Portugal: idosos em lar das Filhas de São Camilo testam negativo para Covid-19

Em Resende Costa, o Lar São Camilo mantém o mesmo padrão de cuidados para garantir a segurança dos idosos residentes.


Saúde

José Venâncio de Resende0

Centro Social em tempos de pandemia (fotos: Facebook).

Uma das características da pandemia de covid-19 na Europa é o grande número de mortes em lares de idosos, em proporção ao total de letalidades, em países como Portugal, Suécia e Reino Unido. Porém, visitas a lares de idosos estão entre as medidas de “desconfinamento” que os países europeus estão, cuidadosamente, adotando e que incluem abertura de lojas, restaurantes, escolas, igrejas, parques e praias, de olho no verão que se aproxima.

Assim, a partir do dia 18 de maio, as Estruturas Residenciais para Idosos e Unidades de Cuidados Continuados Integrados, em Portugal, estão autorizadas a receber visitas, tendo em conta a evolução da situação epidemiológica. Mas a direção do Centro Social Filhas de São Camilo, em Lamego, norte do país, decidiu retomar as visitas apenas na primeira semana de junho, após uma avaliação ponderada por parte da sua equipe multidisciplinar. “Se nas próximas semanas os dados epidemiológicos piorarem, poderá haver a necessidade de adiar a data de reabertura ou, após a sua retomada, caso seja necessário, de voltar a suspender as mesmas”, informa a direção da instituição.

Até agora, não houve nenhum caso de Covid-19 no lar desde o início da pandemia, segundo informações da direção. Nos dias 2 e 4 de maio, foram realizados testes rápidos com os 70 idosos residentes e com os 35 funcionários (enfermeiros e auxiliares em geral) do Centro Social e os resultados foram todos negativos. É nesses momentos que a experiência de mais de 120 anos das Filhas de São Camilo em lidar com idosos e doentes faz a diferença.

A direção do lar, liderada pela superiora Irmã Carmen Liliana, informa que tomou as medidas necessárias para que se possa reabrir às visitas “com o máximo de segurança e proteção para os nossos idosos e profissionais que deles cuidam com tanta dedicação e carinho. Esses dois últimos meses foram tempos muito difíceis, de muita dedicação e esforço para conseguirmos manter a salvo os nossos utentes (usuários), os nossos profissionais e suas famílias e as irmãs que residem diariamente na instituição. Pelo que achamos mais seguro aguardar pela primeira semana de junho para retomar as visitas”.

Medidas

A reabertura das visitas obedece a um conjunto de medidas e condições a serem seguidas, como: marcação prévia; registro de visitantes; uma visita por semana por usuário (máximo de 30 minutos); uso de máscara obrigatório; distanciamento físico (2 metros entre as pessoas); visitantes não devem levar objetos pessoais, alimentos e outros produtos, circular pela instituição ou utilizar as instalações sanitárias dos usuários; o visitante deve retirar-se se por algum motivo o residente ficar alterado emocionalmente; visitantes que testem positivo para Covid-19 devem informar a autoridade de saúde local, caso tenham visitado a instituição até 48 horas antes do início dos sintomas.

Para a realização de visitas aos idosos, o lar oferece espaço físico adequado. No entanto, devido ao distanciamento social, os encontros não vêm ocorrendo nas salas de convívio. Dentre as medidas de segurança, destacam-se: adotar medidas específicas e adaptadas para usuários acamados; definir corredores e portas de circulação apenas para as visitas e disponibilizar produtos para higienização das mãos.
Durante as visitas, profissionais da instituição permanecem vigilantes para que sejam cumpridas todas as regras estabelecidas.

Resende Costa

No Lar São Camilo, o mesmo padrão de cuidados foi adotado para garantir a segurança dos idosos residentes, segundo a diretora Irmã Maria Auxiliadora. “Tudo sob controle, de acordo com as medidas de combate ao coronavirus em Resende Costa.”

Desde o início da pandemia, foram suspensas todas as visitas e introduzidas medidas de higienização dos diversos setores, como desinfecção com álcool 70%, lavagem das mãos, uso de álcool em gel, adoção de máscaras para todos os colaboradores e restrição à entrada de fornecedores.

O protocolo de normas e rotinas a serem aplicadas neste período de pandemia para prevenir o contágio foi elaborado com a orientação e ajuda do geriatra do Lar, Rodrigo Brega, e da enfermeira Juliana Paula Mendes.

 

 

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário