Pandemia do COVID-19: momento de decisões na microrregião do Campo das Vertentes

Municípios da região já começam a se adequar à nova situação de propagação do novo coronavírus.


Saúde

Da redação 0

Reunião na sede da Amver. (foto: Prefeitura de Barroso).

A Prefeitura Municipal de Resende Costa decretou, nesta terça-feira (17), situação de emergência na saúde pública por tempo indeterminado. Para enfrentamento e contingenciamento da pandemia do novo coronavírus (doença infecciosa viral respiratória), foram suspensos todos os eventos públicos e privados, além de acontecimentos esportivos. A medida inclui a suspensão das aulas nas escolas municipais no período de 18 a 22 de março, a princípio. Além disso, qualquer servidor público municipal que apresentar febre e/ou sintomas respiratórios e que tenha retornado de viagem nos últimos dez dias deverá permanecer em casa e adotar o regime de teletrabalho, conforme orientação da chefia imediata.

Outras medidas abrangem a dispensa de licitação para aquisição de bens e serviços; requisição de bens e serviços, tanto de pessoas naturais como de jurídicas, com justa indenização; e a determinação da realização compulsória de exames médicos, testes laboratoriais, coleta de amostras clínicas, vacinação e outras medidas profiláticas, tratamentos médicos específicos, contratação por prazo determinado de pessoal para atendimento de necessidade temporária de excepcional interesse público.

São Tiago

Também a Prefeitura Municipal de São Tiago decretou medidas de prevenção e contingenciamento em defesa contra a proliferação do coronavírus, “com o intuito de preservar o bem-estar dos são-tiaguenses”.

O decreto municipal determina a suspensão das aulas na rede municipal de ensino (período de 18 a 22 de março, podendo ser estendido); suspensão de eventos públicos de massa, a partir de 100 pessoas (prazo de 30 dias); recomendação para restrição de visitas ao Hospital São Vicente de Paulo e também ao Albergue São Francisco de Assis; restrição de aglomerações nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), salas de vacina, clínicas particulares, consultórios médicos e similares, onde ocorram aglomerações em salas de espera; e suspensão das atividades em grupo do CRAS, NASF e Bem Viver.

Além disso, o decreto prevê agendamento dos atendimentos nas UBSs do município, priorizando os grupos de risco; adiamento de eventos em auditórios, salas e casas noturnas; e ventilação adequada e higienização de toda estrutura física em estabelecimentos públicos e privados onde haja maior circulação de pessoas, entre outras medidas.

Tiradentes

Na mesma linha, a Prefeitura Municipal de Tiradentes decretou, nesta terça-feira (17), situação de emergência em saúde pública em razão da epidemia do COVID-19. O decreto determina a suspensão das aulas da rede municipal (período de 19 a 24 de março), bem como suspensão por 15 dias dos eventos de massa (a partir de 200 pessoas), feiras livres, cinemas, auditórios e casas noturnas, atividades esportivas com presença de torcida. Também restringiu a visita a enfermos acamados em asilos ou similares e aglomerações em órgãos públicos.

Também recomendou que ônibus e vans só transportem passageiros sentados e orientou os estabelecimentos públicos e privados (bancos, correios, restaurantes, casa lotérica etc.) a manter os ambientes com ventilação adequada e higienização, bem como um espaçamento mínimo entre pessoas e mesas de 1,5 metro. Pediu ainda à população que não procure o serviço de saúde antes de receber orientações do plantão de monitoramento, que poderá ser acionado através do telefone (32) 3355-1532.

Lagoa Dourada e Barroso

Em Lagoa Dourada, as atividades escolares da rede municipal de ensino foram temporariamente paralisadas a partir desta quarta-feira (18/03), seguindo a orientação do Governo de Minas. Já a Prefeitura Municipal de Barroso suspendeu, também temporariamente, as atividades no serviço de convivência, as oficinas do PAIF e do Programa Bolsa Família Complementar e ainda as visitas domiciliares. 

Mais informações nos sites das prefeituras. 

Diocese e Amver (17.03.2020) 

Esta terça-feira (17) foi um dia de reuniões e decisões importantes na microrregião do Campo das Vertentes com sede em São João del-Rei, para enfrentar a pandemia do COVID-19, o novo coronavírus que começa a se alastrar por Minas Gerais.

A Diocese de São João del-Rei publicou decreto, assinado pelo bispo Dom José Eudes Campos do Nascimento e pelo vigário geral, padre Geraldo Magela, com diversas medidas de prevenção ao COVID-19. A partir desta data, a igreja suspende várias atividades como os encontros de catequeses; eventos em salões paroquiais e comunitários, procissões e demais eventos que aglomerem pessoas.

As determinações são por tempo indeterminado para todas as paróquias abrangidas pela Diocese.

Municípios

Na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Campo das Vertentes (AMVER), foram discutidas propostas, medidas e orientações no âmbito regional, que serão incorporadas a um documento a ser aprovado em assembleia dos prefeitos nesta quarta-feira (18). Participaram da reunião a presidente da Amver, Sinara Campos (prefeita da Santa Cruz de Minas), que também é presidente do Consórcio Intermunicipal de Gestão e Desenvolvimento Ambiental Sustentável das Vertentes (CIGEDAS); o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde das Vertentes (CISVER), Reinaldo Fonseca (prefeito de Barroso), e o diretor executivo do Circuito Trilha dos Inconfidentes, Marcus Januário, além de outros prefeitos.

Uma das preocupações é identificar a estrutura disponível nos municípios, grupos de maior risco a serem conscientizados e ações para minimizar prejuízos, bem como a articulação regional. Reinaldo Fonseca, por exemplo, enfatizou a importância da união dos municípios, tendo em vista ser esta uma região turística onde o grande fluxo de pessoas de diversas origens e seu possível impacto na população local exigem cuidados redobrados.

Universidades

Várias universidades públicas e particulares da região do Campo das Vertentes suspenderam as aulas presenciais nesta semana. Entre elas, a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), a partir desta quarta-feira (18) por tempo indeterminado; a Unipac, em Barbacena, a partir do dia16 até 23 de março; o Uniptan, em São João del-Rei, a partir da terça-feira (17); e a UFLA, em Lavras, a partir de 23 de março por tempo indeterminado.

FONTE:

Diocese de São João del-Rei - https://diocesedesaojoaodelrei.com.br/diocese-de-sao-joao-del-rei-emite-decreto-para-enfrentar-ameaca-do-coronavirus/

Amver - http://www.amver.org.br/noticia/22169?fbclid=IwAR3hLbTYDjoDBO1kPDO1kfNakzCPQMr5A7mtbQa_r4wLfYvwV5VlGxt2HRU#inicio_noticia

Mais Vertentes - https://www.maisvertentes.com.br/noticia/492/maioria-das-universidades-publicas-e-particulares-do-campo-das-vertentes-paralisam-aulas-vejam-as-datas-?fbclid=IwAR1zorIMbdGZR0TbF42HLVYnWXqoTywGUp1mN6weZNwQjYzPaXu20VqJXQM

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário