Festa junina de imigrantes brasileiros na Áustria teve representantes de 14 nacionalidades


Especiais

José Venâncio de Resende0

Muitas brincadeiras e comidas típicas...

Nesta época do ano, as festas juninas reunem famílias de imigrantes brasileiros em vários países europeus. Em Tirol, na Áustria, a festa junina que aconteceu no dia 16 se destacou pelo seu caráter multicultural. Participaram 167 pessoas de 14 nacionalidades diferentes (Brasil, Colômbia, Estados Unidos, Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, Áustria, Hungria, Romênia, República Checa, Eslovênia e Eslováquia).

Além das brincadeiras e das comidas típicas de festa junina, o local tornou a festa aconchegante: um sítio auto-sustentável da comunidade Vinzenz, que apoia ciganos refugiados, sem teto e sem emprego (das etnias Romas, Sintis e Ashkalis), conta Julliane de Oliveira Rüdisser, coordenadora da Mala de Herança em Tirol, que organizou o encontro. “Foi um momento lindo de integração entre os povos. Os moradores da casa também participaram da nossa festa.” O que também “deu um toque especial de roça pra festa foi a presença de animais como ovelhas, patos, galinhas, burros e coelhos”.

Teve de tudo, acrescenta Julliane. Brincadeiras como argolas, pirâmide, pescaria, correio elegante, dança do limão, corrida do limão e corrida do saco. “Também houve quadrilha e Forró ao Vivo com a dupla Chorobodó que veio da Itália, pela segunda vez, para alegar nossos corações.”

Entre as comidas, o cardápio apresentava coxinha, risole, empada, pastel, feijão tropeiro, pipoca, bolos de milho, de mandioca, de tapioca e de cenoura, além de pé de moleque. “Celebramos num lugar mágico, com muita alegria, diversão e harmonia. Nada disso seria possível sem 16 voluntários, jovens e adultos, que trabalharam incansavelmente para fazer com que todos se sentissem bem”, comemora Julliane que ainda elogia a música do Chorobodó.

Mala de Herança

O projeto Mala de Herança, com sede na cidade de Innsbruck, capital do Tirol, foi criado em 2015, com o objetivo de promover a interação da comunidade brasileira em Tirol, bem como estimular o contato e promover a manutenção da língua portuguesa entre crianças e jovens. Para isso, incentiva a leitura e busca criar uma base para futuros projetos culturais e educativos.

Já são cerca de 40 famílias envolvidas, que participam de encontros regulares onde uma pessoa adulta ou mais pessoas fazem leitura em voz alta de estórias de forma lúdica e interativa. Também participam de eventos festivos três vezes ao ano (Natal, carnaval e festa junina).

Aliás, a receita destas festas é que permite adquirir os livros para o projeto Mala de Herança. “Temos a maior biblioteca da língua portuguesa aqui na Áustria, já passamos de 800 livros”, conta Julliane.

A Mala de Herança surgiu com o intuito de criar em Tirol espaço para desenvolvimento e manutenção do Português como Língua de Herança (POLH), explica o facebook do projeto. É uma forma de “compartilhar meu conhecimento teórico e acadêmico e minha experiência como educadora”, testemunha Julliane.

O projeto partiu da constatação de que muitas crianças estavam perdendo o contado com a sua língua de herança ou, em casos extremos, não tinham nem a chance de aprender, acrescenta Julliane. Ao realizar a pesquisa para a tese de mestrado com a Universidade de Innsbruck, ela deu conta de que não existiam programas de educação ou manutenção de Português como Língua de Herança (POLH) em Tirol.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário