20 anos do JL: um brinde ao jornalismo comprometido com a verdade


Editorial

0

Primeiras edições do JL (foto arquivo Jornal das Lajes)

O JL chega à sua edição número 240 e nela e com ela comemoramos duas décadas de existência do nosso periódico. Ao pensar a pauta desta edição, surgiram inúmeras ideias, como dedicar todo o jornal ao tema aniversário de 20 anos, publicando somente artigos e reportagens especiais. Afinal, a ocasião merece um olhar diferenciado de todos nós editores, repórteres e articulistas. No entanto, a redação optou por levar até você, leitor, uma edição comemorativa, mas ao mesmo tempo sem se abster dos últimos acontecimentos em Resende Costa e região.

Dialogar com o leitor através dos principais acontecimentos da vida da nossa sociedade tem sido a marca editorial do Jornal das Lajes ao longo destes 20 anos de existência. O JL compreende, desde a sua fundação, a missão primordial da imprensa de informar e formar opinião crítica, a partir dos fatos que se descortinam no cotidiano da vida em sociedade. Religião, política, educação, esporte, meio ambiente, cultura e artes. Todas as manifestações que perpassam, deixando marcas, a vida dos cidadãos não escapam da cobertura crítica e informativa do JL.

O início do Jornal das Lajes foi coroado pelo ideal de jovens que desejavam atuar culturalmente na sociedade resende-costense, manifestando-se através da escrita. As primeiras edições do JL revelam o vigor de uma juventude crítica e que procurava se engajar na vida política, cultural e social da nossa cidade. Folheando as páginas dos primeiros anos do periódico, deparamos com textos reflexivos, mas, principalmente, com reportagens que denunciavam e abordavam os principais problemas e desafios enfrentados pelos cidadãos e pelos administradores públicos de Resende Costa.

A atuação inicial do Jornal das Lajes se limitou a Resende Costa. Nós nos constituímos em um periódico local. E esse era o desafio: como sustentar um jornal de distribuição gratuita numa cidade de pouco mais de 11 mil habitantes? Para muitos pessimistas, o JL seria somente mais um jornalzinho que surgira, incomodara alguns, surpreendera e agradara a muitos, mas que morreria logo. No entanto, venceu o otimismo. O jornalzinho, como carinhosamente é chamado ainda hoje, foi se tornando adulto, criando identidade, conquistando notoriedade entre leitores, jornalistas, políticos, empresários e intelectuais, e transformou-se num importante veículo de comunicação não somente de Resende Costa, mas das cidades da região do Campo das Vertentes.

Se a distribuição da edição impressa do JL não chega a todas as cidades da nossa região, como desejamos, as nossas pautas cumprem o papel de cobrir jornalisticamente o que vem sendo destaque nos municípios do Campo das Vertentes. Conseguimos essa façanha graças ao incansável trabalho do nosso editor regional José Venâncio de Resende e da nossa repórter e editora assistente Vanuza Resende. Através deles, a redação e direção do JL agradece imensamente a todos os nossos colaboradores: repórteres, colunistas e editores. Sem vocês, o Jornal das Lajes não teria, de forma alguma, sobrevivido e alcançado com vigor duas décadas de existência.

O nosso muito obrigado se estende especialmente aos assinantes, anunciantes e patrocinadores que acreditam em nosso trabalho e, sobretudo, na importância do jornalismo para a vida cultural e para o desenvolvimento das nossas cidades. O jornalismo profissional vive atualmente um momento de crise pela perda de publicidade para as plataformas digitais e pelo ataque incessante das fakenews. Conseguir, portanto, manter um jornal impresso com 240 edições ininterruptas, cobrindo e honrando todas as despesas mensais, é uma conquista que merece ser comemorada.

Esta edição de nº 240 deseja, além de comemorar os 20 anos do nosso JL, renovar o nosso compromisso com os princípios que iluminaram e nortearam os nossos fundadores. Atingindo a maturidade, o JL almeja continuar a cumprir o seu papel de dialogar com todos os atores e setores que trabalham para a vida em sociedade. E continuaremos fazendo isso com equilíbrio, sensatez, responsabilidade e vigor. Manteremos a vigilância – missão primordial do jornalismo profissional e livre –, mas sem perder jamais a capacidade de dialogar para, através do diálogo, buscar a verdade.

Nesses 20 anos de trajetória na comunicação, o grupo Jornal das Lajes deixa uma mensagem que julga ser importante para o momento de crise em que vive o jornalismo profissional no Brasil e no mundo: uma imprensa, livre e profissional é ESSENCIAL para a democracia e para o futuro da nossa sociedade.

 

André Eustáquio – jornalista, editor-chefe do Jornal das Lajes.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário