No caminho certo


Editorial

0

A arte dos teares de Resende Costa foi celebrada numa Exposição Viva do artesanato durante a 11ª Mostra de Artesanato e Cultura (foto Raquel Resende)

A Mostra de Artesanato e Cultura de Resende Costa, destaque da edição de junho do JL, chegou à sua 11ª edição neste ano e se consolida como um dos principais eventos da cidade, representando setores do artesanato, do turismo e da cultura – eixos do desenvolvimento econômico e turístico do município.  

A programação artística e cultural da Mostra 2025 prestigiou grandes nomes da música popular brasileira, como a cantora Tiê, o cantor e compositor Zé Geraldo e O Teatro Mágico. Com destaque também para artistas regionais e locais que se apresentaram entre os dias 18 e 22 de junho, reafirmando o objetivo do evento de incentivar a produção cultural que vem acontecendo na região. Para além, entretanto, dos shows musicais, a 11ª edição da Mostra revelou o amadurecimento da sua proposta original de valorizar o artesanato e os artesãos, abrindo leque para outras manifestações culturais, como o audiovisual e a gastronomia. 

A Exposição Viva do Artesanato – criada e montada neste ano pelo design Bruno Vitor, com o apoio do artesão e empresário Israel Wilver – mais uma vez possibilitou ao público interagir com o tear e as linhas e conceituou o artesanato têxtil como produção artística inspirada na criatividade do artesão. A exposição enfatizou as múltiplas opções do artesanato, desde suas funções práticas enquanto utensílio doméstico, até a criação de obras de arte para decoração de ambientes.

Durante a programação da 11ª Mostra, foi realizado o já tradicional bate-papo “Café com Artesão”, momento aconchegante e de discussões produtivas que contou com a participação de tecelões, empresários do setor têxtil, além de representantes de instituições ligadas à salvaguarda do artesanato, uma vez que a tecelagem resende-costense é registrada pelo município como bem cultural imaterial. Ao redor de uma mesa de café e quitandas, os participantes conversaram na manhã do dia 20 de junho sobre temas fundamentais que dizem respeito à preservação das técnicas e do saber originais da tecelagem artesanal, sem deixar, porém, de lado os desafios que já se apresentam ao setor, como a escassez de mão de obra qualificada e a valorização dos produtos que chegam às mãos do consumidor.

Outro assunto debatido durante o Café com Artesão e que merece destaque é a utilização de novos meios de produção mecanizada na confecção de peças têxteis. Como o setor vai lidar com as novas tecnologias, como a Inteligência Artificial (IA), que se arvoram com rapidez atingindo diversos segmentos de trabalho, revolucionando técnicas, profissões e impactando o mercado? E o artesão, o que fazer para motivá-lo a continuar suas atividades? Como incentivar os jovens a trabalharem no tear, a fim de preservarem e perpetuarem técnicas e saberes que vêm sendo transmitidos em Resende Costa por inúmeras gerações? Ideias, propostas e caminhos foram apresentados com o intuito de acompanharem as novas tendências e exigências do mercado.

A Mostra de Artesanato e Cultura confirmou neste ano que está no caminho certo. Além de oferecer ao público uma programação cultural diferenciada e de qualidade, o evento é um espaço fecundo para a divulgação do artesanato, para discussões de ideias e de políticas públicas para a divulgação e preservação da tecelagem artesanal – bem cultural registrado e protegido pelo município –, além de importante atrativo turístico regional. Neste último caso, cabe destacar a acertada decisão do poder público de fixar a data da Mostra no feriado prolongado de Corpus Christi, ocasião em que Resende Costa e cidades históricas da microrregião do Campo das Vertentes contam com grande movimento de turistas.

O JL vem sendo, ao longo de suas edições, incentivador e divulgador da Mostra de Artesanato e Cultura sobretudo por acreditar na capacidade do evento de ser vitrine da cultura e impulsionador do turismo em Resende Costa. Que o Poder Público e seus apoiadores continuem acreditando no enorme potencial da Mostra e invistam cada vez mais nesse evento que já é essencial para a valorização da cultura e para a promoção do turismo na Capital Nacional do Artesanato Têxtil.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário