O JL e a centenária Biblioteca Municipal Antônio Gonçalves Pinto


Editorial

0

Quando surgiu em Resende Costa, há 15 anos, o Jornal das Lajes assegurou o seu compromisso com a informação, com a liberdade de imprensa e com a cultura. Na primeira edição do periódico, foi publicada na capa uma charge denunciando a precariedade em que se encontrava a Biblioteca Municipal Antônio Gonçalves Pinto, que naquela ocasião localizava-se num imóvel anexo ao Teatro Municipal, no centro da cidade.

De lá para cá, o JL elegeu a biblioteca como prioridade em suas pautas. Inúmeros artigos e reportagens publicados no jornal contaram a história da Biblioteca Municipal de Resende Costa, mas também denunciaram o seu abandono. Entretanto, o que mais nos incomodava era o descaso do poder público com essa importante instituição cultural do município.

Desde que a biblioteca foi transferida da atual sede da Prefeitura para o Teatro Municipal, não houve nenhuma ação efetiva do poder público para ampliar e atualizar o seu acervo, modernizá-la e, mais importante, construir uma sede que pudesse abrigá-la dignamente. A situação caótica em que se encontravam as obras raras e o acervo doado por Gonçalves Pinto em 1918 - empilhados no camarote do Teatro Municipal – era a prova maior da omissão e do descaso do poder público com a biblioteca.

Mas o JL não se cansou e encontrou importante apoio na amiRCo (Associação de Amigos da Cultura de Resende Costa), que também estava surgindo em Resende Costa naquele período. Vale lembrar que as primeiras reuniões da amiRCo foram realizadas no Teatro Municipal, ao lado da biblioteca. O abandono do teatro e da biblioteca sensibilizava e ao mesmo tempo revoltava os integrantes do JL e da amiRCo, em cada reunião que realizavam naquele espaço.

A nossa insistência, contudo, convenceu o então prefeito Gilberto José Pinto, que chegava ao seu terceiro mandato em Resende Costa, a olhar pela nossa biblioteca. Desde as primeiras conversas, percebia-se que o prefeito Gilberto se entusiasmara com a ideia. Ele falava sobre os livros, a história da biblioteca e revelava o desejo de construir a sua sede no Mirante das Lajes de Cima. Para ele, seria o início de um projeto de revitalização do principal cartão-postal de Resende Costa.

Pena que somente o início do ambicioso projeto do saudoso ex-prefeito Gilberto Pinto foi concluído. A caixa d’água da Copasa continua maculando a belíssima paisagem e o Mirante das Lajes ainda espera por revitalização.

Em setembro de 2008, foi enfim entregue aos resende-costenses a tão sonhada sede da Biblioteca Municipal Antônio Gonçalves Pinto. O prefeito Gilberto Pinto quis também que fossem construídos na sede da biblioteca um espaço cultural e o memorial político, para que a história política de Resende Costa tornasse conhecida e preservada.

Uma boa e oportuna coincidência aproximou ainda mais o JL e a Biblioteca Municipal. Os 15 anos do Jornal das Lajes foram comemorados junto com o centenário da Gonçalves Pinto. O jovem JL já faz parte da cultura de Resende Costa e a centenária Biblioteca Municipal, com sua nova e definitiva sede, encontra-se hoje protegida e com um valioso acervo que conta com mais de 10.000 livros registrados.

Nesta edição do Jornal das Lajes, dedicada especialmente ao centenário da Biblioteca Municipal Antônio Gonçalves Pinto, o leitor vai encontrar artigos e reportagens que destacam a trajetória da nossa biblioteca. São olhares diferentes sobre um mesmo tema, mas que se convergem em um único objetivo: celebrar um grande acontecimento que marcou a cultura de Resende Costa.

Parabéns e vida longa à centenária Biblioteca Municipal Antônio Gonçalves Pinto.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário