Mais carinho pelas lajes


Editorial

0

Lixo no principal cartão-postal de Resende Costa

Nos últimos anos, Resende Costa vem experimentando um aumento expressivo no número de turistas que visitam a cidade. A grande maioria vem atraída pelo artesanato, que é o carro-chefe da economia local ao lado da agropecuária. Antes, os turistas que aqui chegavam limitavam-se apenas a fazer compras nas lojas na Avenida Alfredo Penido. Poucos chegavam ao centro, tampouco sabiam da existência de outros atrativos na cidade, como as lajes, a igreja matriz, a casa que pertenceu ao inconfidente José de Resende Costa etc.

A divulgação da cidade através das redes sociais, da imprensa local e regional começou a mudar essa realidade. Os turistas que hoje visitam Resende Costa já vêm informados sobre as festas, pousadas, restaurantes e outros atrativos que a cidade oferece. Porém, as Lajes de Cima com seu mirante arrebatador, especialmente aos olhos de quem o visita pela primeira vez, continua sendo a principal atração, o principal cartão-postal da Cidade das Lajes.

O desenvolvimento do turismo, em qualquer município, exige investimento e atenção do poder público e dos empreendedores (empresários, gestores, profissionais do setor etc.). Em Resende Costa, ainda há problemas que precisam urgentemente ser resolvidos para uma melhor estruturação no receptivo aos turistas. Nesta edição, o JL volta mais uma vez à necessária revitalização do nosso principal cartão-postal: as Lajes de Cima. Uma reportagem especial mostra o abandono em que se encontra o Buraco do Inferno, uma caverna em granito formada há milhares de anos, localizada no final do Mirante das Lajes.

O Buraco do Inferno sempre despertou a curiosidade dos resende-costenses, como mostra a reportagem. No passado, os jovens da cidade se sentiam desafiados a desbravar a caverna e desvendar os mistérios escondidos na escuridão do subterrâneo das lajes. Não há, contudo, notícias de alguém que tenha conseguido chegar ao fim da caverna. É desconhecida sua extensão. Com isso, as lendas continuam povoando o imaginário da população e também dos turistas que aqui chegam e perguntam sobre a “gruta que existe nas lajes”.

É triste, no entanto, constatar o abandono em que se encontra o local que poderia ser mais um atrativo turístico de Resende Costa. Chegar próximo ao Buraco do Inferno está se tornando cada vez mais difícil, devido ao esgoto doméstico que escorre interminavelmente sobre as lajes. A água podre está criando uma vegetação que cobre as pedras e forma lodo. Em breve, se nada for feito, o acesso ao Buraco do Inferno será impossível. Além do esgoto, há grande quantidade de lixo nos arredores. Inaceitável que o cartão-postal da cidade ainda tenha esgoto correndo a céu aberto e lixo espalhado por todos os lados. Se queremos de fato atrair turistas para outros pontos da cidade além das lojas de artesanato, é urgente que esses problemas sejam resolvidos.

Mais uma vez o Jornal das Lajes, apoiado pela voz da grande maioria dos resende-costenses, pede ao poder público um carinho especial pelas lajes: retirar o esgoto, cuidar da limpeza e da iluminação. Na verdade, essas ações já deveriam ter acontecido, se lembrarmos que em toda campanha eleitoral a revitalização das lajes surge como projeto prioritário. Não estamos pedindo uma revitalização que demande grandes gastos aos cofres públicos. Sabemos das dificuldades financeiras que passam os municípios, bem como das outras e talvez mais urgentes demandas que Resende Costa possui. Mas as lajes precisam ser mais bem cuidadas.

Quando noticiamos que o Buraco do Inferno seria destaque nesta edição do JL, a repercussão foi grande nas redes sociais. Muitos internautas pediram a revitalização e a transformação do local em um ponto turístico.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário