Planejando o futuro sem tirar os olhos do presente


Editorial

0

A retomada das atividades econômicas e culturais no pós-pandemia exigirá dos atores envolvidos – países, estados, municípios, poder público e iniciativa privada – planejamento, investimento e criatividade. Quem conseguir reunir esses requisitos, transformando-os em ações efetivas, largará na frente.

Dentre as inúmeras atividades que sofreram fortes impactos com a pandemia da Covid-19, os setores do turismo e da cultura despontam como os mais prejudicados. Porém, com o arrefecimento da crise sanitária no Brasil, conquistado a partir do avanço da campanha de vacinação neste segundo semestre, a retomada da economia e das atividades culturais começa a acontecer de forma segura e contínua. As cidades que têm o turismo como opção de negócio já vislumbram um horizonte aberto e promissor.

Falando em horizonte, uma reportagem de destaque na edição deste mês do JL aborda as lajes de Resende Costa. Entre os dias 28 e 30 de setembro, a Secretaria Municipal de Turismo, Artesanato e Cultura divulgou uma série especial de quatro vídeos sobre as lajes, publicados exclusivamente nas redes sociais da prefeitura. A série registrou a participação do município na 8ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, evento organizado em anos ímpares pelo IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico). As lajes, conforme explica a reportagem, foram escolhidas como tema devido à sua importância para a memória, a paisagem e a identidade de Resende Costa, outrora Arraial da Laje.

A série apresenta depoimentos diversos sobre as lajes, cartão-postal da cidade, as quais ganharam recentemente um novo atrativo: um mirante de onde é possível contemplar o mais belo pôr do sol das Gerais. O local, que antes já era visitado e admirado pelos resende-costenses, tornou-se ponto turístico que atrai olhares e inspira selfies de turistas vindos de diversas cidades do Brasil.

Importante, porém, situar as lajes no contexto das perspectivas e planejamentos de Resende Costa para a retomada das atividades do turismo no pós-pandemia. A série de vídeos chama a atenção para a necessidade de preservar o espaço, mantendo a limpeza, a segurança e a organização do lugar, mas quer frisar ainda a urgência de cuidarmos do nosso patrimônio histórico, cultural e arquitetônico como um todo.

Resende Costa, infelizmente, ao longo de décadas, perdeu grande parte da sua arquitetura original que fotos antigas nos fazem lamentar. O apelo imobiliário e a tentativa de adaptar a cidade para absorver o rápido crescimento da população e o consequente desenvolvimento do comércio ignoraram a preservação do casario histórico e da originalidade do traçado de ruas (calçadas de pedra), largos e praças. Até as lajes (de cima, de baixo e da cadeia) sofreram com a falta de planejamento urbano e tiveram suas paisagens alteradas com a construção de casas e outros imóveis.

No passado, a intervenção desordenada no centro urbano de Resende Costa mascarou o que o futuro revelou ser um enorme potencial turístico: a preservação do patrimônio. Cidades históricas de Minas, como Tiradentes, Ouro Preto, Mariana, Diamantina e São João del-Rei, que preservaram em bom estado o seu patrimônio, hoje veem o turismo pulsar forte e lucram com o movimento advindo dele.

Não adianta, todavia, lamentar os “erros” do passado. É preciso olhar para a frente, começando por preservar o que nos restou. O turismo já é uma realidade em Resende Costa. Antes da pandemia, falava-se que a vocação turística da cidade era exclusivamente para o turismo de compras, devido ao artesanato. A reabertura da economia vem mostrando que a cidade possui também outros atrativos, além do artesanato, que os turistas valorizam e desejam conhecer melhor, como as belezas naturais, o patrimônio cultural e a gastronomia.

O futuro promete revelar novos horizontes à cidade das lajes. Precisamos nos preparar para ele se almejamos nos consolidar como importante destino turístico na região do Campo das Vertentes. E isso se dará através de muito planejamento, parcerias e investimentos.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário