Resende Costa regride para a Onda Vermelha do Programa Minas Consciente


Saúde

Vanuza Resende0

Regiões do estado que se encontram na Onda Vermelha do Programa Minas Consciente (foto: Imprensa MG/Divulgação)

Na segunda-feira, 11, foi publicado novo decreto municipal que determina que Resende Costa deve cumprir as normas da Onda Vermelha do programa Minas Consciente, do governo do estado. Em entrevista à Rádio Inconfidentes na manhã desta terça-feira, 12, o secretário municipal de saúde de Resende Costa, José Luiz de Resende, disse que a decisão foi tomada depois que o município foi notificado para regredir de onda. De acordo com o secretário, que assumiu a pasta no último dia 1º de janeiro, caso o município não seguisse as determinações do governo estadual, poderia sofrer penalidades, inclusive poderia ser prejudicado durante a campanha de vacinação contra a doença. Além disso, poderia perder o direito de usar leitos de UTI exclusivos para tratamento de pacientes com a doença na região.

 De acordo com o Minas Consciente, quando um município regride à Onda Vermelha, a mais restritiva do programa, somente poderão funcionar os setores do comércio considerados essenciais. São eles:

- Agropecuária;

- Alimentos;

- Bancos e Seguros;

- Cadeia Produtiva e Atividades Acessórias Essenciais;

- Construção Civil e Afins;

- Fábrica, Energia, Extração, Produção, Siderúrgica e Afins:

- Saúde;

- Telecomunicação, Comunicação e Imprensa;

- Transporte, Veículos e Correios;

- Tratamento de Água, Esgoto e Resíduos

- Hotéis e afins;

- Atividades Jurídicas, Administrativas e Contábeis:

- Educação Superior (somente aulas práticas de cursos de saúde com atendimento ao público).

Já outras atividades classificadas na Onda Amarela e na Onda Verde, como salão de beleza, academias, eventos e lazer, ficam proibidas de funcionar. Os estabelecimentos que podem funcionar e são considerados essenciais deverão observar as determinações dos protocolos sanitários disponibilizados pelo Governo de Minas Gerais.

Vale reforçar que fica vedado o fornecimento de alimentos e bebidas para consumo no próprio local para bares, restaurantes e lanchonetes, além de ambulantes de alimentação. Esses serviços poderão funcionar apenas para atividades internas, desde que respeitadas as regras sanitárias e de distanciamento adequado entre os funcionários. Para a realização de transações comerciais por meio de aplicativos, internet, telefone ou outros instrumentos similares, e serviços de entrega de mercadorias em domicilio (delivery) ou, também para retirada em balcão. A barreira física (balcão) deverá ser instalada na entrada do estabelecimento e, para a retirada da mercadoria, deverá ser respeitado o distanciamento de 2 metros entre as pessoas. As mesmas regras valem para o comércio.

Sendo assim, de acordo com determinações estaduais, os clientes podem fazer suas compras remotamente, ou seja, pelo whatsApp, telefone, aplicativos e sites e retirar os produtos na porta do estabelecimento. Ainda é permitido que o cliente se apresente nos estabelecimentos, solicite e receba o produto.

O decreto que regulamenta o regresso do município à Onda Vermelha do programa Minas Consciente entrou em vigor nesta terça-feira, 12. Não há data prevista para um possível avanço à Onda Amarela.

Avanço, regressão ou permanência de onda no Minas Consciente depende de determinação do comitê estadual, que se reúne semanalmente

As determinações do comitê estadual de combate à pandemia do novo coronavírus sobre avanço ou regressão de ondas pelos municípios que fazem parte das macrorregiões de saúde são divulgadas semanalmente, as quartas-feiras. A decisão do órgão é tomada tendo como base os números de infectados em cada macrorregião e a ocupação de leitos de UTI destinados ao tratamento de pacientes com sintomas da Covid-19.

De acordo com a Rádio Emboabas, de São João del-Rei, foram habilitados mais quatro leitos públicos preparados para receber pacientes com sintomas da Covid-19 nas casas de saúde referência para tratamento da doença em São João: Santa Casa da Misericórdia e Hospital Nossa Senhora das Mercês, que contam agora com 20 leitos de UTI públicos exclusivos para tratamento de pacientes com sintomas da doença. Anteriormente, eram 36 leitos exclusivos para alas de tratamento, 18 em cada em casa.

Vale lembrar que São João del-Rei é a cidade polo da microrregião do Campo das Vertentes, portanto, responsável por atender cerca de 250 mil pessoas, somadas as populações de 19 municípios.

O boletim epidemiológico do município de São João del-Rei, divulgado no último dia 11, registrou 35 internações, sendo que 29 pacientes são do próprio município e os demais de outras localidades da região do Campo das Vertentes. Trinta e três pacientes estão em leitos de UTI e dois em leitos clínicos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). 17 deles foram confirmados com o vírus. Ao todo, 19 pacientes encontram-se internados na Santa Casa de Misericórdia, sendo que dois deles necessitam de respiradores. 16 pacientes com a Covid-19 estão internados Hospital Nossa Senhora das Mercês, quatro deles precisam de ventilação mecânica.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário