Atentado à liberdade de imprensa nas Vertentes


Especiais

Da redação 0

A equipe do Jornal das Lajes, de Resende Costa, solidariza-se com os colegas da sucursal no Campo das Vertentes da TV Integração, afiliada da Rede Globo, vítimas de agressões, nesta quarta-feira (20), por parte de um cidadão que, para além de se manifestar contra a equipe de jornalistas, partiu para ataques não apenas de ordem material mas também física. Independente de as autoridades policiais terem tomado as medidas necessárias, é importante reforçar o coro dos veículos de comunicação da região que já manifestaram o seu veemente repúdio ao ato.

A liberdade de imprensa, um conquista das sociedades civilizadas, é um dos pilares da democracia, que foi reafirmado no texto da Constituição de 1988, em seu art. 220, ao explicitar que “é vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística”. Dessa forma, concluiu-se mais um ciclo autoritário de nossa República, que tinha na censura aos meios de comunicação um de seus principais instrumentos de repressão. Portanto, qualquer comportamento ou atitude que conflite com a orientação da Carta Magna merece o nosso repúdio.

Não apenas os profissionais da TV Integração, como também os jornalistas em geral tem sido vítimas frequentes de constrangimento público, no exercício da sua profissão. O mais grave é que o exemplo vem de cima, do próprio presidente da República, que não apenas demonstra total intolerância para com perguntas “inconvenientes” como também chega ao extremo da grosseria e até mesmo do assédio moral, quando não da violência verbal, contra os profissionais que cobrem o dia a dia de Brasília. A partir daí, a turba de fanáticos se sente no direito de não apenas seguir o seu “líder”, como também de “ser mais realista do que o próprio rei”.

Esquecem estas pessoas que o jornalista é um trabalhador como outro qualquer e não pode ser confundido com a instituição na qual exerce a sua atividade. Além disso, este profissional é treinado para apurar com rigor as informações que divulga, ao contrário das mentiras (“fakenews”) que são ampla e irresponsavelmente disseminadas nas redes sociais, muitas vezes com interesses escusos.

Sobretudo neste momento de pandemia, deveríamos nos espelhar no exemplo de líderes da estatura de uma Angela Merkel, chanceler da Alemanha, que recentemente acentuou o papel da imprensa livre no enfrentamento do coronavírus. Reconhecemos que a imprensa não é perfeita, mas o profissional de imprensa, até porque tem um nome a zelar, trabalha no sentido de cumprir de maneira correta o seu papel junto à sociedade.

Fazemos nossas as palavras do manifesto que acaba de ser divulgado por veículos de comunicação da região das Vertentes: “Discordar faz parte do jogo democrático, a imprensa nunca foi e nunca será imune ao erro, por mais que use critérios rigorosos na apuração através de seus manuais de redação. Para toda insatisfação, há a pluralidade de conteúdos para que você possa escolher o que melhor te agrada. No caso da TV, o caminho de acesso a outros conteúdos chama-se controle remoto, dos sites o navegador, dos jornais a opção do periódico ao lado e nas rádios o botão que muda o Dial. A agressão nunca é alternativa”.

O manifesto foi assinado pelos seguintes veículos: Barbacena On-line; Barroso em Dia; Carandaí On-line; Fato Real; Folha de Barbacena; Lafaiete Agora; Mais Vertentes; Notícias Gerais; Pop News; Portal Capela News; Portal Dores de Campos; Prados Online; Rádio 89,9 FM; Rádio Alternativa; Rádio Atrativa FM; Rádio Carijós; Rádio Clube 101,3 FM; Rádio Emboabas; Radio Inconfidentes; Rádio Sucesso FM; Sou Santos Dumont e TV Objetiva.

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário