Em junho de 2009 começou a ser desenvolvido em Resende Costa o projeto “Arte por Toda Parte”, pela Companhia Teatral ManiCômicos. O projeto teve início em 2005, em São João del-Rei, e se estendeu a outras cidades da região: Perdões, São Tiago, Lagoa Dourada, Tiradentes e Dores de Campos. “Em Resende Costa, o Arte por Toda Parte chegou através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, oferecendo oficinas e espetáculos teatrais a 25 crianças e jovens atendidos pelo Programa Bolsa Família”, informou o professor Jean Fábio, da Companhia ManiCômicos.
Desde a sua criação, o projeto tem garantido a centenas de crianças e jovens o exercício e usufruto da arte através de cinco ações combinadas: oficinas teatrais, espetáculos, formação de educadores, revista cultural e espaço cultural. “Com esse projeto a arte se faz mais presente no cotidiano da cidade, principalmente nas áreas economicamente menos favorecidas. Só em 2008, mais de mil alunos, que haviam tido pouco ou nenhum contato com atividades artísticas, tiveram no contato com a arte uma oportunidade de desenvolverem habilidades, tais como: expressão, criatividade, comunicação, autonomia e auto-conhecimento, além de desenvolverem o fabular, a ludicidade e serem estimulados a resgatar e valorizar a cultura de suas comunidades, produzindo uma elevação da auto-estima de todos”, disse Jean.
Jean informou ainda que o Arte por Toda Parte vem crescendo em Resende Costa. No ano passado, além dos alunos residentes na cidade, 20 crianças da comunidade do Curralinho dos Paulas receberam aulas semanais de teatro. “As duas turmas apresentaram as peças criadas ao longo do ano para os alunos da Escola Municipal Conjurados e na Mostra Arte por Toda Parte, no Teatro Municipal de São João del-Rei. As peças “A Vida de Conceição” e “As Três Chuvas” são inspiradas respectivamente na trajetória da parteira Conceição, avó de uma aluna do projeto e nas três fortes chuvas que, revirando o solo do Curralinho dos Paulas, indicam a presença de minério para a exploração – atividade econômica que impulsiona a formação da comunidade”, esclareceu Jean.
Para este ano, o projeto conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo, além do patrocínio da CEMIG, através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Segundo Jean Fábio, o objetivo é dar continuidade ao trabalho desenvolvido no ano passado. “A gente pretende que mais pessoas possam ter acesso à arte e através dela exercitar a auto-expressão e o olhar para sua própria história”.
Cinco turmas receberão oficinas regulares, sendo duas no Curralinho dos Paulas, duas para alunos da Escola Conjurados e uma turma aberta para pessoas acima de 15 anos, que possuem interesse em fazer teatro. De acordo com Jean, “Resende Costa assistirá a oito espetáculos teatrais profissionais. Quatro foram apresentados aos alunos das escolas públicas como boas-vindas ao ano letivo e outros serão apresentados até o fim de 2011. Serão distribuídas gratuitamente duas edições da Revista Cultural ‘Com a Palavra’. O Arte por Toda Parte também contribuirá para a revitalização do Teatro Municipal, promovendo atividades, como aulas e espetáculos”, informou Jean, entusiasmado com as ações propostas para 2011”.
Companhia Teatral ManiCômicos – A ManiCômicos surgiu em 1998, a partir de uma ação “despretensiosa” de seis amigos, que queriam apenas fazer teatro. Para tal intento, inventaram um nome e criaram o espetáculo “A Farsa do Cangaço, ôxx!”. Inicialmente se apresentaram na zona sul da cidade de São Paulo, onde residiam. “Com a falta de espaços adequados, a ausência de atividades desse tipo na região, foi uma surpresa encontrar uma platéia ávida e entusiasmada pelas ruas, praças, parques, centros comunitários e escolas onde a Companhia se apresentou. Foi no encontro com essa nova platéia que a ManiCômicos foi crescendo e desenvolvendo uma maneira própria de fazer teatro”, informou Jean.
Após doze anos de estrada, com onze montagens, a Companhia Teatral ManiCômicos está sediada desde 2005 em São João del-Rei e é o primeiro grupo profissional da cidade. Um dos compromissos artísticos e ao mesmo tempo social da Companhia consiste em ajudar a fomentar a prática teatral na região, a partir do encontro com novas platéias e da busca pelo aprimoramento de suas técnicas.
Jean Fábio, responsável pelas aulas e pelo desenvolvimento do projeto em Resende Costa, convida os interessados a se inscreverem na turma aberta. As aulas são ministradas todas as terças-feiras das 15h30 às 17h00 no Teatro Municipal. Para participar, basta comparecer ao local no horário da aula e efetivar sua inscrição com o professor Jean. Mais informações na Secretaria Municipal de Educação, através do telefone (32) 3354-1366, ramal 6, por e-mail: [email protected] ou pelo site: www.manicomicos.com.br.
Cia. Teatral ManiCômicos desenvolve em Resende Costa o projeto Arte por Toda Parte
Notícia
André Eustáquio 10/04/20110
Aula ministrada na comunidade do Curralinho dos Paulas