Eleições 2020: pesquisa aponta favoritos na disputa para prefeito em São João del-Rei


Eleições 2020

0

fotoPrédio da Prefeitura Municipal de São João del-Rei

A menos de um ano das eleições 2020, que vão escolher os novos prefeitos, o cenário político nos municípios é o de viabilizar candidaturas. Entre 09 e 11 de novembro de 2019, o Instituto Dataminas percorreu a zona urbana e rural de São João del-Rei e questionou os eleitores do município sobre os possíveis candidatos.

Na pesquisa espontânea, o instituto pergunta em quem o eleitor votaria se as eleições para prefeito(a) fossem hoje, sem apresentar nomes de possíveis candidatos. Na versão estimulada da pesquisa, são citados nomes de possíveis concorrentes. Nessa modalidade, o Dataminas considerou 3 cenários possíveis.

É importante ressaltar que na pesquisa espontânea, como é comum nessa fase pré-eleitoral, a maioria dos entrevistados não respondeu à pergunta, declarando não saber em quem vai votar nas eleições de 2020.

Resultados

Na pesquisa espontânea, o atual prefeito Nivaldo Andrade (PSL), sobre o qual ainda paira a dúvida se será candidato à reeleição, foi o mais citado com 16,20%. Na segunda colocação com 5,56%, aparece o ex-prefeito Rômulo Viegas (PSDB), que nas eleições 2016 figurou em segundo lugar. Em seguida, aparecem os nomes de Jânia Costa (PSB) com 2,31% e o de Igor Sandim (PSDB) com 2,08%, acompanhados por Cabo Zanola (PSC) e Lívia Guimarães (PT), ambos com 1,16%. 

Já na pergunta estimulada, quando os pesquisadores citam diretamente nomes de candidatos aos entrevistados, foram três cenários.

O prefeito Nivaldo Andrade (PSL) foi o que mais se destacou, aparecendo em primeiro lugar nos dois cenários em que aparece como candidato, com uma variação entre 31,02% e 35,65%. Rômulo Viegas (PSDB) aparece como segundo colocado em dois cenários com 20,37% e 26,39%, ficando atrás apenas do atual prefeito. No cenário sem a candidatura de Nivaldo Andrade, Rômulo Viegas lidera com 28,47%.

Jânia Costa (PSB) aparece como terceira força. Ela fica em terceiro lugar com 13,66% no cenário que tem a presença do atual prefeito e em segundo lugar com 19,44% no cenário sem a candidatura de Nivaldo Andrade. Em seguida, aparecem o nome de Cabo Zanola (PSC), que varia entre 7,64% e 14,12%. Logo após, vem o nome de Igor Sandim (PSDB), com uma variação entre 7,41% e 10,19%. Pode-se dizer que Igor e Zanola estão empatados tecnicamente, considerando a margem de erro da pesquisa. 

O possível candidato do PT, segundo o diretório do partido, Ancil Pinto, não foi citado pelos eleitores na pesquisa espontânea e apareceu com 1,39% na pesquisa estimulada.

 O Instituto Dataminas entrevistou 432 pessoas entre os dias 09 e 11 de novembro. A margem de erro da pesquisa é 4,7%.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário