Partidos tradicionais, destaques do novo mapa eleitoral da região das Vertentes


Eleições 2020

José Venâncio de Resende0

O PSDB destronou o MDB e assumirá o governo de Lagoa Dourada. Foto: Matheus Scaldini

Os partidos tradicionais foram os principais vencedores das eleições municipais para prefeito na microrregião do Campo das Vertentes, com sede em Sao João del-Rei. O PSDB emplacou seis prefeitos; o MDB, 4 e o DEM, 2. Outro destaque foi o Patriota, do deputado Dr. Frederico Escaleira, com dois eleitos. Com um eleito cada, aparecem PL, PSB, PSL e PTB.

Duas surpresas envolveram o PSDB. Em São Tiago, Denilson Reis, que tentava a reeleição, foi derrotado por Alexandre Nonato Almeida Vivas, do Patriota. Em Lagoa Dourada, na tradicional disputa entre pêgas e braquiárias, o tucano Ronald Pereira Dutra (braquiária) deu a volta por cima depois de seguidas administrações dos pêgas (MDB).

Os tucanos venceram ainda em Resende Costa, com José Gouvea Filho, o Zinho Gouvea, em continuidade da administração atual, do PSD. Os tucanos também reelegeram Fúvio Olimpio de Oliveira Pinto, em Coronel Xavier Chaves; José Heitor Guimarães de Carvalho, em Nazareno; e Higino Zacarias de Sousa, em Ritápolis. Outra vitória tucana na região das Vertentes aconteceu em Prados. O atual prefeito Lester Rezende Dantas Junior, o Juninho do Lester, saiu vitorioso das urnas e foi reeleito para mais um mandato.   

Em Dores de Campos, o MDB manteve a prefeitura, na velha rivalidade com DEM, que vem dos tempos de UDN e PSD, elegendo desta vez Márcio Antônio Pinheiro. O MDB ainda destronou os tucanos em Tiradentes, com a volta de Nilzio Barbosa, o Pinto. O partido também saiu vitorioso em Piedade do Rio Grande, com José Fernandes Neto Cabaço, e em São Vicente de Minas reelegendo Jacinto Alair de Paula, o Lili do Gás.

Já o DEM venceu em Barroso, com Anderson Geraldo de Paula. O atual prefeito tucano, Reinaldo Aparecido Fonseca, não tentou a reeleição. Em disputa apertada com quatro candidatos, em Madre de Deus de Minas, Osmar de Oliveira, do DEM, derrotou o peemedebista José Eustásio, o Tazinho, que tentava a reeleição.

O Patriota, do deputado Dr. Frederico, impediu a reeleição de Denilson Reis em São Tiago, com o candidato Alexandre Vivas, em coligação com o Avante. O partido também conquistou a prefeitura de Conceição da Barra de Minas, com Heitor Sebastião Guedes derrotando o candidato do PSDB por apenas cinco votos.

Entre os partidos que elegeram apenas um prefeito, destaque em São João del-Rei para o PSL de Nivaldo Andrade, que na verdade é mais importante do que o partido. A disputa eleitoral na histórica cidade polo da região das Vertentes foi acirrada e envolveu sete partidos, com destaque para o bom desempenho da candidata Jânia Costa. Mais uma vez, Nivaldo tem como vice Jorge Hannas, desta vez concorrendo pelo Avante.  

Em Carrancas, venceu Hely Andrade Alves, do PTB, com vice do PSDB. Em Itutinga, o vencedor foi Rodinei Antônio do Nascimento, do PSB, derrotando o tucano Fabiano Ribeiro do Vale, que tentava a reeleição, por apenas 53 votos. Em Santa Cruz de Minas, venceu Wagner de Almeida, o Wagner do Didico, do PL.

Municipalismo

Apesar do desprezo da elite brasileira em relação à política municipalista, na maioria dos municípios o povo se mostra capaz de se autogovernar, apesar da crescente centralização política do governo federal e embora a Constituição de 1988 tenha dado aos municípios o status de entes federados, observa o jornalista Luiz Carlos Azedo em seu artigo A volta ao leito natural, publicado no dia das eleições no jornal Estado de Minas.

E acrescenta Azedo: Os indicadores mostram que os municípios gastam mais e melhor do que os governos estaduais e a União, em termos de investimentos públicos e prestação de serviços básicos, principalmente nas áreas da saúde e da educação.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário