentacampeão será no dia 24 de novembro, uma quinta-feira, contra a seleção da Sérvia, às 16 horas, no estádio que receberá a final do torneio, Lusail Stadium. Os outros dois jogos serão no dia 28 de novembro, contra a Suíça e 02 de dezembro, encerrando a participação na fase de grupos contra Camarões. No dia 18 de dezembro, o último apito na Copa do Catar, e que seja o apito coroando o Hexa Campeonato, após 20 anos do saudoso time do Penta.

Já que o assunto é Copa, antes de ir embora deixo o convite e a torcida pela Seleção Feminina na Copa América. A grande final está marcada já para o dia 30 de julho. O Brasil estreou no dia 09 e, nesse caso, o octacampeonato é que está em jogo. Que ele venha, assim como o Hexa!

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário