Os desafios para superar a crise de abastecimento de água


Especiais

José Venâncio de Resende0

São João del-Rei: água e esgoto

O brasileiro precisa tirar uma lição da crise de abastecimento de água: a de que a água é um recurso econômico finito. Pode parecer estranho na medida em que o Brasil é considerado o “reservatório do mundo”. Nesta conversa com o JL, o engenheiro civil e empresário Jorge Hannas Salim, especialista em meio ambiente e economia, ajuda a entender esta aparente contradição.

Esta crise ensina que a água deve sempre ser usada racionalmente, pois o consumo desmedido é um dos fatores que contribuem para o desequilíbrio na recarga dos mananciais. Os outros são a ocupação desordenada dos solos, a destruição das matas ciliares, a poluição dos rios, queimadas e desmatamento. Jorge Hannas, que é professor aposentado da UFSJ, compara a situação com a de um balde, onde para cada copo de água que se retira repõe-se apenas uma gota.

O especialista chama a atenção para o ciclo de vida da água, que funciona como o do ser humano. Da água de nascentes e rios, parte evapora e volta em forma de chuvas, parte abastece os aquíferos (reservatórios subterrâneos) e parte é utilizada no consumo humano, da agricultura e da indústria. O desequilíbrio desse ciclo resulta em escassez, água poluída e acesso cada vez mais difícil às fontes de abastecimento. “É difícil por exemplo despoluir um aquífero poluído. Não se tira água do subsolo a custo zero”, lembra Jorge Hannas.

 

Duas saídas. O especialista identifica dois caminhos a serem trilhados para enfrentar este problema. De um lado, a adoção de parcerias público-privadas (PPP) na área de saneamento para o aproveitamento mais eficiente dos esgotos. De outro, a conscientização da população por meio dos meios de comunicação e da escola.

As empresas estaduais de saneamento estão um pouco defasadas em tecnologia e com o caixa baixo por conta de gestão política e da crise de abastecimento de água, entre outros motivos, daí porque precisam aumentar tarifas e taxas. Estações de tratamento de esgoto (ETEs), por exemplo, ainda despejam o esgoto semi-tratado nos rios, quando deveriam aproveitá-lo como adubo e água de reúso.

No setor privado, já existem empresas com maior know-how tecnológico e poder de fogo financeiro. Por exemplo, a Companhia de Águas do Brasil (CAB) - que atua em municípios de vários Estados por meio de concessões e parcerias na gestão e operação de água e esgoto – atinge 94% de eficiência em tratamento (químico e físico) de esgoto.

Em lagoas facultativas, aeradas, de maturação e de sedimentação (tratamento secundário), esse material pesado é depositado no fundo e depois realocado em vala impermeável recoberta de terra, para futura reutilização como adubo. A água tirada do esgoto pode ser reutilizada em jardins, agricultura, indústria, vasos sanitários e lavagem de banheiros, carros e calçadas. Em países como Israel, o reúso da água do esgoto já atinge 100%, incluindo o consumo humano que exige tecnologia mais avançada.

Para fazer frente a este desafio, em primeiro lugar, é preciso acabar com esta reserva de mercado que impede empresas estaduais como Sabesp e Copasa de disputarem o mercado em municípios de outros Estados. Em segundo lugar, as empresas estaduais precisam ser mais flexíveis para fazer PPPs com prefeituras e o setor privado. Além disso, municípios podem fazer PPPs diretamente com o setor privado.

A melhor solução seria a contratação de PPPs com empresas que detém a tecnologia e dispõem dos recursos financeiros (ou de capacidade de buscá-los em agentes financiadores) para investimentos, defende Jorge Hannas. “Desde que sentem à mesma mesa o poder público, a empresa e os diversos segmentos da sociedade civil, para discutir o que é bom para todos.”

 

Conscientização. Por fim, o poder público deve utilizar seus meios disponíveis para conscientizar a população da real necessidade do uso racional da água. Mas também tem de atuar em parceria com os agentes econômicos e sociais com vistas à proteção e recuperação das nascentes e à ocupação ordenada do solo.

No curto prazo, a saída é o racionamento de água que deve vir acompanhado de campanhas educativas nos meios de comunicação. Afinal, os governos desperdiçam bilhões de reais com propaganda política auto-promocional. Não poderia direcionar esses recursos para campanhas mais eficazes?

 

Na escola, o resultado do trabalho virá a longo prazo, na medida em que vai mudar comportamento das novas gerações. Mas existe algum benefício de curto prazo pois as crianças podem exercer influência no comportamento de suas famílias.  

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário